No calendário de Juiz de Fora, 25 de agosto é o Dia do Torresmo, data oficial para celebrar a iguaria, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pela prefeita Margarida Salomão em 2023.
Por aqui, o clássico torresmo pururuca ganhou novas versões: torresmão, torresmo de tira, de ponta, bolinho de torresmo e até rocambole. Além de ser um dos petiscos preferidos dos mineiros, é presença garantida em diferentes pratos, como a feijoada, o feijão-tropeiro e caldos.
Para marcar a data e abrir o apetite, a Tribuna preparou um roteiro com bares de Juiz de Fora que têm o torresmo como destaque em seus cardápios.
1.Bar do Bigode e Xororó
Autointitulado como o “melhor torresmo do Brasil”, o bar é referência em Juiz de Fora desde 1975. Com diferentes formatos da iguaria, o espaço é considerado um dos points mais clássicos para quem quer provar uma porção de torresmo na cidade.
Localizado na Rua Chanceler Oswaldo Aranha, 54, no Bairro São Mateus, o bar também atende por delivery.
2.Bigodeira
Inaugurado em 2019, o Bigodeira se firmou como um dos principais endereços para quem aprecia torresmo e cerveja gelada.
O sucesso garantiu a presença em diferentes endereços: além da Rua Chanceler Oswaldo Aranha, 15 – São Mateus, há unidades do Bigodeira na Avenida Presidente Costa e Silva, 1623 – São Pedro; na Galeria Ali Halfeld – Centro; e no Mercado Municipal, com opção de delivery.
3.Caminho da Roça
O “Torresmo Tudibão” é o carro-chefe do Caminho da Roça que, desde 1999, mantém viva a tradição do petisco em Juiz de Fora. São cerca de 200 quilos de torresmo produzidos por semana, sempre fresquinhos.
O bar está localizado na Rua Espírito Santo, 738, no Centro.
4.Bar do ZéNei
Famoso por servir a porção de torresmo feita na hora, o Bar do ZéNei ganhou destaque na coluna Butecos de JF da Tribuna como um dos mais marcantes de 2023.
O espaço fica na Praça do Eldorado (Rua Professora Francisca Lopes, 87 – Eldorado).
5.Bar do Bené
Entre os dez melhores bares do Comida di Buteco 2023, o Bar do Bené une sabor e tradição familiar. Hoje, o espaço é comandado pela filha do fundador, mantendo vivo o legado do pai.
O estabelecimento está localizado na Rua João Batista Sampaio, 150 – São Pedro.
6.Bar do Futrica
Com 68 anos de história, o Bar do Futrica é um dos mais tradicionais da cidade. A porção de torresmo conquistou o público e se tornou um dos pratos mais pedidos do cardápio.
O bar funciona na Galeria Hallack, 5, no Centro.
7.Bar do Totonho
Considerado o 4º melhor boteco do Brasil em 2017 pelo Comida di Buteco, o Bar do Totonho segue entre os favoritos dos juiz-foranos. O torresmo, sempre crocante, é uma das estrelas da casa.
O bar possui três endereços: Rua Manoel Bernardino, 14 – São Mateus; Shopping Jardim Norte (Avenida Brasil, 6345 – Mariano Procópio); e Rua Carlos Tavares de Pinho, 50 – Retiro. Também atende por delivery.
8.Bar do Abílio
Fundado em 1969, o Bar do Abílio é um dos mais tradicionais do Centro de Juiz de Fora. Campeão do Comida di Buteco em 2012, mantém a receita de sucesso e a gestão familiar, que passou de pai para filha.
O bar fica na Rua Fonseca Hermes, 180 – Centro.
9.Bar Dias
Conhecido como “bar familiar”, o Bar Dias é referência em boa comida e tradição desde 1979. O torresmo é um dos destaques do cardápio e atrai frequentadores de várias gerações.
O estabelecimento está localizado na Rua Luís Rocha, 02 – Santa Terezinha.
10. Nosso Bar JF
Localizado na Zona Norte, o Nosso Bar JF se tornou sucesso com seu famoso torresmo em formato de rocambole. Em apenas sete anos, já conquistou espaço entre os preferidos da cidade.
O bar é referência para os moradores da região e está sempre entre os mais procurados por quem busca inovar no petisco. O estabelecimento está localizado na Rua Tomé de Souza, 92 – Benfica.
*Estagiária sob supervisão da editora Gracielle Nocelli