Ícone do site Tribuna de Minas

ET de Varginha completa 30 anos e cidade recebe congresso ufológico internacional

varginha et de varginha trinta anos

ET de Varginha celebra 30 anos desde a sua primeira aparição (Foto: Memorial do ET/Divulgação)

varginha et de varginha
Memorial do ET é ponto turístico na cidade de Varginha (Foto: Memorial do ET/Divulgação)
PUBLICIDADE

O primeiro relato de contato com extraterrestres no município de Varginha, localizado no Sul de Minas Gerais, é de três meninas, Kátia Xavier, Liliane de Fátima Silva e Valquíria Silva, que avistaram a criatura ao passar por um terreno baldio. Em sua primeira descrição, a criatura foi comparada a um demônio, antes de ser reconhecida por um ufólogo da região como algo de fora da Terra.

A partir desse episódio, surgiram diversos outros relatos da população local e militares, o que ajudou a transformar a história da cidade e tornou o ocorrido como o maior evento de caráter ufológico da história. Antes conhecida como a cidade do café, hoje Varginha abriga memoriais, monumentos e obras arquitetônicas dedicadas ao ET, que é responsável por atrair turistas do mundo todo para conhecer a sua história.

PUBLICIDADE

Celebrando o ET trintenário

Para marcar as celebrações de “aniversário” do ET, a cidade de Varginha, que foi eleita como a mais segura de todo o estado de Minas no ranking do Centro de Liderança Pública (CLP), fez uma série de investimentos.

A cidade receberá, entre os dias 24 e 25 de janeiro, o Congresso Ufológico Internacional – Caso ET de Varginha. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio (Setec), e conta com participações de especialistas, estudiosos e palestrantes sobre o tema da ufologia – área que estuda a possível existência de extraterrestres e Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) – e do ocorrido em Varginha. Um dos participantes no domingo (25), será Vitório Pacaccini, ufólogo que participou diretamente da investigação em 1996.

Além disso, nesta terça-feira (20) , como parte do evento, as entradas do Memorial do ET foram gratuitas. Inaugurado em 2022, o espaço em forma de nave espacial é localizado estrategicamente, de forma a ver grande parte da cidade. A estrutura conta com um planetário e sedia a Setec. O Memorial do ET também recebeu um novo cenário, promete ampliar a experiência dos visitantes e fortalecer ainda mais o turismo temático da cidade.

O que fazer em Varginha

Além de visitar o memorial do ET, turistas também podem entrar em contato com seres de outra galáxia por meio da própria cidade que conta com pontos de ônibus temáticos, murais e uma caixa d’água gigante em forma de OVNI.

PUBLICIDADE

O público também pode visitar o terreno baldio em que o ET foi visto pelas meninas em 1996, tirar fotos e adquirir souvenires temáticos.

Honrando também o passado cafeeiro do município, também é possível visitar o Museu Municipal de Varginha, Fundação Cultural de Varginha e outros. A tradicional Fazenda dos Tachos também vale a visita.

PUBLICIDADE

Relembre o aparecimento icônico do ET

O ET de Varginha, inicialmente visto por Kátia Xavier, Liliane de Fátima Silva e Valquíria Silva em um terreno baldio na tarde de 20 de janeiro de 1996, hoje faz parte de uma enorme rede de relatos e acontecimentos inexplicáveis.

Desde o testemunho de médicos que alegam terem cuidado da criatura até teorias de que o exército estaria encobrindo o caso, o aparecimento de mais de um ET causou um alvoroço na cidade, que na época ficou mergulhada em um espetáculo midiático. Para comemorar os 30 anos da aparição, foi lançado na GloboPlay o documentário “O mistério de Varginha”, que conta com três episódios.

*Estagiária sob supervisão da editora Cecília Itaborahy

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile