Ícone do site Tribuna de Minas

Festival de Veneza terá filme brasileiro e documentário sobre Oasis

PUBLICIDADE

O Festival de Cinema de Veneza anunciou, nesta quinta-feira (23), os 20 filmes que disputarão o Leão de Ouro na 83ª edição do evento. A seleção inclui “Retorno a Buenos Aires”, coprodução entre Brasil e Itália, além de novos trabalhos de diretores como Danny Boyle, Werner Herzog, Hirokazu Kore-eda e Martin McDonagh.

O evento será realizado entre 2 e 12 de setembro, no Lido di Venezia, na Itália. Fora da competição principal, a programação também terá “Don’t Look Back in Anger”, documentário sobre a turnê de reunião do Oasis realizada em 2025.

PUBLICIDADE

A abertura do festival será feita com “Ink”, novo longa-metragem de Danny Boyle, que também integra a disputa pelo principal prêmio da mostra. A seleção reúne ainda produções inéditas de Lee Chang-dong, Nanni Moretti, Florian Zeller, Casey Affleck e Stéphane Brizé.

Coprodução brasileira disputa o Leão de Ouro

A participação brasileira na competição ocorre com “Retorno a Buenos Aires”, coprodução entre Brasil e Itália dirigida pelo cineasta ítalo-argentino Marco Bechis.

O filme acompanha Mariano Guerra, um homem que retorna à Argentina para testemunhar contra os militares responsáveis pelo sequestro e pelas torturas que sofreu durante a ditadura no país, na década de 1970.

‘Retorno a Buenos Aires’ é coprodução entre Brasil e Itália (Foto: Reprodução)

A produção marca a volta de Bechis à direção de longas-metragens de ficção. O elenco internacional é liderado pelo ator italiano Adriano Giannini, de “Destino Insólito”, e conta com os brasileiros Paula Cohen, de “O Silêncio do Céu”, e Eduardo Hoy.

PUBLICIDADE

Também participam do filme as atrizes argentinas Ana Celentano, de “Vidas Possíveis”, Vero Gerez, de “Hotel Mundial”, e Olivia Nuss, de “Amor Animal”.

A produção teve três meses de preparação. As filmagens foram realizadas durante quatro semanas em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e por outras três semanas em Turim, no norte da Itália.

PUBLICIDADE

Produções internacionais estão entre os destaques

Assim como ocorreu no Festival de Cinema de Cannes no início deste ano, a seleção de Veneza apresenta menos filmes de grandes estúdios de Hollywood em comparação com edições anteriores.

Entre os destaques da competição está “Wild Horse Nine”, estrelado por John Malkovich e Sam Rockwell. Os atores interpretam agentes da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) que atuam no Chile antes do golpe de 1973.

Outro título selecionado é “Primetime”, no qual Robert Pattinson interpreta Chris Hansen, apresentador do programa “To Catch a Predator”.

PUBLICIDADE

Werner Herzog concorre com “Bucking Fastard”, produção em que as irmãs Rooney Mara e Kate Mara interpretam gêmeas idênticas. Florian Zeller apresenta o suspense “Bunker”, protagonizado por Javier Bardem e Penélope Cruz como um casal.

Hirokazu Kore-eda participa com “Look Back”, história de amadurecimento sobre duas garotas que sonham em se tornar artistas de mangá.

Casey Affleck disputa o Leão de Ouro pela primeira vez com “Company”, estrelado por Nick Nolte e Ben Mendelsohn. Nanni Moretti também retorna à competição do festival pela primeira vez desde 1989.

PUBLICIDADE

Documentário sobre Oasis será exibido em Veneza

A programação fora da competição inclui documentários como “Musk”, de Alex Gibney, que apresenta um retrato do bilionário Elon Musk.

Também será exibido “Don’t Look Back in Anger”, produção sobre a turnê de reunião do Oasis realizada em 2025. A expectativa é de que os irmãos Noel Gallagher e Liam Gallagher compareçam ao festival.

Confira os filmes que disputam o Leão de Ouro

 

Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe

Sair da versão mobile