-
Filme retrata vivências do avô Nicolau (Wilton Araújo) com seu neto Jonathan (Luan Ramos Alves) (Foto: Divulgação)
O novo curta-metragem do professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Adriano Medeiros da Rocha, será exibido em Juiz de Fora nesta quinta-feira (23). Intitulado “Conexões”, a obra será exibida gratuitamente na videoteca do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), localizado no Centro, às 19h. Conforme o diretor, o filme aborda questões ambientais, humanas e sociais, por meio da história do septuagenário Nicolau, interpretado por Wilton Araújo.
A história retrata um fragmento da vida do protagonista, que mora em uma região rural isolada e possui uma relação muito próxima e respeitosa com a natureza. Após ter sido abandonado pelo filho, que foi procurar outro estilo de vida em uma metrópole, ele opta por permanecer ali, em um ato de resistência, como define a direção. Nicolau vive inspirado em sociedades indígenas, onde o fundamental é o sentimento de identidade e proximidade com a Terra-Mãe, se tornando um tipo de guardião da natureza.
O neto Jonathan, vivido por Luan Ramos Alves, traz uma contrariedade ao dia a dia do avô ao visitá-lo. Segundo Adriano, a presença do jovem traz dicotomias como ruralidade versus espaço urbano, tradição versus modernidade, bem como a visualização de caminhos de aculturação, ligados à radicalização de formas de vida da população global. No filme, a natureza representa um terceiro e místico personagem. No decorrer da trama, Jonathan retoma suas memórias de infância e integração com ela, também vai se reaproximando do avô, até revelar a ele um importante segredo guardado há anos.
Desafios da gravação
Todas as filmagens de “Conexões” foram realizadas em 2024, na área do Parque Estadual do Itacolomi, localizado em Ouro Preto. Assim, com o apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), a equipe conseguiu autorização para montar uma base cinematográfica e ficar imersa na área do Parque durante os seis dias ininterruptos de filmagens. Entre os desafios enfrentados, a equipe cita os deslocamentos e a alimentação. Também foi necessário efetivar um planejamento minucioso para vencer as longas caminhadas, em terrenos acidentados, até as locações.
“Eu não fazia ideia da dimensão deste enredo que me levaria a algo tão belo e desconhecido como foi a jornada ao Pico do Itacolomi. Jovens estudantes universitários dispostos a enfrentar todos os percalços para a realização de uma produção singular. O tema do relacionamento do homem com a natureza e o lado intimo pessoal do avô e seu neto que há muito não se encontravam são (re)conexões importantíssimas nos dias atuais. Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, foi uma aventura emocionante, que ficará registrada em nossas vidas para sempre”, relata Wilton Araújo.
O filme faz parte de uma série de ações do “Movimento UFOP é cinema”, que busca constituir um bacharelado em Cinema e Audiovisual na UFOP. “Conexões” é uma obra desenvolvida através do projeto WebCINE TV UFOP, com auxílio do Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (PIDIC).
* Estagiária sob supervisão da editora Gracielle Nocelli
Serviço
Exibição do filme “Conexões”
Data: 23 de outubro (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Bernardo Mascarenhas – CCBM (Av. Getúlio Vargas, 200 – Centro)
Entrada franca
