Ícone do site Tribuna de Minas

Conheça Valéria Marques Carneiro, artista que participou da Semana de Arte e Design de Milão

Valéria
Valéria
“Estou simplesmente apaixonada por tudo que vi e vivi”, afirma Valéria Marques Carneio, que participou da Semana de Arte e Design de Milão (Foto: Arquivo pessoal)
PUBLICIDADE

Na última semana, aconteceu a Semana de Arte e Design de Milão, evento que reuniu nomes de diversas localidades da área, na cidade que fica ao norte da Itália. Várias galerias abriram suas portas para receber artistas e profissionais do design com o intuito, de além de expor seus trabalhos, apontar os caminhos e possíveis tendências do mercado. Entre os participantes, estava Valéria Marques Carneiro, artista visual, natural de Ubá, que reside em Juiz de Fora há 10 anos.

Valéria teve a oportunidade de expor seus quadros através da PassepARTout Gallery, entre os dias 13 e 21, dentro da UnaHotels Expo Fiera Milano, que apresentou uma exposição de arte contemporânea. Ela conta que a curadora da mostra, Elena Ferrari, encontrou seu trabalho por meio das redes sociais, há cerca de um ano e meio. Elena, então, a convidou para expor em Milão. Naquela ocasião, no entanto, Valéria não conseguiria realizar a viagem. E adiou para a Semana de Arte e Design deste ano.

PUBLICIDADE

Ter estado em Milão, naquela semana em que os olhares da arte e do design estavam voltados para a cidade, foi uma coisa impensada por anos. Isso porque Valéria, na verdade, pintava por hobby. Ela graduou-se em Educação Física e era também bailarina e coreógrafa. Anos depois, foi fazer mestrado em Artes em Lisboa. “Artes, nesse caso, por causa da dança”, conta. Mas foi a porta de entrada também para a arte que passou a fazer, já que várias disciplinas eram em comum com a Arquitetura, como História da Arte, Estética, Psicologia da Artes, entre outras.

PUBLICIDADE

Ainda em Lisboa, naquela época, Valéria começou a fazer exposições e percebeu que seu trabalho era bem aceito. Assim que retornou a Juiz de Fora, fez uma exposição no Forum da Cultura, mantido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e outra em Búzio. Ela trabalhou, além das pinturas, com o design, criando produtos a partir de resíduo da indústria moveleira: “Uma proposta de sustentabilidade e eco design”, explica. Há três anos, então, retomou suas exposições com o intuito de dar ênfase a seu trabalho artístico.

Os trabalhos de Valéria, além de tudo, unem, exatamente, o que a Semana de Arte e Design de Milão propõe, que é o que se leva no nome. “O que mais me encanta é conseguir criar imagens que podem ser interpretadas de diversas formas, sentir que a imagem é única para cada observador, pois cada um tem o seu ponto de vista, a sua interpretação, conforme o que possui dentro de si próprio”, fala, sobre seus quadros.

PUBLICIDADE

“Onde todos se reúnem para criar o futuro”, diz Valéria

Ela ainda está fora do Brasil, não mais em Milão, mas já traz uma dimensão do que foi essa experiência. “Acima das minhas expectativas. Além de a cidade de Milão ser um lugar incrível, tanto pela beleza da arquitetura local quanto por ser um centro onde está o que existe de melhor no mundo em termos de design e arte, que se encontram. Alem disso, conheci pessoas e fiz muitos contatos. Agora não consigo responder o tanto de mensagens, o tanto de convites que estou recebendo de todas as partes do mundo. Essa semana é o momento em que podemos mostrar nossa arte, e também buscar referências para criações futuras. É quando vemos outros pontos de vista, novas tecnologias, novas tendências. É onde todos se reúnem para criar o futuro. Acho que vou resumir em uma palavra: paixão. Estou simplesmente apaixonada por tudo que vi e vivi.”

Sair da versão mobile