A Trupe Qualquer realiza a pré-estreia do espetáculo “Um homem célebre” neste fim de semana, no Teatro Paschoal Carlos Magno. A peça, baseada nos contos de Machado de Assis, é escrita por Rafael Coutinho, e as apresentações acontecem sábado (23) e domingo (24), às 20h. Como parte da programação do Novembro Negro da Funalfa, os ingressos são gratuitos e podem ser retirados a partir das 19h.
A trama de “Um homem célebre” parte do teatro para discutir identidade, arte brasileira, sucesso, fracasso e as contradições humanas – tudo o que a obra de Machado de Assis explora.
A peça expõe um ator prestes a entrar em cena. Ele, no entanto, fica em pânico porque não consegue mais se ver no espelho. Sua vida, a partir desse momento, é atada a de Pestana: músico do teatro, compositor de polcas e com um suposto pacto com o diabo – ele, por sua vez, disputa a narrativa da Terra com Deus.
“Escrever a partir de Machado de Assis é um desafio, simplesmente um dos maiores prosadores do planeta. E como a ideia não era encenar os contos, mas, sim, fazer uma espécie de antropofagia com eles, criar algo novo a partir deles, contei com a supervisão de Pedro Kosovski para essa escrita. Uma função de dialogar e questionar decisões tomadas na escrita”, disse, em comunicado à imprensa, Rafael Coutinho.
Por tratar-se, entre outras coisas, da história de um músico e compositor, “Um homem célebre” conta ainda com uma banda ao vivo, liderada por Jean Cavallari. “O desafio era traduzir a polca, criticada no século XIX por ser popular demais, para os dias de hoje. E também a noção de originalidade, tão perseguida pelo personagem e bem menos importante nos dias de hoje”, disse, também em comunicado à imprensa.
Sobre a Trupe Qualquer
A Trupe Qualquer tem sua linguagem artística baseada no teatro popular e no encontro dele com a literatura e a música. O espetáculo de estreia, “Café com leite”, foi destino às crianças. E, agora, “Um homem célebre” é indicado aos adultos.
Serviço
Pré-estreia de “Um homem célebre”
Sábado (23) e domingo (24), às 20h
No Teatro Paschoal Carlos Magno