Ícone do site Tribuna de Minas

Banda Muamba lança o single “Vou desligar” pela internet para (re)conquistar os fãs

muamba divulgacao
muamba interna
Muamba aposta na estratégia de lançamento de singles para alcançar novos fãs e manter contato com os antigos (Foto: Divulgação)
PUBLICIDADE

A banda Muamba sempre esteve por aí, e para deixar isso claro chegou a hora de mostrar para os fãs desavisados – e aqueles que ainda não os conhecem – que o quarteto juiz-forano continua ativo mesmo com mais de duas décadas de estrada. Para isso, o grupo lançou no último dia 1º o single “Vou desligar”, que pode ser ouvido nas rádios e encontrado em praticamente todos os recantos da internet: Spotify, Apple Music, YouTube, Deezer e Google Play, entre outros. Primeira inédita desde “Ver o sol”, de 2013, o single deve ser o primeiro lançamento de uma nova estratégia da Muamba, que pretende disponibilizar outros trabalhos nos próximos meses. O próximo lançamento deve ser uma releitura de “Lady Laura”, do “rei” Roberto Carlos.

“A banda não ficou parada. Em 2004, lançamos um CD independente pela Lei Murilo Mendes e, desde então, continuamos tocando e compondo. Saímos do mainstream em 1999, mas o Muamba nunca encerrou atividade”, avisa o vocalista Eminho, um dos fundadores do grupo formado em 1995.

PUBLICIDADE

O retorno ao estúdio contou com a participação do produtor Rodrigo Campello, vencedor do Grammy Awards em 2016 pelo seu trabalho no álbum “Delírio”, de Roberta Sá. O trabalho entre banda e produtor é só elogios por parte de Eminho. “Conseguimos entrar em contato através do nosso empresário, Marcelo Nader, e por causa do escritório que está cuidando do Muamba. Nossa conexão foi imediata, ele soube ‘fazer a leitura’ das nossas ideias em relação a esse novo trabalho”, diz. Parte das gravações foi feita em Juiz de Fora no Studio Via3, com Fabiano Andrade, e finalizada no Ministério Estúdios, no Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

“Até o final acreditamos que alguns singles sairão, sim, mas se falar em números a gente limita o trabalho que está sendo feito”, acrescenta. “Prefiro dizer que boas surpresas virão por aí. Ainda não falamos em um CD ‘cheio’, mas um CD é sempre importante na vida de uma banda para registrar sua obra.”

Além do que está disponível nas plataformas digitais, boa parte do trabalho do Muamba pode ser conferida em seu site oficial, o www.bandamuambaoficial.com. É um volume considerável para um grupo que passou a maior parte de sua carreira na independência. O início das atividades se deu em 1995, quando Eminho e o guitarrista Xerém reuniram alguns ex-integrantes de suas antigas bandas. Não demorou muito para assinarem um contrato com a Virgin, por onde lançaram em 1997 seu primeiro álbum, que teve a música “Pega leve” na trilha sonora de “Malhação”.

PUBLICIDADE

Em 2004, já com novos integrantes, saiu o segundo disco, “Mesmo assim eu vou”, por meio da Lei Murilo Mendes. Desde então, lançaram dois EPs, um single e participaram de duas coletâneas com vários artistas, além de reunirem parte de sua produção no “Muamba Singles”, de 2015. Além de Eminho e Xerém, a formação atual da banda conta com Lucas Grilo (baixo) e Lucas Botti (bateria), que vem se apresentando na cidade. O próximo show acontece na sexta-feira, no Bar Nugrau. “A gente ama o que faz, e quando se tem isso a empolgação é de menino. Todas essas coisas (tempo de estrada, mudanças de formação, paradas, retornos) são normais numa banda e fazem parte do processo de ser músico.”

Sair da versão mobile