A nova edição do evento “No escurinho do cinema” trará a ficção científica distópica como tema, nesta sexta-feira (24), às 19h, na Planet Music. O objetivo é abordar filmes que fazem previsões catastróficas, ou simplesmente muito pessimistas, a respeito do futuro da humanidade, algo que tem se tornado um subgênero dentro do campo da ficção científica.
A sessão terá a jornalista Priscilla Thevenet e o roteirista Dani Furlan como condutores. Eles vão levar para a discussão cinco filmes que abordam a distopia no cinema: “Matrix”, “Minority Report”, “Blade Runner”, “Laranja Mecânica” e “Show de Truman”.
Cinema e distopia
Priscilla Thevenet ressalta que a capacidade que o cinema possui de conseguir emular realidades que podem ou não acontecer com seus espectadores é incrível. “A distopia é um subgênero da ficção científica enquanto segmento de literatura ou cinema. Com isso, as distopias estão sempre sendo inseridas nas telonas para mostrar mundos devastados e, geralmente, sob um regime opressor, onde os seres humanos tentam sobreviver sob determinadas condições”, afirma, acrescentando que a ideia é abordar os filmes e levantar questões a respeito da sociedade atual e o quanto o cinema antecipa a realidade. “A vida imita a arte?”, questiona a jornalista. A entrada no evento é gratuita.