Ícone do site Tribuna de Minas

Tudo sobre ‘Vingadores – Guerra infinita’, o maior filme da Marvel

vingadores thanos capa
Thanos (Josh Brolin) quer reunir as Joias do Infinito para assassinar metade do universo (Foto: Divulgação)
PUBLICIDADE

“Vingadores: Guerra Infinita” não será o melhor filme da história. Dificilmente conquistará o posto de maior bilheteria de todos os tempos, pois os quase US$ 2,8 bilhões de “Avatar” estão num patamar muito alto. Mas o longa da Marvel que estreia no Brasil nesta quinta-feira, 26 (com sessões de pré-estreia na quarta, 25), um dia antes que nos Estados Unidos, pode ser considerado o maior filme da história da sétima arte por tudo que envolve a produção, que marca os dez anos de criação do Universo Cinematográfico Marvel (MCU, sigla em inglês) e um marco na forma como a cultura pop atingiu um público até então refratário/alheio ao mundo dos quadrinhos.

Antes de elencar os motivos que justificam a afirmativa, é preciso falar do filme em si, que envolveu um esquema colossal de produção, logística, elenco, efeitos especiais e segredos para manter a trama no clima de mistério que tem perdurado até agora. A direção ficou por conta dos irmãos Joe e Anthony Russo, responsáveis pelos dois últimos filmes do Capitão América, a partir do roteiro escrito por Christopher Markus e Stephen McFeely, que tiveram que arrumar uma forma de colocar cerca de duas dúzias de heróis, entre Vingadores, Guardiões da Galáxia e outros vigilantes solo, para enfrentarem o grande antagonista da história.

PUBLICIDADE

Sigilo e mistério durante as gravações

As filmagens principais tiveram início em janeiro de 2017 nos Pinewood Studios, em Atlanta, e prosseguiram até julho envolvendo outras locações, tanto na própria cidade quanto em Nova York, na Escócia e Inglaterra. Outras cenas foram gravadas posteriormente até o final do ano paralelamente à produção de “Vingadores 4”, que estreia em 2 de maio de 2019.

PUBLICIDADE

Todo o processo de produção envolveu um esquema de sigilo absoluto digno de segredos de Estado. Os atores recebiam apenas as partes do roteiro a respeito de seus personagens, sem saber em qual contexto da história as cenas se encaixavam. Foram distribuídos, ainda, diversos roteiros falsos com cenas que não entrarão no longa. Devido ao longo tempo de produção, muitos atores foram substituídos por dublês de corpo em determinados momentos, visto que precisavam conciliar a agenda com outros filmes em que trabalharam paralelamente. Anthony Mackie, que interpreta o Falcão, disse em entrevista recente que apenas a batalha final tinha 25 páginas de roteiro.

O que se sabe até agora

Com tanto mistério e sigilo envolvidos, saber o enredo de “Vingadores: Guerra Infinita” é missão complicada, e é preciso pescar o que esperar do longa a partir dos trailers, entrevistas e filmes anteriores, uma vez que a história é marcada pelas consequências de atos que podem remontar a muitos anos.

PUBLICIDADE

Para começar, os Vingadores ainda estão marcados pela divisão entre os grupos que apoiaram o Capitão América ou o Homem de Ferro por conta da aceitação ou não dos termos do Tratado de Sokovia, como visto em “Capitão América: Guerra Civil”. Parte dos heróis, como o Capitão América, Bucky/Soldado Invernal, Viúva Negra, Gavião Arqueiro e Homem-Formiga encontra-se foragida por se recusar a serem tutelados por uma organização internacional, que decidiria quando e como os Vingadores deveriam agir.

O Soldado Invernal, como pôde ser visto em “Pantera Negra”, encontra-se em Wakanda, onde os cientistas locais ajudaram-no a recuperar suas memórias originais. É no mesmo país africano que o Capitão América – que adotou a identidade de Nômade, desvinculando-se de sua terra natal – aparece nos trailers, mas não se sabe o que ele fez durante esse período, o mesmo valendo para a Viúva Negra e Gavião Arqueiro – sendo que este último sequer apareceu nos trailers. Já o que restou dos Novos Vingadores (Visão, Feiticeira Escarlate, Falcão) encontra-se em Nova York, sendo que o Máquina de Combate foi gravemente ferido na batalha ocorrida na Alemanha.

PUBLICIDADE

No espaço, Thor está ao lado de seu meio-irmão Loki e do Hulk na nave que transporta os asgardianos sobreviventes, que tiveram seu reino dizimado por Surtur. O final de “Thor: Ragnarok” mostra que o transporte é abordado por uma espaçonave muito maior, que pertenceria à frota de Thanos e estaria à procura do Tesseract, a Joia do Espaço, agora sob o poder de Loki. O que se especula, por meio dos trailers, é que Loki vai entregar a Joia do Tempo a Thanos, e que esse encontro terá como consequência uma surra do Titã Louco – ou de um de seus asseclas – sobre Thor e Hulk. O primeiro será encontrado flutuando no espaço pelos Guardiões da Galáxia, enquanto que o Gigante Esmeralda deverá ser arremessado em direção à Terra, atingindo o Santum Sanctorum do Doutor Estranho.

Vai matar geral?
E o que Thanos quer, afinal? O vilão deseja obter as seis Joias do Infinito, artefatos criados pelas Entidades Cósmicas (Morte, Entropia, Infinito e Eternidade) e de poder incomensurável, cada uma com propriedades próprias sobre a Mente, Alma, Espaço, Poder, Tempo e Realidade. Se acopladas à Manopla do Infinito (já sob posse de Thanos), elas permitirão a ele realizar o seu objetivo, que é exterminar metade da vida existente no universo. Os motivos para isso não ficaram muito claros nos trailers, mas nos quadrinhos Thanos sempre foi conhecido por sua devoção à Morte.

Inicialmente o Titã Louco possuía a Joia da Mente e delegou a outros aliados, como Loki e Ronan, o Acusador, a obtenção das demais Joias. O resultado é que ele acabou com nenhuma. Por isso, ele decidiu tomar as gemas por conta própria, sendo que três delas estão em Xandar (Joia do Poder), com o Colecionador (Joia da Realidade) e Loki (Joia do Espaço). Para azar da Terra, duas delas estão em nosso planeta: a Joia do Tempo, também conhecida como o Olho de Agamotto, está sob os cuidados do Doutor Estranho, enquanto a Joia da Mente foi fixada na testa do Visão. A Joia da Alma, por sua vez, tem localização desconhecida.

