Diversos museus da cidade elaboraram programação especial para a 13ª Primavera dos Museus. Todas as atividades possuem entrada franca e incluem exposições, visita mediada, mesa-redonda, oficina de restauro de peças, visita guiada noturna e uma visita guiada para cegos, com peças que podem (e devem) ser tocadas (no Museu Ferroviário, segunda-feira). A Primavera dos Museus é organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e, neste ano, busca explorar os aspectos do cotidiano museológico, considerando os diversos métodos aos quais as coleções são submetidas no processo de formação, organização, conservação e exposição, para interação e fruição pelas pessoas ou grupos sociais.
LEIA MAIS: Museu abre mostra sobre suas obras de restauro
Um dos destaques das instituições ligadas ao município é um passeio noturno guiado pelo centro histórico da cidade, entre o CCBM e o Museu Ferroviário (que requer inscrição prévia). “Montamos uma programação especial, que vai desde a visita mediada com o foco na montagem do Museu Ferroviário até oficina de restauro de peças, como incentivo à conservação de acervo do museu,” explica o gerente de Espaços da Funalfa, Luiz Fernando Priamo.
Já no CCBM, que estreia na Primavera dos Museus, a ideia é, segundo Priamo, explorar os espaços, buscando ampliar a visão sobre o presente e resgatar a memória da indústria têxtil em todas as suas etapas. Para Luiz Fernando, o evento é fundamental para que as pessoas reconheçam o potencial desses espaços. “No caso do tema deste ano, isso fica muito nítido porque vão ser trabalhados os projetos dos museus em cima da formação dos acervos, do que é o interior desses espaços. Sem dúvida, uma oportunidade para a população conhecer mais a fundo essas instituições de história, cultura e arte.” A programação completa da Primavera dos Museus nos dois espaços pode ser conferida em pjf.mg.gov.br.
Além dos espaços municipais, os museus ligados à UFJF também terão programação especial. No Memorial da República Presidente Itamar Franco, haverá ações educativas voltadas para crianças como a “Caça ao Real” (no dia 29, às 14h30, mediante inscrição por e-mail via educativo.mrpif@ufjf.edu.br), mediações temáticas, cineclube e palestras. O cronograma completo pode ser conferido na página do memorial no Facebook. Já no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) haverá, como nos outros, visitas temáticas, apresentações de museus e coleções da UFJF, abertura de exposições, oficinas, exibição de filmes, palestras, entre outras atividades. Quem se interessar pode obter mais informações sobre a programação no Facebook do museu.