Juiz de Fora sedia, nesta quinta (25), a Caravana Darcy Ribeiro: Minas é o Brasil, que discute mudanças necessárias no país a partir do pensamento do antropólogo. O evento é realizado pelo Instituto da Juventude e traz para o campus da UFJF palestras, oficinas e apresentações artísticas locais durante todo o dia, até as 22h. “É um projeto que faz um debate no estado sobre o projeto de nação, o Brasil que queremos construir, qual a universidade que a gente defende. O espaço do livre pensar e livre saber que é a universidade precisa cada dia mais fomentar esse debate, que é necessário”, explica o presidente do instituto, Paulo Sérgio de Oliveira.
O nome do projeto em homenagem a Darcy Ribeiro é explicado pela referência do autor de “O povo brasileiro” no mundo acadêmico como antropólogo. Darcy foi ministro da Educação durante o governo de João Goulart, vice-governador do Rio de Janeiro ao lado de Leonel Brizola e secretário estadual de Ciência e Cultura na mesma época. “Para ele, o Brasil é um povo novo, porque aqui não conseguimos fazer o que outras nações fizeram. Apesar do genocídio de índios e negros, não conseguiram acabar com essas populações, então somos um povo construído a partir da miscigenação. Mas o contraponto disso é que a democracia racial no Brasil é um mito, porque as elites que dirigem a política brasileira nunca permitiram que tivéssemos uma democracia real. Somos frutos da miscigenação, um povo diferente de outras nações, mas também sempre tivemos o desafio de construir o Brasil que a gente quer. Ora avança, ora retrocede”, afirma Paulo Sérgio, destacando a necessidade de o país unir culturas em torno da democracia e defender o acesso dos mais pobres à universidade, além do investimento em tecnologia, ciência e inovação.
Aprovada pela Lei Rouanet, a primeira edição do projeto recebe o apoio da reitoria e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFJF, além de ter a parceria da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE/MG) e patrocínio da Cemig. A caravana já esteve em Montes Claros na última terça-feira (16) e visita Belo Horizonte no dia 7 de maio. Ao todo, estão disponíveis 200 vagas abertas ao público em geral. A inscrição é gratuita e pode ser feita na hora, caso ainda haja vagas.
Confira a programação
Debates
9h30 às 12h – Brasil: um povo em construção
15h30 às 18h – Projeto Brasil e universidade pública
Oficinas
9h às 18h – Pintura de mural na parede do DCE
13h30 às 15h45 – Libras – Sala 4 da Faculdade Direito
13h30 – Cortejo do Batuque Feminista – Faculdade de Biologia
14h às 17h – Teatro – Sala 01 da Faculdade de Direito
14h às 17h – Cineclube Darcy Ribeiro – Auditório 03 do Centro de Ciências
15h às 18h – Poesia – na Ágora (Praça Cívica)
Apresentação cultural:
18h às 22h – na Ágora (Praça Cívica)
Ingressos gratuitos e obrigatórios