PUBLICIDADE

Quem vai ajudar o vilão serão seus poderosos agentes da Ordem Negra: Fauce de Ébano, Próxima Meia-Noite, Corvus Glaive e Estrela Negra. A ação na Terra deve se concentrar, principalmente, em Nova York e em Wakanda, e outra parte considerável da história vai se desenrolar no espaço. Por conta da ameaça inédita, “Vingadores: Guerra Infinita” vai promover encontros inéditos na tela grande, como os do Doutor Estranho com o Homem-Aranha e Homem de Ferro com os Guardiões da Galáxia, entre outros.

Vai ter ‘Guerra Infinita – Parte 2’?

Com tantos personagens envolvidos, uma das dúvidas que ainda persiste é saber como os Irmãos Russo vão conseguir dar espaço para tantos personagens num longa que terá duas horas e 36 minutos de duração. Outra é saber como eles conseguirão amarrar todas as pontas neste tempo, pois eles já afirmaram que esta não será uma história em duas partes, com “Vingadores 4” tendo outro enredo. Especulações não faltam, e elas envolvem viagens no tempo e até mesmo que o quarto longa seria uma adaptação de “Invasão Secreta”.
Tentar descobrir todos os segredos de “Vingadores: Guerra Infinita” antes de sua exibição pode ser considerado impossível, mas é inegável que a

PUBLICIDADE

Marvel conseguiu criar uma expectativa pelo seu novo longa que só encontra comparação com produções como o Episódio VII de “Star Wars”. Aliás, o sétimo filme da franquia espacial pode perder o posto de maior abertura nos cinemas americanos justamente para a produção do Marvel Studios: segundo o “The Wall Street Journal”, “Guerra Infinita” deve bater os US$ 247 milhões alcançados por “O despertar da Força” em 2017. Motivos para isso não faltam.

Um universo em constante expansão

Quais são os motivos que levam “Vingadores: Guerra Infinita” a causar tamanha expectativa? O primeiro – e principal – deles é a grandiosidade do projeto: não é apenas um longa que reúne uma penca de super-heróis (mais de 20!) contra um supervilão louco disposto a provocar um genocídio universal. Ele faz parte de um universo coeso desenvolvido há uma década pela Marvel e que chega a sua 19ª produção.

O cinema até possui franquias com mais filmes produzidos, como os protagonizados pelo espião James Bond e outras tantas mais longevas (“Star Trek”, “Star Wars”, “Indiana Jones”), mas nenhuma delas criou uma gama tão vasta e com tantos personagens e com histórias independentes, ainda que interligadas de alguma forma, convergindo para um determinado ponto no meio do caminho. Basta lembrar, por exemplo, que eventos ocorridos em longas como “Capitão: América: O primeiro Vingador” (2011), “Guardiões da Galáxia” (2014) e “Vingadores: Era de Ultron” (2015) tiveram repercussão em produções seguintes seguintes e na próxima história do MCU.

No princípio, havia Tony Stark
Esse processo foi pensado de forma meticulosa desde que Robert Downey Jr. vestiu pela primeira vez a armadura do Homem de Ferro, ainda em 2007, para o longa que estrearia em maio de 2008. Era aposta arriscada, pois o personagem não era popular sequer entre os leitores. Mas era o que a Marvel podia fazer, pois havia cedido os direitos para o cinema de diversos pesos-pesados (X-Men, Homem-Aranha, Quarteto Fantástico) na década anterior, quando esteve à beira da falência. A solução foi pensar a longo prazo, com a primeira das já famosas e aguardadas cenas pós-créditos mostrando Tony Stark sendo procurado por Nick Fury, com o então diretor da Shield falando de uma certa “Iniciativa Vingadores”.

Foi, na época, tudo que os fãs de HQs queriam ver, e o sucesso do longa garantiu que esse momento aconteceria no futuro. Mas esse futuro demorou quatro anos, pois a Marvel teve paciência para apresentar em seus filmes solo personagens como o Hulk, Capitão América e Thor, com a Viúva Negra e Gavião Arqueiro como coadjuvantes. Nesse meio tempo, um tal Tesseract apareceu na história, mas sem muito alarde.

Quando “Os Vingadores” chegou aos cinemas, em 2012, foi a apoteose da cultura nerd. Com direção do “nerd como a gente” Joss Whedon, o longa reuniu o sexteto de heróis para defender a Terra de Loki e uma invasão alienígena. Até hoje a Batalha de Nova York emociona. Em mais uma cena pós-créditos de arrepiar, Thanos aparece de perfil, com um sorriso maligno e enigmático, e todo mundo já imaginava que veríamos um “Vingadores 2” com um dos maiores vilões da Marvel.

Fase 2 e Fase 3

Mas não foi isso que aconteceu, e foi preciso esperar mais seis anos e outros 12 filmes para a chegada do vilão. A Marvel precisava, nesse período, criar toda uma trama que apresentasse não apenas novos personagens, mas também o McGuffin (termo popularizado por Alfred Hitchcock, que pode ser tanto um objeto ou objetivo desejado, assim como outro elemento motivador que o protagonista persegue, servindo de motor para o enredo) que motivasse o confronto entre heróis e o grande antagonista.

Daí foram apresentadas as demais Joias do Infinito (a primeira, lembra?, era o Tesseract), artefatos poderosos ambicionados por Thanos e que dariam a ele poder supremo, capaz de eliminar todas as formas de vida do universo, remodelar a realidade e o que mais imaginar. A gemas aparecerem em diversos longas desde então, enquanto a Marvel aproveitava para apresentar personagens como o Doutor Estranho, Guardiões da Galáxia, Homem-Formiga, Pantera Negra, a maioria deles envolvidos de alguma forma com as Joias. Para organizar tudo, os filmes foram divididos em Fases, com “Vingadores: Guerra Infinita” sendo o antepenúltimo antes do encerramento da Fase 3.

Heróis de milhões, e que rendem bilhões

Toda essa amarração rendeu, provavelmente, mais do que a Marvel poderia imaginar. A começar pelo fato de que a empresa foi comprada pela Disney em 2009, que percebeu logo no início o potencial que havia no MCU. Isso fica evidente nos números (ver box), com os 18 filmes já produzidos acumulando uma bilheteria mundial total de US$ 14,8 bilhões. No imaginário coletivo e da cultura pop, os personagens da editora se tornaram ícones conhecidos no mundo inteiro: hoje, é fácil encontrar nas ruas pessoas com camisas de personagens como o Capitão América, Homem de Ferro, Thor, tanto em adultos como em crianças, antecipando um futuro de jovens consumidores de filmes e produtos.

