O edital do 2º Prêmio de Capoeira de Juiz de Fora está com inscrições abertas até esta quinta-feira (25). A premiação, mediada pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), reconhece até 20 mestres, mestras, professores, instrutores e coletivos atuantes na cidade. Os interessados, que concorrem a prêmios individuais ou coletivos no valor de R$ 3 mil, podem se inscrever pelo sistema Prefeitura Ágil, plataforma on-line da PJF.
A iniciativa, cujo caráter é de premiação cultural e não necessita de contrapartida ou prestação de contas, possui algumas exigências para a inscrição desses profissionais. São elas: pessoas físicas, maiores de 18 anos e que comprovem atuação e residência em Juiz de Fora nos anos de 2024 e 2025. Além disso, a seleção será feita por uma Comissão Permanente de Avaliação, formada por representantes da capoeira e da administração pública. Serão considerados critérios como experiência, contribuição sociocultural, abrangência de atuação, trabalho com populações em vulnerabilidade e protagonismo de mulheres.
“O objetivo da premiação é contemplar e reconhecer a importância da comunidade capoeira para Juiz de Fora”, conforme a gerente do Departamento de Memória e Patrimônio Cultural (Dempac), Renata Morais. Ela defende que o edital é uma forma de valorizar os fazedores de cultura da capoeira, garantindo não só o reconhecimento da prática enquanto patrimônio cultural, mas também incentivando a continuidade de seus projetos e ações na cidade, preservando este patrimônio juiz-forano.
* Estagiária sob supervisão da editora Gracielle Nocelli
2º Prêmio de Capoeira
Prazo: até 25 de setembro (quinta-feira)
Inscrições: via plataforma da Prefeitura Ágil
Edital: https://www.pjf.mg.gov.br/e_atos/anexos/Edital_Capoeira_03_2025_154023.pdf