Ícone do site Tribuna de Minas

Marcão de Paula, chef de cozinha e professor, morre aos 59 anos

marcao de paula reproducao facebook
marcão
Marcão de Paula durante uma visita ao Colégio Academia, onde foi aluno (Foto: Reprodução/Facebook)
PUBLICIDADE

Morreu na madrugada desta segunda-feira (22) o chef de cozinha Marcão de Paula, aos 59 anos. Ele era especialista em gastronomia e hotelaria, dono do Bistrô Marquise e foi professor da UniAcademia. Há dois anos ele foi diagnosticado com câncer e vinha realizando tratamento. O enterro aconteceu na tarde desta segunda mesmo, em Juiz de Fora.

Ricardo Vieira, chef do Vieiras Restaurante e também professor, conta que seu primeiro trabalho na cozinha foi com Marcão, quando o chef estava montando o restaurante no Hotel Constantino. Apesar de ter ficado pouco menos de seis meses atuando juntos, Ricardo – que ainda teve a oportunidade de dar aula para Marcão na UniAcademia – acredita que seu trabalho influenciou toda a gastronomia de Juiz de Fora. “A cozinha do Marcão sempre foi uma cozinha única. Ele trouxe para Juiz de Fora essa coisa de empratado, prato principal e sobremesa. Sempre trabalhou com bons ingredientes. Ele tinha perfil daqueles cozinheiros franceses, meio bravos. Mas ele, no fundo, assim como todos nós cozinheiros, queria ver a coisa dar certo: a cozinha bem orquestrada, os pratos sendo feitos com zelo, da forma como tem que ser feito, chegando rápido à mesa do cliente. Ele trabalhava com ingredientes valorizados na alta gastronomia, que a gente sempre teve interesse em trabalhar e não tinha acesso. Era mesmo um cara ímpar”, define.

PUBLICIDADE

A coordenadora do curso de gastronomia da UniAcademia, Janaína Cardoso, mesmo não tendo atuado diretamente com Marcão dentro da faculdade, conheceu seu trabalho na cozinha do Marquise. Ela acredita que essa é uma perda para a cidade: “Juiz de Fora perde um nome importante da gastronomia, porque o Marcão foi um cara que trabalhou, estudou e ousou”, diz. Pelas redes sociais, ex-alunos e companheiros de profissão lamentaram sua morte.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile