
Com o tema “Bota o chapéu e vem”, a tradicional Festa Country começa nesta sexta-feira (22), em Juiz de Fora, e traz uma programação que mistura o sertanejo – carro-chefe do festival – com pagode e rap. A edição deste ano contará com shows de artistas nacionais como Zé Neto e Cristiano, Hugo e Guilherme, Belo, Matuê, João Gomes e Diego e Arnaldo. O evento será realizado no estacionamento do Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, no Bairro Aeroporto, e terá, pela primeira vez, um espaço open bar.
Além das atrações nacionais, artistas da cidade também sobem ao palco. Entre eles, as duplas sertaneja Luka e Rafael e Felipe e Luan e os grupos de pagode Ousasamba, SDS e Alquimia, que se apresentam nos dois dias de evento. Os portões serão abertos às 18h, e os shows estão previstos para começar às 20h.
Celebrando mais de duas décadas de história, a Festa Country se consolida como um dos maiores eventos culturais da cidade. “A expectativa é de um fim de semana muito especial para a cidade. A Festa Country já é tradição em Juiz de Fora, há mais de duas décadas, e, a cada ano, a gente quer superar em experiências, público, novidades “, comenta Alberto Lavinas Filho, diretor da Front Produções e produtor do evento.
Mistura de estilos
O produtor explica que a decisão de mesclar diferentes gêneros musicais veio a partir de pesquisas e demandas do público. “Desde a sua concepção, a Festa Country tem tradição de mesclar públicos, gerações, artistas, estilos musicais… Em 2025, não seria diferente. Fizemos essa mistura para que toda a cidade se encontre nesta grande festa. Matuê e Belo fazem parte da construção de público. É uma tendência dos grandes festivais essa mistura de gerações. Na Festa Country, tem o público que vem desde a primeira e sempre renovando também. É uma mistura maravilhosa que funciona. Para todos os gostos. É para todo mundo.”
Para Rode, vocalista do grupo de pagode Ousasamba, estar no palco de um festival tradicionalmente sertanejo levando o pagode é uma conquista significativa, que vem acompanhada de responsabilidade.”É uma mistura de conquista e responsabilidade. A Festa Country sempre foi um palco gigante, tradicionalmente voltado pro sertanejo, e ver o Ousasamba ali, representando o pagode, mostra o quanto a nossa caminhada tem ecoado. Para mim, como artista que saiu de Juiz de Fora, passou por Tombos, encarou estrada, show vazio, preconceito musical, estar nesse evento é um símbolo de resistência e celebração. É como dizer: o pagode venceu mais uma barreira.”
Sobre o destaque do gênero no festival, Rode reforça a importância da abertura de espaço para novas sonoridades. “Durante muito tempo, o pagode foi deixado de lado em grandes eventos. Mas essa abertura mostra que o público quer diversidade, quer ritmo, quer alegria. E isso fortalece não só o Ousasamba, mas toda a cena. Ajuda novos grupos a sonharem mais alto, porque agora o espaço está sendo dividido de verdade. A gente não está entrando como exceção, mas como parte essencial da festa.”
O cantor ainda completa: “É levar representatividade, é abrir caminhos. O pagode é alegria, é emoção, é povo. A gente chega com respeito à história do evento, mas com peito aberto pra mostrar que o nosso som também emociona, também levanta poeira, também fala de amor, de vida real. Cantar pagode nesse palco é plantar uma semente de mistura, de aceitação e de ousadia — como o nome já diz”.
Novidades
Mesmo com a diversidade de estilos musicais, o festival mantém suas raízes sertanejas. Segundo Alberto, o slogan “Bota o chapéu e vem” é um convite ao resgate dessa essência. “É um resgate e um convite para viver a tradição da festa. Trouxemos o Boulevard Country que é um espaço que vai reunir gastronomia, fogo de chão, shows em um outro palco (além do principal), experiências, espaços instagramáveis, ou seja, tudo para um fim de semana inesquecível.”
Outra novidade desta edição é o espaço open bar, atendendo a uma demanda do público que vinha sendo registrada ao longo dos últimos anos. “O espaço open bar foi uma demanda que o próprio público trouxe, ao longo dos últimos anos. Já fazíamos em alguns eventos, mas na Festa Country é a primeira vez. O público vinha sinalizando e a gente estudou implementar um setor para atender às pessoas que solicitavam essa modalidade.”
Artistas locais no palco
Além dos artistas nacionais, o público que for no festival poderá curtir shows de artistas locais como é o caso da dupla sertaneja Luka e Rafael que encerram o evento. Para Luka, o show representa o reconhecimento de um trabalho árduo na cidade e região. “A Festa Country é um dos maiores eventos da nossa região, e estar nesse line-up é o reconhecimento da nossa caminhada. Dividir o palco com artistas que admiramos, de diferentes estilos, é inspirador. Mostra que a música une, não importa o gênero — e fazer parte disso é gratificante demais.”
O cantor também destaca a importância da festa como vitrine para os artistas locais. “A Festa Country valoriza a cena local e acredita no potencial da nossa música. É uma oportunidade única de mostrar nosso som para um público gigante, ao lado de grandes nomes. Isso fortalece não só os artistas, mas toda a cultura sertaneja da região.”
Rode reforça a relevância de abrir espaço para os artistas da terra: “É mais do que importante — é necessário. Tem muita gente boa na Zona da Mata, artistas que têm talento, história, repertório, mas que às vezes não têm oportunidade. Quando um festival desse tamanho valoriza o que é da casa, ele fortalece a cena, movimenta a cultura local e cria uma conexão ainda mais forte com o público. E o Ousasamba tá aqui como prova disso.”
Sobre a apresentação no festival, Rode promete um grande espetáculo: “Esse tipo de palco exige entrega — e é isso que vai ter. Estamos prontos para entregar um grande espetáculo e fazer todo mundo se divertir”.
Confira os horários das apresentações:
Sexta-feira (23/05)
Palco principal
18h: Abertura dos portões
20h: Grupo Alquimia
22h: Belo
0h: Hugo e Guilherme
2h: Matuê
Boulevard Country
Briza
Dj Maraknã
Sábado (24/05)
Palco principal
20h: Ousasamba
21h30: Diego & Arnaldo
23h30: João Gomes
1h30: Zé Neto & Cristiano
3h30: Luka & Rafael
Boulevard Country
Felipe e Luan
Grupo SDS
Dj Maraknã
*Estagiária sob supervisão da editora Cecília Itaborahy