Da imprensa à construção civil, passando por inequívocas contribuições na área da saúde, o médico e empresário Juracy Azevedo Neves, fundador do Jornal Tribuna de Minas, tem sua trajetória revisada pela biografia “Vida, obra e ideias de Juracy Neves: O homem da planície”. Escrito pelo jornalista Paulo Cesar Magella, editor geral da Tribuna, o livro tem lançamento no próximo dia 11, às 9h, no Premier Parc Hotel e sobre ele Juracy conversou com a Tribuna na manhã desta terça, em visita à Redação.
Resgatando momentos marcantes em seu percurso e na história recente de Juiz de Fora, Juracy lembrou do período em que assumiu a provedoria da Santa Casa de Misericórdia, salvando a instituição de fechar as portas, e da criação do plano de saúde Plasc, que permitiu uma saúde financeira ao hospital. Aos 86 anos, ele também falou da fundação do Hospital Oncológico, do surgimento da Solar Empreendimentos, da concessão da Rádio Solar FM, da concepção da Esdeva Indústria Gráfica e tantos outros empreendimentos que colaboraram para o crescimento e expansão da cidade.
“O temperamento que meu pai tinha perdurou em mim. Mantive minha força empreendedora, que tenho até hoje”, comenta ele, que se despediu do patriarca ainda na juventude, aos 11 anos. “Era ligado ao pai, seu primeiro herói, com quem trabalhava diariamente no comércio de frangos. Foi seu primeiro contato com a morte, a mesma que, por força da profissão de médico, faria parte de sua rotina profissional”, conta paulo Cesar Magella logo nas primeiras páginas da obra, que eterniza o legado e o pensamento de um dos maiores realizadores da história recente da cidade.
VIDA, OBRA E IDEIAS DE JURACY NEVES: O HOMEM DA PLANÍCIE
Lançamento no dia 11 de junho (terça-feira), às 9h, no Premier Parc Hotel (Avenida Deusdedit Salgado 1805 – Teixeiras)