Pode-se incluir na lista, ainda, festas de aniversário temáticas, bonecos, canecas, jogos de cama, mesa e banho, jogos de tabuleiro, calçados, peças de vestuário em geral, jogos eletrônicos, parques temáticos, animações para TV e home video e seriados, que rendem muito mais dólares que os 4 US$ bilhões investidos pela Disney há quase dez anos – e um dos motivos para a empresa ter investido na compra da Fox, dona dos diretos dos X-Men e Quarteto, anunciada no final de 2017 e que ainda aguarda a aprovação dos órgãos responsáveis nos Estados Unidos.

Constelação Infinita
Os 18 filmes do Universo Cinematográfico Marvel também merecem destaque por outro motivo: devido a sua vastidão, o MCU reúne o que deve ser o maior elenco de estrelas de Hollywood em todos os tempos. Entre as mais de duas dezenas de protagonistas de “Guerra Infinita”, que conta com nomes já conhecidos como Robert Downey Jr., Chris Evans, Benedict Cumberbatch e Scarlett Johansson, ainda há as participações de Benicio del Toro e Gwyneth Patrow e as adições já confirmadas de Josh Brolin (Thanos), Carrie Coon (de “The leftlovers”), que faz a voz de Próxima Meia-Noite, e Peter Dinklage (“Game of Thrones”), que interpretou um personagem ainda não revelado. E entram na conta as especulações das aparições de Michael Douglas, Michelle Pfeiffer, Brie Larson e Samuel L. Jackson.

Além disso, não faltam medalhões e nomes de destaque que passaram pelos 18 longas anteriores, incluindo vencedores do Oscar. Essa lista inclui Tommy Lee Jones, Angela Bassett, Matt Damon, Sam Neill, Forest Whitaker, Anthony Hopkins, Cate Blanchet, Clark Gregg, Powers Boothe, Robert Redford, Cobie Smulders, Hugo Weaving, Jeff Bridges, Tim Roth, William Hurt, Liv Tyler, Sam Rockwell, Guy Pearce, Daniel Brühl, Marisa Tomei, Martin Freeman, Frank Grillo, Emily VanCamp, John Slattery, Stellan Skarsgård, Hayley Atwell, Dominic Cooper , Stanley Tucci, Toby Jones, Richard Armitage, Natalie Portman, Andy Serkis, Idris Elba, Linda Cardellini, Mickey Rourke, Olivia Munn, Rebecca Hall, Ben Kingsley, Miguel Ferrer, Chiwetel Ejiofor, Rachel McAdams, Mads Mikkelsen, Tilda Swinton, Jeff Goldblum, Tessa Thompson, Karl Urban, Christopher Eccleston, Jamie Alexander, Rene Russo, Adewale Akinnuoye-Agbaje, Glenn Close, John C. Reilly, Djimon Hounsou, David Hasselhoff, Elizabeth Debick, Michael Rosenbaum, Michelle Yeoh, Ving Rhames, Sylvester Stallone e Kurt Russell. Ufa. Será que faltou alguém?

Universo que rende bilhões
Os 18 filmes já lançados dentro do Universo Cinematográfico Marvel acumulam cerca de US$ 14,8 bilhões de bilheteria, sendo que cinco dessas produções ultrapassaram a marca do bilhão de dólares e três delas estão entre as dez maiores bilheterias mundiais de todos os tempos. A expectativa é que “Vingadores: Guerra Infinita” se torne o maior sucesso da Marvel Studios, mas dificilmente superará o quase US$ 3 bilhões de bilheteria do “Avatar” de James Cameron.

Quem é quem em “Guerra Infinita”

A grandiosidade do novo filme da Marvel é visível no seu elenco, e não apenas por contar com nomes como os de Robert Downey Jr., Josh Brolin e Benedict Cumberbatch. A produção reúne praticamente todos os heróis do MCU que deram as caras nas 18 produções anteriores (são mais de 20!), além de novos e antigos vilões e nomes que ainda são especulados, como os do Homem-Formiga e Vespa originais, a nova Vespa, Capitã Marvel e Nick Fury, entre outros. Um dos grandes mistérios até o momento é saber como os irmãos Russo vão conseguir dar tanto espaço para tanta gente na tela grande.

THANOS
(Josh Brolin)
Ele é mau, muito mau. E poderoso além da conta, sendo que sequer completou a Manopla do Infinito. Mas Thanos, o Titã Louco, é o über-vilão da Marvel que promete aparecer para destruir tudo desde a cena pós-créditos de “Os Vingadores”. Seu objetivo é bem simples: o universo é povoado demais, e ficaria bem melhor com metade da turma que anda por aí. Para concretizar seus planos, ele precisa das seis Joias do Infinito.
Apareceu em: “Os Vingadores” (2012, cena pós-créditos), “Guardiões da Galáxia” (2014), “Vingadores: Era de Ultron” (2015, cena pós-créditos)

Foto: Divulgação

HOMEM DE FERRO
(Robert Downey Jr.)
Personagem que iniciou o Universo Cinematográfico Marvel há dez anos, o alter ego do bilionário industrial, empresário e gênio Tony Stark é um dos membros fundadores dos Vingadores e desde a Batalha de Nova York espera pelo momento que uma ameaça ainda maior pode aniquilar não só a equipe de super heróis, mas também a humanidade e o universo.
Apareceu em: “Homem de Ferro” (2008), “O Incrível Hulk” (2008, cena pós-créditos), “Homem de Ferro 2” (2010), “Os Vingadores” (2012), “Homem de Ferro 3” (2013), “Vingadores: Era de Ultron” (2015), “Capitão América: Guerra Civil” (2016), “Homem-Aranha: De volta ao lar” (2017)

Foto: Divulgação

CAPITÃO AMÉRICA/NÔMADE
(Chris Evans)
Steve Rogers era um jovem sem condições físicas de lutar na II Guerra Mundial, mas sua força de vontade fez com que fosse escolhido para o Projeto do Supersoldado, que lhe deu força e resistência sobre-humanas. Após derrotar o Caveira Vermelha e a Hidra, foi dado como morto até ser resgatado, quase sete décadas depois, e ingressar nos Vingadores. Os acontecimentos mais recentes, porém, fizeram com que ele ficasse desiludido com o governo americano e até mesmo se tornasse um foragido após os eventos de “Capitão América: Guerra Civil”. Para o filme, ele utilizará a identidade de Nômade, assim como aconteceu nos quadrinhos nos anos 70.
Apareceu em: “Capitão América: O primeiro Vingador” (2011), “Os Vingadores” (2012), “Capitão América: O Soldado Invernal” (2014), “Vingadores: Era de Ultron” (2015), “Homem-Formiga” (2015, cena pós-créditos), “Capitão América: Guerra Civil” (2016) e “Homem-Aranha: De volta ao lar (2017, ponta e cena pós-créditos)

