Teve início no início deste mês a pintura de preservação e revitalização do imóvel que hoje abriga a Escola de Artes Pró-Música, sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Segundo a instituição, o serviço está sendo feito pela empresa Colúmbia e é supervisionado pela Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão. A edificação fica na Avenida Barão do Rio Branco 3372, em frente à Santa Casa, e é patrimônio tombado pelo município.
Inicialmente restrito à casa principal, o projeto de pintura foi ampliado e vai abranger todos os espaços do complexo. Segundo a UFJF, serão revitalizados, recebendo a cor amarela, denominada Presença do Rei, o anfiteatro, o Bistrô de Vidro e a Casa da Carminha, além dos muros laterais e frontais da propriedade. A intervenção deve ficar pronta até o fim de agosto.
O complexo que hoje abriga a Escola de Artes Pró-Música foi originalmente um prédio residencial. Posteriormente, abrigou a Faculdade de Filosofia e Letras (Fafile), o Colégio de Aplicação João XXIII, o Centro de Estudos Murilo Mendes (CEMM), a Casa de Cultura e outras instituições da Universidade. A Casa Helenira Preta (antigo Polo de Envelhecimento) ainda funciona ali, em prédio adjacente, sob os cuidados da Faculdade de Serviço Social.