Juiz de Fora recebe, neste final de semana, a 23ª edição da Exposição Nacional de Orquídeas. O evento acontece tem entrada gratuita e ocorre nas dependências da escola Sesi Granbery. Idealizado pelo Círculo Orquidófilo de Juiz de Fora, a programação inclui exposição, premiações e uma palestra sobre o cultivo da flor.
Na sexta-feira (22), as atividades começam às 8h, com o recebimento das plantas.De acordo com a organização, a expectativa é receber, em média, 800 plantas oriundas de colecionadores de diversos estados, como Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Goiás. A abertura oficial do evento está prevista para às 19h.
Durante o primeiro dia de exposição, é realizado um julgamento das melhores orquídeas, naturais de diferentes regiões, como as brasileiras, as asiáticas, as colombianas e as mexicanas. Após esse atividade, as plantas serão expostas ao público e, de acordo com um dos coordenadores do evento, Alcino Fraga, os visitantes poderão se deslumbrar com a diversidade de cores, formas, perfumes e tamanhos que as orquídeas possuem.
No sábado (23), o evento acontece das 8h às 20h. Um dos destaques da programação é a realização da palestra sobre o cultivo das orquídeas, às 15h. Já no domingo, o evento é realizado das 8h às 16h. “Cada vendedor traz o seu produto diferenciado e com particularidades de cultivo para atender o público de nossa cidade que é bem peculiar no quesito orquídea”, relata Alcino.
Círculo Orquidófilo de Juiz de Fora
Com atuação há mais de 25 anos na cidade, o Círculo Orquidófilo de Juiz de Fora visa difundir as orquídeas através do cultivo, desmistificar a crença de ser uma planta difícil de cuidar e promover intercâmbio com outras entidades e instituições que estudam e apreciam orquídeas e sua preservação, conforme a associação sem fins lucrativos. Os membros defendem que a orquidofilia é uma área de muitos estudos e atualizações, devido à existência de mais de 35 mil espécies e mais de 150 mil híbridos.
*Estagiária sob supervisão da editora Gracielle Nocelli
Serviço
23ª Exposição Nacional de Orquídeas de Juiz de Fora
Local: Sesi Granbery (Rua Sampaio, 300 – Bairro Granbery)
- Programação de 22 de agosto (sexta-feira)
8h – Abertura de vendas ao público
8h às 12h – Recebimento das plantas
13h às 17h – Julgamento das plantas
19h – Abertura oficial da exposição e visitação
20h – Encerramento
- Programação de 23 de agosto (sábado)
8h às 20h – Visitação pública e vendas
15h – Palestra sobre cultivo das orquídeas
- Programação de 24 de agosto (domingo)
8h às 16h – Visitação pública e vendas
15h – Entrega de prêmios
16h – Encerramento da exposição e retirada das plantas
17h – Encerramento das vendas