Foto: Divulgação

THOR
(Chris Hemsworth)
Herdeiro do trono de Asgard, o Deus do Trovão era o portador do martelo Mjolnir, que o ajudava a invocar relâmpagos e tempestades. Apesar de todo seu poder, o filho de Odin não conseguiu impedir a destruição de seu reino pelas mãos de Surtur e teve seu martelo místico destruído por Hela. Ajudou a resgatar os asgardianos sobreviventes antes de se deparar com uma das espaçonaves de Thanos.
Apareceu em: “Thor” (2011), “Vingadores” (2012), “Thor: O mundo sombrio” (2013), “Vingadores: A Era de Ultron” (2015), “Doutor Estranho” (2016, cena pós-créditos), “Thor: Ragnarok” (2017)

Foto: Divulgação

VIÚVA NEGRA
(Scarlett Johansson)
Natasha Romanoff foi treinado para se tornar uma espiã russa, mas posteriormente se bandeou para os lados da Shield. Foi designada pelo diretor da agência, Nick Fury, para vigiar Tony Stark (o Homem de Ferro) de perto e integrou a primeira formação dos Vingadores, vistos na Batalha de Nova York. Depois de ajudar o Capitão América e Falcão a impedirem os planos de dominação global da Hidra, tornou-se uma renegada quando ajudou Steve Rogers em “Capitão América: Guerra Civil”.
Apareceu em: “Homem de Ferro 2” (2010), “Os Vingadores” (2012), “Capitão América: O Soldado Invernal” (2014), “Vingadores: Era de Ultron” (2015) e “Capitão América: Guerra Civil” (2016)

Foto: Divulgação

GAVIÃO ARQUEIRO
(Jeremy Renner)
Clint Barton é um mestre na manipulação do arco e flecha que trabalhava para a Shield antes de se tornar um Vingador. Posteriormente, ele aposentou-se da carreira de herói para ficar com a família, mas voltou à ativa devido ao Tratado de Sokovia, que resultou na divisão dos Vingadores entre as facções do Homem de Ferro e Capitão América.
Apareceu em: “Thor” (2011), “Os Vingadores” (2012), “Vingadores: A Era de Ultron” (2015) e “Capitão América: Guerra Civil” (2016)

Foto: Divulgação

HULK
(Mark Ruffalo)
O alter ego do cientista Bruce Banner é o único Vingador capaz de rivalizar – alguns diriam superar – em força física o asgardiano Thor. A dificuldade em controlar toda sua fúria, porém, fez com que o herói abandonasse a equipe após o ataque de Ultron a Sokovia. Ele foi parar no distante planeta Sakaar depois de ser arrastado para um buraco de minhoca e forçado a se tornar um gladiador na arena do Grão-Mestre, conseguindo sua liberdade ao se reencontrar com o Deus do Trovão. Ainda não se sabe como ele vai parar na Terra.
Apareceu em: “O Incrível Hulk” (2008, interpretado por Edward Norton), “Os Vingadores” (2012), “Homem de Ferro 3” (2013, cena pós-créditos como Bruce Banner), “Os Vingadores: Era de Ultron” (2015) e “Thor: Ragnarok” (2017)

Foto: Divulgação

VISÃO
(Paul Bettany)
O sintozoide (criatura mecânica construída com órgãos humanos artificiais) foi criado pelo robô Ultron, que planejava utilizá-lo para derrotar os Vingadores, e por causa disso deu a ele uma das Joias do Infinito (a da Mente). O Visão, porém, rebelou-se contra seu criador e desde então integra a superequipe.
Apareceu em: “Vingadores: A Era de Ultron” (2015) e “Capitão América: Guerra Civil” (2016)

Foto: Divulgação

PANTERA NEGRA
(Chadwick Boseman)
T’Challa assumiu o trono de Wakanda após a morte de seu pai, o Rei T’Chaka, uma das vítimas do atentado terrorista ocorrido durante as negociações do Tratado de Sokovia. O início de seu reinado foi conturbado devido à ameaça do vilão Killmonger, mas conseguiu retomar o posto de soberano de Wakanda. Recentemente, foi às Nações Unidas e revelou que a nação africana, até então considerada uma das mais pobres e fechadas do mundo, era na realidade o país mais desenvolvido do planeta.
Apareceu em: “Capitão América: Guerra Civil” (2016) e “Pantera Negra” (2018)

Foto: Divulgação

HOMEM-ARANHA
(Tom Holland)
A inclusão do personagem no Universo Cinematográfico da Marvel foi comemorado pelos fãs em 2015, quando a Sony e Disney (dona da Marvel) firmaram acordo para sua utilização nas produções da Marvel Studios. O adolescente Peter Parker começou sua carreira como vigilante impedindo pequenos crimes na região do Queens, em Nova York, e passou a ser vigiado de perto por Tony Stark. Foi recrutado para atuar com os Vingadores – quando ganhou um uniforme tecnológico – devido à cisão na equipe por causa do Tratado de Sokovia, e continua a ser tutelado pelo Homem de Ferro.
Apareceu em: “Capitão América: Gurra Civil” (2016) e “Homem-Aranha: De volta ao lar” (2017)

DOUTOR ESTRANHO
(Benedict Cumberbatch)
Atual Mago Supremo da Terra, Stephen Strange era um cirurgião arrogante que, após sofrer um acidente, perdeu a capacidade de exercer a profissão. Desesperado, ele foi parar no Nepal, onde se tornou discípulo da Anciã nas artes místicas e responsável por derrotar Dormammu.
Apareceu em: “Doutor Estranho” (2016) e “Thor: Ragnarok” (2017)

