Ícone do site Tribuna de Minas

Grupo Alquimia lança primeira inédita em quatro anos

alquimia
Alquimia
Sem apresentar material autoral inédito desde 2018, Grupo Alquimia lança novo single (Foto: Divulgação)
PUBLICIDADE

O Grupo Alquimia lança, nesta sexta-feira (27), nas plataformas de streaming musical, o single “A culpa é dela”. Este é o primeiro trabalho inédito desde 2018 – quando lançaram seu terceiro álbum “No caminho te explico” – do quarteto formado por Mateus (vocal), Xandinho (percussão), Rodrigo (cavaquinho) e Léo (pandeiro). A música tem produção de Sérgio Jr., do Sorriso Maroto, e chega com a parceria da transportadora Camillo dos Santos. Além da divulgação da canção para os funcionários da empresa, será feita uma doação para uma instituição apoiada pela Camillo dos Santos de acordo com os números que a execução de “A culpa é dela” conseguir nas plataformas digitais.

Sobre o single, Xandinho adianta que a música “tem a cara do Alquimia”. “A busca pela nossa identidade musical sempre foi uma questão importante pra gente, e, com Sérgio Jr. e todo o time de peso que fez parte das gravações, conseguimos traduzir nossa essência através de uma letra atual, com um ritmo balançado e elementos eletrônicos, mas com aquela batucada do samba que corre na nossa veia”, afirma.

PUBLICIDADE

“Conhecemos a galera do Sorriso Maroto há alguns anos. Sempre que eles vêm a Juiz de Fora, nos encontramos, fazemos churrasco, jogamos bola e, claro, já dividimos o mesmo palco. Um dia o Sérgio veio com a proposta para gravarmos um single com produção dele. Após algumas reuniões e muitas dúvidas sobre qual música gravar, conseguimos escolher a que tinha mais a cara do Alquimia.”

PUBLICIDADE

Além de chegar ao streaming musical, o Alquimia também vai lançar no canal do grupo o videoclipe da canção. A novidade, porém, fica para o domingo (29), assim que o quarteto fizer seu show no Cultural. O evento está marcado para as 19h. “Será um selfie clipe, que nada mais é do que um compilado dos nossos amigos e pessoas que apoiam nosso trabalho, cantando junto com a gente, cada um de seu próprio celular. É um material bem diferente que temos certeza que o público vai gostar muito!

Longe dos fãs

Trazer amigos e apoiadores participando via celular, aliás, tem tudo a ver com o contexto da chegada tardia de “A culpa é dela”, uma vez que a música foi gravada em novembro de 2020, no Rio de Janeiro, mas teve o lançamento adiado porque o momento ainda exigia isolamento e distanciamento social – e o Alquimia queria sentir a resposta do público na base do olho no olho.

PUBLICIDADE

“Sem shows para mostrar a música ao vivo, não teríamos o resultado que a gente esperava, que era alcançar o maior número de pessoas possível com esse trabalho”, justifica, mesmo que isso resultasse em um espaço de tempo ainda maior sem novidades na área. “Estávamos desde 2018 sem lançar nenhum material autoral, desde o álbum ‘No caminho te explico’, que foi gravado também no Rio de Janeiro, mas com produção de Wilson Prateado, um dos maiores produtores da história do samba, que hoje em dia, é diretor musical do Thiaguinho.”

Como a pandemia ainda é um assunto muito presente e recente, o percussionista comentou o período em que o grupo não pôde se reunir, fazer shows, e os efeitos na equipe que acompanha o Alquimia.

PUBLICIDADE

“Foi um período muito complicado pra gente, estávamos acostumados com cinco, seis shows por final de semana, e de uma hora pra outra nos vimos trancados em casa sem poder fazer o que a gente mais gosta”, diz. “Além disso, a situação mais difícil foi para as mais de dez famílias da nossa equipe que dependem dos nossos shows para sobreviver. Uma saída que encontramos para ajudar essa galera foram as lives beneficentes; através delas conseguimos angariar fundos para ajudar, além dos nossos funcionários, inúmeras outras pessoas que vivem do entretenimento na nossa cidade.”

Com os palcos liberados, Xandinho diz que a ideia, agora, é trabalhar o single de uma maneira completa. “Não queremos apenas chegar nas pessoas, queremos fazer parte daquele churrasco de domingo, da corrida na UFJF, daquele momento no trânsito e de todas as horas no dia de quem curte nosso som. Para isso estamos fazendo um trabalho forte com influenciadores, TVs, podcasts, portais e claro, no jornal que marca a história da nossa cidade.”

 

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile