Ícone do site Tribuna de Minas

Receita de família light, mas apetitosa

PUBLICIDADE

A iguaria de hoje é tipicamente italiana e cai como uma luva nesse período de festas juninas e de baixas temperaturas. O melhor de tudo é que ela vem jogando por terra a ideia de que, aos que fazem dieta, é proibido se entregar às delícias de uma suculenta polenta. Quem garante é a equipe dos Vigilantes do Peso, responsável pela criação da “Polenta cremosa aos dois queijos”. “Tentamos agregar ingredientes saudáveis, mas sem perder o sabor”, explica o nutricionista Matheus Motta. No preparo, ele diz não haver qualquer mistério. “Muitas receitas pedem para adicionar o fubá já com a água morna ou quente e ir mexendo. Outras indicam colocá-lo em água fria. A dica é ir testando até descobrir a melhor forma de se fazer. É preciso mexer bem para não dar bolinhas.”

Embora exista o fubá próprio para polenta, Motta assegura que a escolha fica por conta do freguês. Essa versão light tem direito a caldo de galinha sem gordura, leite desnatado, queijo parmesão e queijo mascarpone. Este último dá o toque mais refinado ao prato. Segundo o nutricionista, uma das dicas para este período de São João é comer com cautela. Não há necessidade de ficar longe da canjica e nem mesmo do milho-verde. “É preciso fazer escolhas inteligentes. Vamos escolher um prato doce e um de sal preferidos e comê-los”, pondera ele.

PUBLICIDADE

Para completar o banquete, por que não uma salada leve e colorida? “Normalmente, a polenta acompanha carnes e pode substituir uma porção de arroz ou batata. Pensei numa salada de folhas com rúcula, alface, que pode ser o roxo, acelga e três rodelas de tomate.”

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile