Ícone do site Tribuna de Minas

Ratazana abre inscrições para Mostra Competitiva Sem Esportiva

Erik RK e Marizotica 2
PUBLICIDADE

A quarta edição da Mostra Ratazana, festival alternativo de filmes de Juiz de Fora, vai acontecer, neste ano, entre os dias 14 e 16 de abril, no Museu Ferroviário. As inscrições para participar da Mostra Competitiva Sem Esportiva estão abertas e vão até este domingo (26). Tanto o regulamento quanto o formulário de inscrição estão disponíveis no site.

O festival aceita curtas-metragens de baixo orçamento de todos os gêneros. No entanto, é necessário que os vídeos tenham sido produzidos entre 2020 e 2023, com no máximo 15 minutos de duração. Eles devem ter sido realizados no Brasil, por maiores de 18 anos. Caso algum trecho esteja em língua estrangeira ou o vídeo inteiro, é necessário incluir as legendas em português. Além disso, eles devem apresentar pelo menos uma medida de acessibilidade, sendo elas: legenda, closed caption, audiodescrição ou libras.

PUBLICIDADE

A primeira edição da Ratazana aconteceu em 2014, em um bar no Bairro São Mateus. A proposta já ali era criar um formato acessível para exibir e debater a produção audiovisual, principalmente aquelas que não costumam ser contempladas em outros festivais de cinema. As edições de 2018 e 2019 integraram a agenda noturna do Festival Primeiro Plano.

PUBLICIDADE

Desde o nome à ideia, a mostra traz referências ao Cinema Marginal, que foi um movimento de contracultura dos anos 1960 e 1670, tendo sido responsável por grande parte dos filmes de baixo orçamento e experimentais da época, pensando, inclusive, no que era, afinal, o cinema até então. Esses filmes eram, de certa forma, rejeitados por festivais e, com isso, foi estimulado o surgimento de mostras paralelas para suas exibições.

Os filmes escolhidos para compor a Ratazana, então, se encaixam nesse perfil, por também serem rejeitados em festivais de médio porte, seja pela linguagem, tamanho ou pelo modelo. Além disso, é comum que produções sejam pensadas especificamente para a mostra, que se dedica a lançar novos trabalhos em suas edições. Tudo isso com a proposta de buscar espontaneidade e diversidade na programação.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile