Ícone do site Tribuna de Minas

Edital ‘Pau-Brasil’ é lançado com investimento de R$ 300 mil

edital "pau-brasil"
edital "pau-brasil"
Mário de Andrade (primeiro à esquerda, no alto), Rubens Borba de Moraes (sentado, segundo da esquerda para a direita) e outros modernistas de 1922, dentre os quais Tácito de Almeida, Alcântara Machado, Guilherme de Almeida e Yan de Almeida Prado (Foto: Domínio público)
PUBLICIDADE

A Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) lançou nesta quinta-feira (21) o edital “Pau-Brasil”, com investimento de R$ 300 mil. Dentro do Programa Cultural Murilo Mendes, esse é o quarto edital disponibilizado e conta com recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fumic). O objetivo é fomentar projetos culturais e iniciativas artísticas que se relacionem diretamente com as comemorações dos cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922. Serão contemplados 15 projetos com o valor bruto de R$ 20 mil cada. Podem concorrer ao patrocínio cultural projetos de caráter artístico-cultural em qualquer segmento ou até interdisciplinares, desde que se relacionem com a temática da Semana de 1922.

As inscrições estão abertas e visam a propostas de formação/capacitação, produção, circulação e pesquisa no âmbito cultural que atendam o tema. Elas devem obrigatoriamente ser feitas por pessoas físicas maiores de 14 anos, residentes em Juiz de Fora há um ano ou mais, incluindo imigrantes estrangeiros (desde que estejam em situação regular no país). O edital completo pode ser conferido no site PJF. Para se inscrever de forma on-line, é preciso enviar a proposta até o dia 7 de novembro através da plataforma Prefeitura Ágil, via aplicativo “1Doc”, disponível também no site.

PUBLICIDADE

A inscrição presencial deve ser realizada na sede da Funalfa (Avenida Rio Branco 2.234 – Centro) até 5 de novembro, às 17h30, mediante agendamento pelo WhatsApp (98447-0403). De acordo com a Funalfa, essa modalidade deve ser feita obrigatoriamente para menores de 18 anos e preferencialmente para pessoas com dificuldade de acesso à internet.

Semana de Arte Moderna

A Semana de Arte Moderna ocorreu em 1922 e foi um divisor de águas na cultura brasileira. Seus desdobramentos impactaram todo o país e mudaram os rumos da pintura, literatura e música. Esse projeto artístico buscou romper com correntes conservadoras e criar uma estética inovadora que se propunha a valorizar a identidade cultural brasileira.

O edital leva o nome “Pau-Brasil” justamente em homenagem ao “Manifesto da Poesia Pau-Brasil”, de Oswald de Andrade, que marcou as características desse movimento. Devido a essa importância cultural e histórica, a Funalfa afirma que o edital busca projetos que façam “uma releitura do Modernismo, de seus conceitos e de sua estética, envolvendo todos os movimentos que integraram aquele momento e irradiaram para o país, de modo a oportunizar transformações culturais, artísticas, teóricos, estéticas e políticas que atravessam o Brasil de hoje”.

Sair da versão mobile