Foto: Divulgação

FEITICEIRA ESCARLATE
(Elizabeth Olsen)
Irmã de Pietro, o Mercúrio, Wanda Maximoff é uma das personagens que mais teve sua origem alterada para o cinema. Ela está num limbo de direitos para a tela grande envolvendo a Disney e a Fox, que detém os direitos dos personagens mutantes da Marvel. Por isso, ela deixou de ter o poder de alterar as probabilidades (e também não é versada nas artes místicas) e possui apenas a capacidade de telecinese. Ela e o irmão – já falecido – foram resgatados pelos Vingadores das mãos do Barão Strucker, e integra a equipe desde então.
Apareceu em: “Capitão América: O Soldado Invernal” (2014, cena pós-créditos), “Vingadores: Era de Ultron” (2015) e “Capitão América: Guerra Civil” (2016)

Foto: Divulgação

MÁQUINA DE COMBATE
(Don Cheadle)
James Rhodes era um oficial da Força Aérea dos EUA e amigo de Tony Stark antes de utilizar a armadura do Máquina de Combate, versão militarizada do Homem de Ferro. Passou a integrar os Novos Vingadores após o ataque de Ultron a Sokovia e ficou paraplégico durante a batalha entre os heróis na Alemanha.
Apareceu em: “Homem de Ferro” (2008, interpretado por Terrence Howard), “Homem de Ferro 2” (2010), “Homem de Ferro 3” (2013), “Vingadores: Era de Ultron” (2015) e “Capitão América: Guerra Civil” (2016)

Foto: Divulgação

BUCKY BARNES/SOLDADO INVERNAL/LOBO BRANCO
(Sebastian Stan)
Buck Barnes era o melhor – na verdade o único – amigo de Steve Rogers e se tornou seu parceiro nos combates da II Guerra Mundial, quando este se tornou o Capitão América. Foi dado como morto após impedirem uma operação da Hidra, mas foi resgatado pelos soviéticos e transformado no Soldado Invernal em um processo de lavagem cerebral. Ele permanecia em animação suspensa e era ativado apenas para executar as missões, como a que matou os pais de Tony Stark. Teve suas memórias recuperadas pelos cientistas de Wakanda.
Apareceu em: “Capitão América: O primeiro Vingador” (2011), “Capitão América: O Soldado Invernal” (2014), “Homem-Formiga” (2015, cena pós-créditos), “Capitão América: Guerra Civil” (2016) e “Pantera Negra” (2018, cena pós-créditos)

Foto: Divulgação

LOKI
(Tom Hiddleston)
Irmão adotivo de Thor e filho dos Gigantes de Gelo de Jotunheim, o Deus da Trapaça não apenas sente inveja do Deus do Trovão, como tramava desde início destronar Odin e se tornar o soberano de Asgard. Após ver sua investida inicial fracassar, alia-se a Thanos para liderar a invasão dos Chitauri à Terra. Mais uma vez derrotado, é levado à Asgard, onde se aproveita do desaparecimento de Odin para assumir sua forma – e o trono. Com a destruição de Asgard, ele acompanha seu irmão – que não sabe que ele está com a Joia do Espaço – e os demais sobreviventes na nave que é abordada por Thanos (ou um de seus acólitos).
Apareceu em: “Thor” (2011), “Os Vingadores” (2012), “Thor: O Mundo Sombrio” (2013), “Thor: Ragnarok” (2017)

Foto: Divulgação

FALCÃO
(Anthony Mackie)
Sam Wilson é um ex-militar americano que ajuda colegas de farda com traumas físicos e psicológicos. Ele se torna amigo de Steve Rogers, o Capitão América, e o auxilia a impedir os planos de dominação mundial da Hidra. Passa a integrar os Vingadores após a equipe derrotar o androide Ultron.
Apareceu em: “Capitão América: O Soldado Invernal” (2014), “Vingadores: Era de Ultron” (2015), “Homem-Formiga” (2015), “Capitão América: Guerra Civil (2016)

Foto: Divulgação

HOMEM-FORMIGA
(Paul Rudd)
Scott Lang, criminoso especialista em roubos à procura de uma vida honesta, é recrutado pelo Homem-Formiga original, Hank Pym, para assumir seu lugar e recuperar o traje que está sendo construído pelo seu antigo sócio com fins militares. Quando o Capitão América se torna um foragido por conta da Guerra Civil, Lang é convocado pelo Falcão para auxiliar Steve Rogers. Ele é preso ao final do combate, mas é resgatado pelo próprio Capitão.
Apareceu em: “Homem-Formiga” (2015) e “Capitão América: Guerra Civil” (2016)

Foto: Divulgação

PETER QUILL/SENHOR DAS ESTRELAS
(Chris Pratt)
O terráqueo Peter Quill é sequestrado ainda na infância pelo alienígena Youndu Udonta e passa a integrar – contra sua vontade – uma das gangues dos Saqueadores. Anos depois, como o Senhor das Estrelas, ele tenta vender um artefato, o Orbe, sem saber que este contém uma das Joias do Infinito, e por conta disso conhece os futuros integrantes dos Guardiões da Galáxia. Mais para frente, após entregar o Orbe para a Tropa Nova, ele descobre que é filho de Ego, o Planeta Vivo, e impede os palnos de genocídio intergalático do Celestial.
Apareceu em: “Guardiões da Galáxia” (2014) e “Guardiões da Galáxia Vol. 2” (2017)

Foto: Divulgação

GAMORA
(Zoe Saldana)
Natural do planeta Zen-Whoberi, Gamora teve seus pais mortos por Thanos e foi adotada pelo Titã Louco, que a treinou de forma cruel para ser uma de suas agentes. Ela foi obediente ao seu pai até descobrir que este planejava dar a Joia do Poder para que Ronan, o Acusador destruísse Xandar. Após frustrar seus planos, tem integrado os Guardiões da Galáxia ao mesmo tempo em que busca encontrar uma forma de deter Thanos.
Apareceu em: “Guardiões da Galáxia” (2014) e “Guardiões da Galáxia Vol. 2” (2017)

Foto: Divulgação

DRAX O DESTRUIDOR
(Dave Bautista)
Oriundo de uma raça desconhecida, Drax buscava vingança contra Ronan, o Acusador, que devastou seu planeta e matou sua família. Dotado de força física impressionante, tem dificuldades para entender metáforas mas, ao mesmo tempo, desenvolveu fortes laços familiares com os colegas dos Guardiões da Galáxia e um senso de humor peculiar. Também expressa suas opiniões de forma direta, sem rodeios.
Apareceu em: “Guardiões da Galáxia” (2014) e “Guardiões da Galáxia Vol. 2” (2017)

