Ícone do site Tribuna de Minas

Primeiro Plano reabre inscrições para oficinas

festival primeiro plano 2018 wagner emerich divulgação

Pelo segundo ano consecutivo, festival será realizado no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno (Foto: Arquivo Primeiro Plano/Wagner Emerich)

PUBLICIDADE

O Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades reabriu as inscrições para as oficinas temáticas da edição deste ano, que estava agendada para o início do mês mas teve o início adiado para 2 de dezembro; segundo a organização, a mudança se deu por motivos operacionais. Por esse motivo, as inscrições feitas anteriormente foram desconsideradas. No total, serão 75 vagas gratuitas para as quatro oficinas, e o cadastro pode ser feito no site primeiroplano.art.br. Em caso de uma demanda maior que a de vagas disponíveis, os participantes inscritos poderão ser selecionados de acordo com os seguintes critérios: ramo de atividade e/ou afinidade com a oficina.

As atividades, que acontecem em paralelo à programação de exibições de curtas e longas do Primeiro Plano, terão início em 3 de dezembro em locais diversos. Uma das opções de oficinas é “Cinema e escola: Ver e fazer”, de Beth Bullara, que acontece de 3 a 5 de dezembro, às 14h, no Anfiteatro João Carriço, na sede da Funalfa. Formada em cinema pela UFF (Universidade Federal Fluminense), Beth também é jornalista e fotógrafa; ela integra, desde 1975, a equipe da Cineduc (Cinema e Educação), da qual é Secretária Executiva, participando de cursos e oficinas para professores, adultos e adolescentes. Já a oficina “O dito e o não dito, oficina de diálogo no audiovisual”, de Fidelys Fraga, acontece entre os dias 5 e 7 de dezembro, a partir das 9h, na Escola de Artes Pró-Música. Fidelys é redator chefe da série “Arembepe” e autor do seriado “Baile de Máscaras”, da TV Cultura, contando ainda com séries documentais exibidas pelos canais Curta! e TV Brasil.

PUBLICIDADE

Jansen Raveira é o responsável pela “Oficina de efeitos visuais para cinema”, agendada para 5 e 6 de dezembro, das 9h ao meio-dia e das 13h às 16h, na Faculdade de Comunicação da UFJF. Jansen é cineasta de animação e já trabalhou na Rede Globo e Conspiração Filmes, entre outros. A última opção para os interessados é a “Oficina de direção de atores para o cinema”, que terá orientação de Ricardo Martins e Raíssa Tâmisa. As atividades estão marcadas para os dias 5 a 7 de dezembro, às 9h, na Escola de Artes Pró-Musica. Jornalista de formação, Ricardo Martins acumula quase três décadas de experiência em teatro. Ele atuou em Juiz de Fora até 2004, quando se mudou para o Rio de Janeiro para fazer parte da Armazém Cia. de Teatro. Já Raíssa Tâmisa é cineasta, atriz e dramaturga. Seu primeiro trabalho foi “Vim”, de 2014, e o mais recente, “Tiro no pé” (2016), em que trabalhou como diretora e roteirista. Pelo trabalho, ela conquistou o prêmio de melhor montagem no Cine Cariri Festival, no Ceará.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile