Ícone do site Tribuna de Minas

Cia. Santa Corja estreia nesta sexta a comédia ‘#Trintei’

11

Gabriel Bittencourt

PUBLICIDADE

 

 

PUBLICIDADE

Ser humano é bicho complicado. Tudo é motivo para problematizar nessa vida: o relacionamento, a sitcom bobinha da TV, “Romeu e Julieta”, o “Atirei o pau no gato”, et ceteras mil. E não poderia faltar, claro, o inclemente passar do tempo e as reflexões sobre o que somos, onde estamos e para onde vamos ou podemos ir. Por exemplo, a chegada aos 30 anos, que rendeu a comédia “#Trintei”, primeiro espetáculo da Cia. Santa Corja, formada em abril e que faz sua estreia neste sábado (24), às 20h, no Espaço OAndarDeBaixo, numa curta temporada que se estende até 2 julho.

PUBLICIDADE

Segundo um dos integrantes da Santa Corja, Gabriel Bittencourt, a comédia escrita pelos cinco atores da companhia teve como inspiração o espetáculo “Confissões”, do qual participou uma das atrizes do grupo e era sobre os conflitos das mulheres que haviam passado dos 30 anos. A história gira em torno de quatro personagens, interpretados por Gabriel, Izabela Fidelis, Lucas Nunes e Tainá Neves (o quinto integrante, Kaio Vieira Leite, fica responsável pela sonorização e iluminação), que buscam um psicólogo para desabafar seus anseios, angústias e desejos após passarem dos 30 anos de idade.

“O espetáculo é apresentado no formato de arena, como se esses personagens estivessem ao lado do público nessas consultas. São quatro monólogos intercalados, em que a plateia serve de psicólogo para eles ao compartilharem suas confissões”, explica Gabriel Bittencourt. “A ideia é que seja um espetáculo divertido, com muitos momentos de humor, nada muito denso ou pesado.”

PUBLICIDADE

Apesar de ser uma comédia em que os personagens são trintões com questões íntimas a resolver, “#Trintei” é encenado por atores ainda na faixa dos 20 anos – o que, para eles, não se trata de incoerência. “Pegamos pessoas de nosso convívio e que já passaram dos 30 como referência, além daquilo que vimos, presenciamos. São problemas que passamos dos 15 aos 70 anos. Escolhemos os 30 anos por acreditarmos ser esta a faixa etária em que tudo pode ou deve ser resolvido na vida”, explica Gabriel.

Reencontro que já rende frutos

A Cia. Santa Corja precisou de apenas dois meses para colocar seu espetáculo na rua. O combo teatral surgiu do reencontro de cinco amigos que já haviam trabalhado juntos em outra companhia, mas que seguiram caminhos diferentes por cerca de dois anos. “Ficamos um período buscando outros conhecimentos, fazendo cursos, oficinas, de forma individual. Nos esbarramos em alguns espetáculos e cursos durante esse tempo, então decidimos montar um grupo com a nossa cara. Precisamos apenas de uma reunião para decidir pela realização do Santa Corja”, conta Gabriel.
E o quinteto já planeja além. “Nosso propósito, depois da estreia, é rodar com o ‘#Trintei’ pela região, e em paralelo a isso pretendemos criar um espetáculo para estrear no final do ano ou início de 2018, ainda estamos em fase de estudos.”

PUBLICIDADE

#Trintei
Comédia da Cia. Santa Corja. Estreia 24 de junho, às 20h, no Espaço OAndarDeBaixo (Rua Floriano Peixoto 37). Até 2 de julho.

Sair da versão mobile