Ícone do site Tribuna de Minas

Retrospectiva 2024: ‘A princesa animadinha’ e as criações na paternidade

princesa animadinha
(Foto: Divulgação)
PUBLICIDADE

Em outubro, a Tribuna noticiou o lançamento do livro “A princesa animadinha e o reino dos cansados”, baseado na experiência dessa personagem como habitante deste reino. O enredo do livro gira em torno da história da Princesa Animadinha, que vive em um reino onde ninguém dorme bem e todo mundo está sempre cansado. Ela é a única pessoa que sempre acorda disposta para aproveitar o dia, mas ela não contava com o surgimento de um dragão, que transforma o dia de brincadeiras em um com fortes aventuras

O autor, Deco Pereira, criou esta história em uma noite em que tentava fazer sua filha dormir. A menina, muito animada e desperta, sempre encarou a hora do sono com relutância – o que fez com que seu pai criasse o hábito de ler ou inventar histórias para que ela cedesse ao sono. Nesta ocasião, nasceu “A princesa animadinha e o reino dos cansados”: uma história de fantasia, mas que tem muito da realidade paternal, de tentar sempre inovar e criar novos entretenimentos para os filhos.

PUBLICIDADE

“O processo de escrita foi super tranquilo e até engraçado, pois a história foi vindo na minha cabeça enquanto eu ia contando para minha filha. Comecei inventando aos poucos e a própria história foi se contando sozinha”, afirmou o autor do livro. Toda essa naturalidade e espontaneidade ao criar a história com certeza contribuiu para que o livro tenha um toque do que a infância tem de melhor: criatividade, ingenuidade e mágica.

PUBLICIDADE

Fazer essa matéria foi uma experiência muito legal e eu pude me conectar bastante com a história. Quando criança, meus pais, e principalmente meu pai, sempre inventavam muitas histórias na hora de dormir e eu adoraria poder lê-las um dia – algo que não é mais possível, porque o tempo passou e as historinhas já foram esquecidas. Mas é uma lembrança muito especial da minha infância: ter a consciência de que a criatividade e atenção dos meus pais influenciaram nas minhas boas e tranquilas noites de sono.

Essa contação de histórias para dormir é um hábito bastante esquecido nos dias de hoje. Com tudo passando tão rápido e sempre com tanta pressa, os pais muitas vezes acabam menosprezando a importância de um momento relaxante e educativo ao lado dos filhos pequenos. Este antigo costume é essencial para o incentivo à leitura, que é uma prática deixada de lado cada vez mais em um mundo repleto de telas e imediatismo.

PUBLICIDADE

Saber que a filha de Deco poderá no futuro ler essa história e conhecer sua origem, é bem interessante a se pensar, pois mostra a ela o carinho e dedicação com os quais seu pai se dedicava ao momento de colocá-la para dormir. Deco Pereira afirmou à Tribuna que “acredita que a infância precisa de um leve toque de fantasia para torná-la mágica”.

*Estagiária sob supervisão da editora Cecília Itaborahy

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile