Ícone do site Tribuna de Minas

Programa realiza intervenção artística em muro de antiga ferrovia em JF

Programa Educativo Iphan+80
Intervenção artística em Juiz de Fora acontece no muro próximo à Estação Ferroviária (Foto: Reprodução Google)
PUBLICIDADE

Juiz de Fora é uma das oito cidades mineiras que vão receber o projeto cultural “Programa Educativo Iphan+80“. A iniciativa tem o intuito de envolver as comunidades locais a partir de ações de valorização dos patrimônios, por meio de intervenções artísticas, como, por exemplo, pintura de muros inspirada na cultura de cada cidade e formação de multiplicadores. As atividades acontecem em Juiz de Fora nesta quinta (25) e sexta-feira (26), quando Anna Göbel e Chico Simões realizam a pintura do muro da antiga ferrovia, localizado na Rua João Pessoa de Rezende 30, Centro.

Nesta primeira etapa do projeto, os primeiros a participar da pintura, junto com os artistas, são os estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos Doutor Geraldo Moutinho (CEM), já na quinta. Na sexta, das 8h às 11h, todos os juiz-foranos são convidados a participar da pintura do muro junto com os artistas, usando rolinhos, tintas e pincéis que vão colorir o desenho feito por Anna e Chico, que são artistas com experiência na arte muralista e no teatro popular de bonecos.

PUBLICIDADE

“Os temas que serão pintados abordam o patrimônio cultural material, imaterial e pessoal – aquele que cada um elege como significativo para si, sua própria história e memória, por exemplo”, explica a artista, por meio de nota. Além da participação ativa no projeto, os interessados são também convidados a conversar com os profissionais envolvidos, seja sugerindo ou contribuindo com alguma ideia para o painel.

PUBLICIDADE

Segunda etapa do programa acontece em maio

A segunda etapa do “Programa Educativo Iphan+80” acontece em Juiz de Fora nos dias 20 e 21 de maio, quando serão realizadas oficinas de formação de multiplicadores. Nela, o intuito é formar pessoas para que ações desse tipo continuem acontecendo em escolas e centro culturais.

Outro produto da ação, que será entregue aos participantes, é o material didático-pedagógico para educadores, que contém conceitos e sugestões de ações educativas baseadas nos bens culturais das cidades selecionadas pelo programa. Os conteúdos ainda contemplam aspectos do patrimônio local e textos que auxiliam e sugerem o olhar para a cidade de forma mais afetiva e curiosa. Além da versão impressa, uma digital será disponibilizada a partir de julho.

PUBLICIDADE

Cidades contempladas pelo “Programa Educativo Iphan+80”

Nas próximas segunda (29) e terça-feira (30), o “Programa Educativo Iphan+80” acontece em Cataguases, e em 2 e 3 de maio, em Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto. O projeto já passou por Belo Vale, Congonhas, Ouro Branco, Mariana e Belo Horizonte.

Sair da versão mobile