Foto: Divulgação

GROOT
(Voz de Vin Diesel)
Árvore humanoide de fala limitada (que se resume a “Eu sou Groot) nascida no Planeta X, Groot era um caçador de recompensas ao lado do “guaxinim” Rocket (Rocky) Racoon antes de se sacrificar a fim de impedir que Ronan, o Acusador tomasse posse da Joia do Poder. Ainda que o Groot original tenha morrido, segundo o diretor James Gunn, uma de suas partes foi “plantada” e ele retornou como o simpático, fofo e temperamental Baby Groot.
Apareceu em: “Guardiões da Galáxia” (2014) e “Guardiões da Galáxia Vol. 2” (2017)

Foto: Divulgação

ROCKET
(Voz de Bradley Cooper)
Rocket (Rocky) Racoon é uma espécie de “guaxinim espacial” utilizado em experiências genéticas e cibernéticas ilegais. Como resultado, tornou-se um expert em armamentos, atirador habilidoso e gênio da estratégia. Os traumas passados em laboratório, entretanto, fazem com que tenha dificuldades em desenvolver amizades e confiar nos outros, além de um senso de humor bizarro. Apesar disso, é um membro indispensável dos Guardiões da Galáxia.
Apareceu em: “Guardiões da Galáxia” (2014) e “Guardiões da Galáxia Vol. 2” (2017)

Foto: Divulgação

MANTIS
(Pom Klementieff)
A ingênua e inocente Mantis é uma alienígena com o dom da empatia, o que faz com que ela sinta as emoções dos outros quando os toca. Ela é responsável por ajudar Ego, o Planeta Vivo a repousar, mas decide ajudar os Guardiões da Galáxia ao perceber as intenções do seu mestre.
Apareceu em: “Guardiões da Galáxia Vol. 2” (2017)

Foto: Divulgação

NEBULA
(Karen Gillan)
Assim como Gamora, a alienígena da espécie Luphomoid foi “adotada” por Thanos para se tornar uma de suas principais assassinas. Ela desenvolveu um imenso rancor por sua “irmã” desde a infância por ter passado por alterações cibernéticas cruéis sempre que era derrotada por ela. Os acontecimentos mais recentes, porém, fizeram com que ele se reconciliasse com Gamora e decidisse partir em busca de vingança contra Thanos.
Apareceu em: “Guardiões da Galáxia” (2014) e “Guardiões da Galáxia Vol. 2” (2017)

Foto: Divulgação

Uma trajetória de dez anos e 18 filmes

O Universo Cinematográfico da Marvel teve início há uma década, com o lançamento de “Homem de Ferro”, e desde então a Marvel já lançou 18 produções em que muitas histórias, situações, personagens, têm influência nos acontecimentos seguintes. Ao seguir o conceito de continuidade tão caro aos fãs de quadrinhos, o estúdio dividiu os longas em fases, sendo que a Fase 1 foi encerrada com “Os Vingadores” (2012) e a Fase 2 teve como ápice “Vingadores: Era de Ultron” (2015).

“Vingadores: Guerra Infinita” é a antessala para o final da Fase 3, que ainda terá “Homem-Formiga e a Vespa” (5 de julho), “Capitã Marvel” (6 de março de 2019) e o quarto filme dos Vingadores, cujo título oficial é guardado a sete chaves e que tem lançamento previsto para 2 de maio de 2019.

A seguir, um pequeno resumo do que rolou nestes dez anos de aventuras.

HOMEM DE FERRO (2008)
Direção: Jon Favreau
O bilionário Tony Stark é o principal fornecedor de armas do Exército americano, mas ao ser sequestrado por terroristas fica à beira da morte e constrói uma armadura para salvar sua vida. Ao retornar para os EUA, desenvolve o traje do Homem de Ferro e entra em conflito com o Obadiah Stane, que planeja se apossar de sua empresa. Ao final do filme, revela sua identidade secreta.

Foto: Divulgação

O INCRÍVEL HULK (2008)
Direção: Louis Leterrier
Refugiado no Brasil, o cientista Bruce Banner tenta encontrar uma cura para que não volte mais a se transformar no Hulk, porém é encontrado pelo general Ross. Ele consegue escapar e retorna aos EUA, onde terá que enfrentar o Abominável, criatura com poderes semelhantes ao do Gigante Esmeralda e fruto de uma experiência que tenta dar continuidade ao Projeto do Supersoldado.

HOMEM DE FERRO 2 (2010)
Direção: Jon Favreau
Tony Stark é pressionado pelo governo americano a ceder a tecnologia da armadura do Homem de Ferro, mas resiste à pressão ao mesmo tempo em que precisa lidar com sua saúde em declínio. Ele também precisa lidar com as ameaças do cientista Ivan Vanko, que desenvolveu tecnologia parecida em busca de vingança, e de seu rival Justin Hammer, que cria armaduras inspiradas na Mark II.

THOR (2011)
Direção: Kenneth Branagh
Thor é banido à Terra (Midgard) após reiniciar uma antiga guerra, e só poderá voltar a empunhar o martelo Mjolnir quando mostrar-se novamente digno. Aproveitando-se do Sono de Odin para assumir o trono de Asgard, Loki planeja matar seu pai adotivo e Thor, e para garantir o fim de seu irmão envia o Destruidor até nosso planeta. A Ponte Bifrost, que liga Asgard e Midgard, é destruída.

CAPITÃO AMÉRICA: O PRIMEIRO VINGADOR (2011)
Direção: Joe Johnston
Depois de ser reprovado diversas vezes pelo Exército, o franzino Steve Rogers aceita participar do projeto que daria toda uma geração de super soldados aos EUA. Único voluntário a receber o Soro do Supersoldado, ele assume a identidade do Capitão América e parte para a Europa a fim de deter os planos do Caveira Vermelha, da Hidra, que planeja utilizar o Tesseract para ajudar os nazistas a vencerem a II Guerra Mundial. O Capitão América consegue deter os planos do vilão, mas é dado como morto e só reaparece décadas depois, quando é encontrado em animação suspensa no Ártico.

OS VINGADORES (2012)
Direção: Joss Whedon
Loki surge na Terra de posse da Joia da Mente e controla o Gavião Arqueiro e Alexander Selvig. Ele se deixa prender pelos Vingadores com o objetivo de roubar o Tesseract e, assim, abrir um portal para a invasão dos alienígenas Chitauri – o que acaba acontecendo. O vilão, entretanto, é derrotado pelos Vingadores na Batalha de Nova York e levado por Thor de volta a Asgard, com o Tesseract. O que os heróis não sabem é que Loki recebeu uma das Joias do Infinito do próprio Thanos.

