Dizem que sonhos são como vento, você os sente, mas não sabe de onde eles vieram nem para onde vão. Eles sopram muitas vezes para lugares desconhecidos de nós mesmos, mesmo quando tentamos guiá-los. Na música, existem especialistas em guiar sopro em direção à arte, que muitas vezes culmina na realização de um sonho ou na consolidação de um modo de viver. É o caso do flautista juiz-forano Estêvão Teixeira. Neste sábado (23), o artista, com mais de 30 anos de estrada e quatro CDs gravados, faz o lançamento de seu primeiro DVD intitulado “Estêvão Teixeira – Em música”. O concerto acontece às 20h, na Arteria.
Elaborado de forma totalmente independente, com recursos “by Estêvão”, o material foi gravado em 2011 durante uma apresentação no Teatro Solar e só agora está sendo lançado. A demora para ser divulgada é explicada a partir das várias dificuldades em se produzir o material com recursos próprios, sem apoio de leis que incentivem a realização desse tipo de evento. “Ninguém sabia que estava sendo gravado um DVD, pois eu não tinha a menor ideia se daria certo. E nesse show teve um fato raro, diferente das gravações de DVD, que foi tocar uma música atrás da outra, exatamente como foi o show, sem repetição”, afirma.
Com dez faixas, o DVD é composto integralmente por músicas autorais, sempre tendo a flauta como protagonista, sob direção do renomado Jaime Alem, maestro e arranjador de nomes como Maria Bethânia. Em meio aos demais instrumentos e operações de câmeras e áudio, está o apoio de amigos que toparam realizar o sonho de um artista de fôlego, como aqueles que sempre participaram da carreira musical do compositor, desde o primeiro CD, o “Flauta brasileira”, em 1998: o pianista Cristóvão Bastos e o baterista Jurim Moreira. Gravaram outros três discos, como “Bodas de flauta” (2001), “Estêvão e Bilinho em Companhia” (2005) e “Estêvão Teixeira” (2014), todos produzidos com recursos da Lei Murilo Mendes.
Mas se os recursos financeiros para a produção eram escassos, não faltava apoio familiar, presente também em cima do palco. Bruno Texeira, filho de Estêvão, é prova viva de que o talento musical corre nas veias dessa família. Na época com 19 anos, o também flautista teve a oportunidade de participar do momento histórico na vida de seu pai, tocando ao lado dele e de seu tio, Bilinho, eterno parceiro nos discos lançados por Estêvão Teixeira. Foi no convívio musical com a família que Estêvão aprendeu e descobriu as primeiras notas, os primeiros sons, junto ao primeiro grupo musical da família, os Unidos do Abacateiro. “Somos uma família de 17 filhos, que sempre esteve ligada à música. Minha mãe está com 100 anos e segue recitando as poesias. Dos meus irmãos, todos tocam algum instrumento e possuem esse lado artístico”, ressaltou. Estêvão é também o criador do Teclado Didático para o Ensino da Música, Tedem, uma inovadora metodologia de ensino e aprendizagem, com base na visualização das formas do teclado. resultado final do trabalho impressiona pela naturalidade.
Um presente de Natal
A paz que emana da flauta de Estêvão Teixeira contrasta com sua inquietude e vontade de lançar seu primeiro DVD. E o momento tão aguardado finalmente chegou. “O resultado ficou muito bacana, a qualidade é excelente. O Alexandre Alvarenga, o Xandão, que cuidou da parte do vídeo, fez milagre com os recursos que ele tinha. O material ficou muito vivo, muito natural”, ressalta o artista, que encontrou no Espaço Arteria o local adequado para reunir amigos e amantes da boa música.
Dentre os convidados para o show de lançamento, estão os inseparáveis Cristóvão Bastos, no piano, e Jurim Moreira, na bateria, além do contrabaixista juiz-forano Berval Moraes. No repertório, músicas presentes no DVD, além de composições autorais de outros discos lançados. Segundo Estêvão, a apresentação guarda um “presente de Natal” inédito ao público, o instrumental da música mais recente de Chico Buarque, intitulada “Tua cantiga”. Outra composição a ser apresentada é “Todo sentimento”, feita pelo pianista Cristóvão Bastos em parceria com Chico Buarque.
Com a alta expectativa de público, o flautista afirmou que mesmo as pessoas que não conseguirem ir ao show de lançamento poderão comprar seu novo trabalho no local pelo preço promocional de R$ 20. “Com a proximidade do Natal, é um bom presente. Está com um astral maravilhoso”, recomendou, garantido que uma nova apresentação já está sendo organizada para maio de 2018, desta vez no Cine-Theatro Central.
“Estêvão Teixeira – em música”
Show de lançamento do DVD neste sábado (23), às 20h, no Arteria (Rua Chanceler Oswaldo Aranha 545 – São Mateus)