Neste domingo (23), às 16h, o espetáculo “Criança tem cada uma”, da Cia. Cláudio Ramos, chega ao Teatro Paschoal Carlos Magno. A peça mostra de forma lúdica o caminho percorrido pelo ciclo da água, fazendo com que o público infantil entenda a importância deste processo natural, e as diversas situações que podem impedi-lo. Os ingressos para assistir a peça podem ser adquiridos na Livraria Leitura ou através do Sympla. Há meia-entrada promocional para adultos que levarem um litro de leite, a ser doado para instituição beneficente.
O espetáculo é feito a partir do texto do autor Cláudio Ramos, com direção de Rodrigo Bering, produção de Marcelio Guilherme, apoio da Lei Municipal Murilo Mendes e outros patrocinadores. O texto da peça, como Marcelio explica, surge a partir de uma pergunta que frequentemente as crianças fazem aos adultos: “Para onde vai a água que cai da chuva? Da onde ela vem?”. Em sua visão, a produção conseguiu encontrar uma linguagem que ensinasse isso de forma leve, trazendo um aprendizado sobre esse funcionamento e lições de preservação. O texto foi escrito por Cláudio Ramos há mais de 40 anos, mas para o produtor, continua extremamente atual por sua relevância. “Nós escolhemos esse tema porque entendemos que o futuro do planeta está na mão dessas crianças. Então, se não trazermos essa conscientização, esse futuro pode estar em risco”, afirma.
O espetáculo ser voltado para crianças traz uma responsabilidade enorme para a Cia, principalmente nos casos em que, como Marcelio explica, é através da peça que as crianças são apresentadas ao teatro pela primeira vez. “Há muitas crianças de 6 e 7 anos que nunca form ao teatro, principalmente porque passaram pela época em que seriam apresentados na pandemia, quando tudo teve que parar”, explica. Trazer esses pequenos para perto dos palcos, então, é algo que o move. “O que sempre me motiva é a magia que as crianças trazem pra gente, ver o olhinho deles brilhando. Tirá-los do celular pra trazer essa magia pro palco me motiva muito”, diz. Para isso, ele também conta que investiram em cenários atraentes e que são alterados ao longo da apresentação.
Para conseguir trazer as crianças ainda mais para perto e para entenderem a narrativa que estão trazendo, ele explica que o diretor Rodrigo Bering criou uma interação direta entre atores e plateia. Conforme explica, em certo ponto da narrativa, é possível que as crianças interajam com a história: “O espetáculo termina com a participação das crianças da plateia, quando elas sobem ao palco para ajudar a personagem a despoluir um rio. As crianças, com as próprias mãos, ajudam a catar os materiais e depois jogam fora, fazendo com que eles entendam bem como é o processo de despoluir”.
Leia mais matérias de Cultura aqui
Texto de Cláudio Ramos
O espetáculo “Criança Tem Cada Uma” é do autor Cláudio Ramos, que tem uma célebre jornada no teatro, já tendo produzido diversas peças para o público infantil conhecidas inclusive nacionalmente. Ele nasceu em Belo Horizonte, e passou mais de 40 anos morando no Rio de Janeiro, onde estudou teatro no Tablado e no Liceu de Artes e Ofícios. Concluiu o Curso Profissionalizante de Teatro na CAL (Casa de Artes de Laranjeiras). Cláudio faleceu em 2022, devido a um câncer no intestino, e é a primeira vez que a Cia faz uma peça sem a sua presença.
Rodrigo Bering e Marcelio Guilherme, que já eram membros de sua equipe, também encontram na peça uma forma de honrar ele, já que esse espetáculo era o seu “xodó”. “Essa é a minha primeira produção dessa porte, com o patrocínio de uma lei e um texto de um diretor com nome conhecido nacionalmente. Pegar um texto dele e produzir é uma responsabilidade enorme. Queremos fazer algo bonito e que traga uma mensagem positiva para as crianças”, afirma.