Foto: Divulgação

HOMEM DE FERRO 3 (2013)
Direção: Shane Black
Ainda abalado pela Batalha de Nova York, Tony Stark busca descobrir o paradeiro do terrorista Mandarim. Ele descobre, depois, que tudo não passava de uma cortina fumaça perpetrada pelo criador da IMA (Ideias Mecânicas Avançadas), Aldrich Killian, criador do vírus Extremis e que é mais um a buscar vingança contra o bilionário, planejando culpá-lo pelo assassinato do presidente dos Estados Unidos.

THOR: O MUNDO SOMBRIO (2013)
Direção: Alan Taylor
Thor lidera os exércitos de Asgard e garante pela primeira vez em séculos a paz em todos os Nove Reinos. A tranquilidade dura pouco, pois a humana Jane Foster é inadvertidamente possuída pelo Éter (a Joia da Realidade), escondido a mando de Bor há muitos séculos. Isto faz com que Malekith e os elfos negros despertem dispostos a devolverem o universo à escuridão profunda. O elfo consegue se apossar do artefato, porém é derrotado por Thor e seus aliados em Londres. O Éter é entregue pelos asgardianos ao Colecionador, pois consideram perigoso o reino ter a posse de duas das Joias do Infinito – a outra é a Joia do Espaço, o Tesseract.

CAPITÃO AMÉRICA: O SOLDADO INVERNAL (2014)
Direção: Joe e Anthony Russo
Steve Rogers passa a desconfiar das intenções da Shield quando Nick Fury revela ao herói que estão sendo construídos três aeroporta-aviões de forma sigilosa. Posteriormente, o próprio Fury diz ao Capitão América que a Shield foi comprometida, antes de ser atacado pelo Soldado Invernal. Além da revelação de que o agente inimigo é o seu antigo amigo Bucky Barnes, Rogers descobre que a Hidra se infiltrou na Shield e pretende utilizar os aeroporta-aviões para matar milhares de alvos. Ele consegue derrotar a organização terrorista com o auxílio da Viúva Negra, do Falcão e de Nick Fury, que havia sido dado como morto.

GUARDIÕES DA GALÁXIA (2014)
Direção: James Gunn
O terráqueo Peter Quill planeja entregar um objeto conhecido como Orbe para um negociante em Xandar, o que o coloca em rota de colisão com Gamora, Rocket e Groot. Após serem presos, os quatro se unem a Drax, o Destruidor e fogem da prisão. Eles descobrem que o Orbe, na verdade, guarda a Joia do poder e que o kree Ronan, o Acusador planeja utilizá-la para destruir Xandar. O quinteto consegue derrotar o vilão, mas lamenta a morte de Groot. A Joia do poder é entregue à Tropa Nova e os cinco decidem permanecer unidos como os Guardiões da Galáxia.

VINGADORES: ERA DE ULTRON (2015)
Direção: Joss Whedon
Os Vingadores precisam confrontar a decisão do Homem de Ferro de desenvolver uma inteligência artificial para a proteção mundial. A criação, porém, acredita que a paz se dará apenas com a destruição da humanidade e assume a identidade de Ultron, fugindo e criando o sintozoide Visão, em quem coloca a Joia da Mente. Seus objetivos são frustrados no (fictício) país europeu de Sokovia, quando sua criação se alia aos Vingadores. Mercúrio morre durante o combate, e o Homem de Ferro e Gavião Arqueiro deixam a equipe. Hulk é dado como desaparecido. Os Novos Vingadores passam a contar com Capitão América, Viúva Negra, Máquina de Combate, Feiticeira Escarlate, Visão e Falcão.

HOMEM-FORMIGA (2015)
Direção: Peyton Reed
Scott Lang é um criminoso recém-saído da prisão que planeja levar uma vida honesta. Como seu passado o precede, ele topa participar de mais uma ação criminosa, sem saber que ela foi tramada pela própria “vítima”: o Homem-Formiga original, que o convence a tentar roubar um traje semelhante ao desenvolvido por ele construído por seu ex-sócio, porém com objetivos nada heróicos. Lang aceita a missão e consegue derrotar o Jaqueta Amarela.

CAPITÃO AMÉRICA: GUERRA CIVIL (2016)
Direção: Joe e Anthony Russo
A crise provocada por Ultron faz com que os governos mundiais elaborem o Tratado de Sokovia, que pretende estabelecer parâmetros para as atividades dos heróis. A situação piora quando uma missão na Nigéria dá errado e um atentado na Áustria, atribuído ao Soldado Invernal, mata várias pessoas, incluindo o rei de Wakanda. Os Vingadores se dividem quanto ao tratado, o que coloca o Capitão América e Homem de Ferro em lados opostos. O grupo, agora desunido, entra em combate, e o confronto termina apenas quando se descobre a verdade sobre o Soldado Invernal e o responsável pelo atentado, Helmut Zemo. Os aliados do Capitão América chegam a ser presos, mas são libertados por Steve Rogers.

DOUTOR ESTRANHO (2016)
Direção: Scott Derrickson
Stephen Strange é um cirurgião tão brilhante quanto arrogante, mas que perde a sensibilidade nas mãos após um acidente. Desesperado em encontrar uma cura, vai até Kamar-Taj, no Nepal, onde é desperto pela Anciã para o universo das artes místicas. Quando sua mentora é assassinada, cabe a ele deter os planos de Kaecillius, que pretende entregar nossa dimensão para Dormammu a fim de terem a eternidade. Strange é bem sucedido na empreitada e se torna o Mago Supremo da Terra.

Foto: Divulgação

GUARDIÕES DA GALÁXIA VOL. 2 (2017)
Direção: James Gunn
Os Guardiões da Galáxia entram em conflito com a raça dos Soberanos e são salvos por uma figura misteriosa, que revela posteriormente ser o pai de Peter Quill. O reencontro feliz, porém, esconde o fato de que o alienígena é Ego, o Planeta Vivo, um Celestial que pretende utilizar Quill para espelhar sua essência por inúmeros planetas, o que causaria um genocídio de proporções incalculáveis. O grupo, com o auxílio de Mantis, Youndu Udonta e Nebula consegue destruir Ego, mas o preço foi a morte de Youndu e a perda dos poderes recém-descobertos pelo Senhor das Estrelas.

