Ícone do site Tribuna de Minas

Quinta Essentia Quarteto apresenta Bach em flauta doce no Festival de Música Antiga

Quinta Essentia Quarteto 2

(Foto: Divulgação)

Quinta Essentia Quarteto interna
Quinta Essentia apresenta, de maneira eclética, a versatilidade da flauta barroca e sua família de instrumentos (Foto: Divulgação)
PUBLICIDADE

Principal representante da flauta doce no Brasil – um dos instrumentos mais antigos da história da música, que teve seu auge no barroco europeu -, o Quinta Essentia Quarteto é a atração do quinto dia do 30º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. Nesta quinta-feira (25), o grupo se apresenta no Teatro Paschoal Carlos Magno, trazendo uma das obras-primas de Johann Sebastian Bach. “Die Kunst der Fuge” (A Arte da Fuga) é um manuscrito a quatro vozes composto no fim da vida de Bach, considerado pelo grupo um “prato cheio” para demonstrar as possibilidades da flauta doce.

Para eles, o compositor alemão é conhecido como “o mestre das fugas”, um estilo de composição musical surgido na Renascença e que floresceu no período barroco graças às fugas de Bach. “A Arte da Fuga” demonstra o completo domínio de Bach da mais complexa forma de expressão musical dentro da música erudita, conhecida como contraponto, bem como o completo domínio do Quinta Essentia Quarteto da arte de fazer música com flautas doces”, ressaltam os integrantes do grupo por meio de assessoria.

PUBLICIDADE

O Quinta Essentia Quarteto, aclamado pela crítica nacional, já se apresentou na China, Estados Unidos, Austrália, Portugal, França, Bolívia, Namíbia, Itália e Alemanha. Também realizou concertos em eventos importantes como a abertura do Prêmio Francesco Maria Ruspoli de música barroca na Itália, e festivais de música consagrados, como o Woodend Winter Arts Festival, o Festival Internacional de Música Renascentista y Barroca Americana “Misiones de Chiquitos”, o Festival Les Festes Baroques en Terre des Graves et du Sauternais, Whitewater Early Music Festival e o Encontro de Música Antiga de Loulé Francisco Rosado, além do maior festival de música da China, o Shenzhen Belt & Road Festival.

PUBLICIDADE

Ganhador de diversos prêmios, o grupo, formado por professores de flauta doce, possui uma discografia importante para a flauta doce no Brasil. Foram lançados os álbuns: “La Marca” (2008), “Falando Brasileiro” (2014), e o CD do Festival de Chiquitos (2015), além de seu mais recente trabalho, “A arte da fuga”.

 

PUBLICIDADE

Quinta Essentia Quarteto
25 de julho, às 20h, no Teatro Paschoal Carlos Magno (Rua Gilberto de Alencar s/nº, Centro). O concerto será precedido de palestra ministrada pelo Prof. Rodolfo Valverde (UFJF), com início às 19h, no local da apresentação. Entrada franca. Os convites serão distribuídos no Centro Cultural Pró-Música no dia da apresentação, até as 18h. Há limite de quatro convites por pessoa.

Sair da versão mobile