Ícone do site Tribuna de Minas

‘Napoleão’, com Joaquin Phoenix, chega aos cinemas de JF

filmeNapoleao divulgacao1
filmeNapoleao divulgacao2
O longa vai contar a jornada de Napoleão, que começou como um oficial do exército francês, tornando-se um imperador até ser derrotado na Rússia e exilado na ilha de Santa Helena (Foto: Divulgação)
PUBLICIDADE

Estrelado pelo vencedor do Oscar, Joaquin Phoenix (Coringa), no papel principal de um dos maiores imperadores da história, o filme do diretor Ridley Scott e do roteirista  David Scarpa é um olhar original e pessoal sobre as origens de Napoleão Bonaparte até se tornar imperador da França. Nas batalhas, suas habilidades de estrategista brilhavam, mas ao mesmo tempo ele travava uma guerra com sua esposa adúltera, Josephine, interpretada pela atriz Vanessa Kirby (The Crown).

O longa vai contar a jornada de Napoleão, que começou como um oficial de artilharia do exército francês, tornando-se um imperador com as batalhas vencidas, até ser derrotado na Rússia e exilado na ilha de Santa Helena, no Atlântico Sul. Suas táticas de batalhas lhe renderam uma forte reputação e foi preciso sete coalizões de potências diferentes para derrotá-lo.Tudo isso vai ser muito trabalhado na obra de Scott, um diretor famoso pelos retratos de lutas em filmes como “Gladiador”, contando até mesmo com um conselheiro militar para formar a estrutura das batalhas. O diretor explora os uniformes da época, como se dava as formações do exército francês e as armas, como a famosa guilhotina e o mosquete. 

PUBLICIDADE
(Foto: Divulgação)

O trailer do filme mostra Napoleão conquistando o mundo enquanto tentava ter o amor de Josephine. No entanto, quando não consegue conquistar seu amor, ele tenta destruí-la e destrói a si mesmo no processo. A personagem nascida em 1763, com o nome Marie Joséphe Rose Tascher de La Pagerie, que pertencia à nobreza francesa, tem grande papel na trama. Ela conhece o imperador, que era sete anos mais novo, logo após se divorciar do Visconde de Beauharnais. Se casaram em 1976 e, em 1804, assim que Napoleão foi coroado Imperador da França, Josephine passou a ser reconhecida como a Imperatriz da França. Ela era conhecida por seu gosto extravagante, com roupas, sapatos e até mesmo animais exóticos.

PUBLICIDADE

Após traições, brigas e a incapacidade do casal conceber um herdeiro, os dois anularam o casamento em 1810. Em 1814, a Imperatriz morreu de pneumonia, o que teria deixado o imperador de coração partido segundo os registros históricos. Já no ano seguinte, as Guerras Napoleônicas terminariam, e Napoleão morre em seu exílio em 1821.

O filme retrata um momento muito importante para a história, sendo uma ferramenta que pode ser usada para a educação. Contudo, a obra traz outro olhar para o que acontecia na vida pessoal de Napoleão com seu relacionamento enquanto estava em guerra.

PUBLICIDADE

*Estagiária sob supervisão do editor Marcos Araújo

Sair da versão mobile