HOMEM-ARANHA: DE VOLTA AO LAR (2017)
Direção: Jon Watts
Após ser recrutado por Tony Stark para a batalha resultante da cisão entre os Vingadores, o adolescente Peter Parker volta à rotina de estudos e vigilância no bairro nova-iorquino do Queens, sempre tutelado pelo Homem de Ferro. Seu excesso de confiança, entretanto, faz com que tente impedir os planos de vingança do Abutre. Quando quase provoca uma tragédia, ele perde os privilégios concedidos por Stark, mas tem uma chance de se redimir quando descobre a verdadeira identidade do Abutre e derrota o vilão.

THOR: RAGNAROK (2017)
Direção: Taika Waititi
Ao tentar descobrir o paradeiro das outras Joias do Infinito, Thor é preso por Surtur e descobre que Odin está desaparecido e que Loki tem se passado por ele, além de que o Ragnarok, o Apocalipse asgardiano se aproxima. Para piorar, o pai de Thor morre, Hela se liberta, destroi o martelo Mjolnir e invade Asgard. Thor vai parar em Sakaar, onde se torna um combatente na arena do Grão-Mestre. É neste local que ele reencontra o Hulk, e os dois retornam a Asgard a tempo de impedir os planos de Hela. Para isso, porém, ele precisa entregar o reino a Surtur, que concretiza a profecia do Ragnarok enquanto os poucos asgardianos sobreviventes conseguem fugir.

PANTERA NEGRA (2018)
Direção: Ryan Coogler
Com a morte do rei T’Chaka, cabe a T’Challa assumir o trono de Wakanda, (fictício) país africano visto como nação de terceiro mundo mas que na verdade é a mais desenvolvida do planeta. O início de seu reinado não é fácil, pois precisa enfrentar a ameaça de Erik Killmonger, filho até então desconhecido de seu falecido tio, N’Jobu, que planeja tomar o trono para utilizar os recursos militares de Wakanda para os oprimidos de todo mundo se insurgirem. Ele derrota o T’Challa e toma para si a posição de Pantera Negra, mas T’Challa é auxiliado por familiares, amigos e do ex-rival W’Kabi para impedir os planos de Killmonger. Ao contrário de seus antecessores, o Pantera Negra decide dividir os avanços tecnológicos de Wakanda com o resto do mundo.

Tudo joia ou metade é roupa?

O grande McGuffin do Universo Cinematográfico Marvel em geral – e de “Vingadores: Guerra Infinita” em particular – são as Joias do Infinito. Desde que a Joia do Espaço apareceu em “Thor” (2011), descobrimos aos poucos que elas estão espalhadas por diversos pontos do universo. Criadas pelas chamadas Entidades Cósmicas (Morte, Entropia, Infinito e Eternidade), cada uma tem uma propriedade especial, e reunidas na Manopla do Infinito darão ao seu proprietário poder considerado infinito e absoluto sobre todo o universo. E é por isso que Thanos está à procura delas, para assim concretizar seus planos de genocídio universal. Como a Terra abriga pelo menos duas das joias, o vilão está a caminho de nosso planeta e não vai medir esforços para obtê-las.

Joia do Espaço
Primeira das Joias do Infinito a aparecer no Universo Cinematográfico da Marvel, a Joia do Espaço está contida no Tesseract, artefato que o Caveira Vermelha e a Hidra utilizaram para produzir armas durante a II Guerra Mundial. Seu principal atributo, porém, é permitir ao seu proprietário deslocar-se a qualquer local do universo. Além do Caveira Vermelha, já esteve sob os cuidados das Entidades Cósmicas, Loki, Shield, o Guardião da Igreja e Howard Stark.
Com quem estava? Odin
Apareceu em: “Thor” (2011), “Capitão América: O primeiro Vingador” (2011), “Os Vingadores” (2012), “Thor: Ragnarok” (2017)

Foto: Divulgação

Joia da Mente
A Joia da Mente pode manipular mentes e criar inteligência artificial. Foi utilizada por Loki – que a recebeu do próprio Thanos – na invasão dos Chitauri à Terra, mas com sua derrota o artefato ficou sob os cuidados dos Vingadores. Ela foi roubada por Ultron, que a usou para dar vida ao sintozoide Visão. Além destes, já esteve sob posse das Entidades Cósmicas e da Hidra.
Com quem estava? Visão
Apareceu em: “Os Vingadores” (2012), “Capitão América: O Soldado Invernal” (2014, cena pós-créditos), “Vingadores: Era de Ultron” (2015), “Capitão América: Guerra Civil” (2016)

Foto: Divulgação

Joia da Realidade
Única das pedras a não ter forma física, a Joia da Realidade está mais ligada a Asgard, pois já esteve – além das Entidades Cósmicas – com Malekith e Bor, e posteriormente com a humana Jane Foster. Ela tem a capacidade de manipular a realidade e pode fornecer força quase ilimitada a um hospedeiro.
Com quem estava? O Colecionador
Apareceu em: “Thor: O Mundo Sombrio” (2013)

Foto: Divulgação

Joia do Poder
A Joia do Poder confere ao seu proprietário a capacidade de manipulação de energia, força e resistência aprimoradas, além de aumentar as capacidades sobre-humanas – caso o sujeito as possua. É poder suficiente para destruir, sozinho, um planeta inteiro. Já esteve com as Entidades Cósmicas, Celestiais, Senhor das Estrelas e Ronan, o Acusador.
Com quem estava? Com a Corporação Nova, em Xandar
Apareceu em: “Guardiões da Galáxia” (2014)

Foto: Divulgação

Joia do Tempo
Atualmente contida no interior do Olho de Agamotto, a Joia do Tempo tem a capacidade de manipular o tempo, e foi a forma que o Doutor Estranho encontrou para ludibriar o demônio Dormammu e salvar nossa realidade. Além das Entidades Cósmicas, já passou pelas mãos de Agamotto (o primeiro Mago Supremo) e da Anciã.
Com quem estava? Doutor Estranho
Apareceu em: “Doutor Estranho” (2016), “Thor: Ragnarok” (2017)

Foto: Divulgação

Joia da Alma
Um dos grandes mistérios de “Vingadores: Guerra Infinita” é saber o paradeiro da Joia da Alma, que em nenhum momento apareceu nos filmes da Marvel e é motivo das mais diversas teorias e especulações – todas erradas até agora. O que se sabe é que foi criada pelas Entidades Cósmicas e tem o poder de criar e controlar todas as formas de vida do universo, e por isso é a mais poderosa das Joias do Infinito.

Sair da versão mobile