Mais um casarão histórico de Juiz de Fora foi derrubado neste sábado (22). Desta vez, a estrutura construída há décadas e colocada ao chão por máquina – para dar lugar supostamente a um novo empreendimento imobiliário – fica na Rua Santo Antônio 982, próximo ao Parque Halfeld, no Centro.
A casa em questão fez parte da série da Tribuna “Casarões da Memória” e ganhou cores pelas mãos do artista Eduardo Borges em 2003. O imóvel também integra o livro editado pela Tribuna de Minas “Juiz de Fora em 2 tempos” (1997).
“A casa da Rua Santo Antônio mostra a arquitetura eclética que se desenvolve na cidade junto com a economia industrial, entre o final do século passado e a década de 30. A construção revela uma inspiração art-nouveau”, diz o texto publicado à época.
A Tribuna entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) para saber mais detalhes sobre a demolição, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
Entretanto, em frente ao agora lote vago é possível observar uma placa da obra, indicando que o procedimento foi feito com alvará de demolição aprovado pela Prefeitura e com responsável técnico indicado.
Informações iniciais apontam que a estrutura não era tombada pelo patrimônio histórico do município.