Ícone do site Tribuna de Minas

Galeria inaugura com exposição ‘Prelúdio’

Obra do artista César Brandão, um dos integrantes da exposição (Foto: Divulgação)
PUBLICIDADE

A Galeria Art&design, recém-inaugurada, dá o pontapé com a mostra “Prelúdio”, que reúne 12 artistas de Juiz de Fora, com o intuito de apresentar um panorama diverso das artes visuais da cidade. Ela segue em cartaz até o dia 23 de fevereiro, no espaço que fica na Estrada Engenheiro Gentil Forn 1805 (segundo piso) – Morro do Cristo. A galeria funciona de segunda a sexta-feira, das 15h às 19h. 

A exposição apresenta diversidade tanto de nomes quanto de técnicas e temáticas. Tem obras figurativas, de natureza abstrata e geométricas. Já em termos técnicos, tem trabalhos em acrílica sobre tela, frottage, técnica mista, fotografia, cerâmica, madeira, alumínio e ferro. 

PUBLICIDADE

Entre os artistas, estão: Adauto Venturini, Adriana Lopes, César Brandão, Fernanda Cruzick, Francisco de Paula, Frederico Meriji, Guilherme Melic, Nina Mello, Ramon Brandão, Renato Abud, Ronald Polito e Sergio Sabo. A produção é assinada por Fernanda Cruzick e a curadoria, por Adauto Venturi e Ronald Polito

PUBLICIDADE

De acordo com os curadores, a Galeria Art&design pretende ser um espaço que divulgue e integre os produtores das artes visuais de Juiz de Fora e também de outras cidades. “Como o próprio nome da exposição indica, ‘Prelúdio’, ela dá início aos trabalhos, representa os primeiros passos em direção aos objetivos da galeria”. Completam ainda que, exatamente por ser esse pontapé, decidem começar com os próprios artistas juiz-foranos.

“Os doze artistas escolhidos, evidentemente, não pretendem ser um retrato da produção visual daqui, que é muito mais diversificada. Mas eles servem como sinalização parcial de tendências, linguagens, técnicas e projetos, unificando todos a pesquisa de materiais e a ampliação do que possa ser tema na arte”, justificam. 

PUBLICIDADE

A galeria

Sobre a galeria, a curadoria afirma que a proposta é que ela realize cerca de seis exposições de artes visuais por ano. “Algumas delas ocorrerão concomitantemente a mostras variadas de arte popular, artesanatos mais elaborados, arte indígena e de outros segmentos pouco privilegiados pelas galerias em geral”. Ainda neste semestre, a previsão é de mais três exposições. A primeira com trabalhos de Carlos Bracher e Fani Bracher. A segunda reunindo obras do poeta, crítico e artista Walter Sebastião. A terceira será outra coletiva mais ampla de artistas locais. “Pretende-se, também, ir além do círculo de criação da cidade, com exposições de artistas de Minas Gerais e outros estados”, finalizam.

Leia mais sobre cultura aqui

PUBLICIDADE

 

 

Sair da versão mobile