O Projeto Futuros Ancestrais está com inscrições abertas para o Laboratório de Artes, Corpo, Memória e Imaginação, que propõe um ciclo gratuito de formação com 16 encontros. A iniciativa conta com aulas de fotografia, pintura, performance e outras linguagens artísticas, que serão realizadas no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), às segundas e quartas-feiras, às 18h. As inscrições podem ser realizadas no link disponível no Instagram do projeto, @futuros_ancestrais.
Durante os encontros, os inscritos poderão aprender sobre desenho, pintura, colagem, fotografia, performance, corpo e movimento, além da criação de objetos e instalações artísticas. O laboratório tem inspiração nas perspectivas afrofuturistas e na valorização de conhecimentos afro-brasileiros e indígenas, buscando ampliar o acesso à formação artística e estimular a construção de novos imaginários.
O projeto pretende criar um espaço de troca, investigação e criação coletiva, mostrando que a memória pode ser recriada e que a imaginação desempenha um papel fundamental na construção de futuros possíveis. Ao final dos encontros, os participantes são convidados a realizar criações autorais.
O percurso formativo será organizado em quatro movimentos: Despertar, Escutar, Fabular e Transmutar. As atividades começam com investigações sobre identidade, corpo e memórias individuais, avançam para experiências coletivas e reflexões sobre ancestralidade e território e chegam à criação de narrativas, imagens e futuros possíveis.
Todo o processo resultará em uma exposição coletiva, reunindo trabalhos desenvolvidos durante o laboratório e compartilhando com o público os diferentes caminhos de criação.
O Futuros Ancestrais, idealizado por Andressa Silva, Jóa Cedro e Gabriella Frazão, também contará com a participação de artistas e educadores convidados. A iniciativa busca fortalecer espaços de criação e formação artística em Juiz de Fora, valorizando narrativas, memórias e perspectivas historicamente pouco representadas nos espaços culturais.
Serviço
Futuros Ancestrais – Laboratório de Artes, Corpo, Memória e Imaginação
Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) – Av. Getúlio Vargas, 200, Centro
Encontros às segundas e quartas-feiras, às 18h
Inscrições gratuitas
*Estagiária sob a supervisão da editora Cecilia Itaborahy

