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Maratona nos palcos

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Evento que já é tradição no cenário cultural da cidade, a Campanha de Popularização Teatro & Dança de Juiz de Fora chega à sua 16ª edição. A abertura será nesta sexta-feira, às 19h, no Teatro Solar, com a apresentação do espetáculo “Decifra-me”, com as participações de Alexandre Moraes, Advar Medeiros, Gabriela Machado e Gisele Ogera. O evento terá seu encerramento em 12 de fevereiro, e os ingressos podem ser adquiridos tanto no trailer da Apac-JF no Parque Halfeld quanto no site www.vaaoteatromg.com.br.

A Campanha terá um total de 25 espetáculos em 2017, sendo 12 inéditos, entre comédias, dramas, infantis e dança, num total de 52 apresentações. O número é menor que o de 2016, com 31 espetáculos e 59 apresentações. Segundo o presidente da Apac-JF, Cristiano Fernandes, o motivo é a falta de espaços disponíveis este ano, que, por consequência, também reduziram o total de datas e forçou o adiamento do início do evento, que costuma ocorrer já nos primeiros dias do mês.

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“Para esta edição, teremos apenas um espaço grande, que é o Teatro Solar, pois o CCBM tem a questão da interdição do Corpo de Bombeiros, e o Teatro Pró-Música está fechado para reformas”, explica. “Recebemos outras propostas que não pudemos incluir na programação por falta de datas, o que impediu também que incluíssemos as esquetes do Festival de Cenas Curtas. Até mesmo os espetáculos que costumam ter várias sessões tiveram o total de apresentações reduzido.” Além do Solar, a Campanha terá espetáculos no Teatro do CEU (em Benfica), Diversão e Arte, Casa de Cultura da UFJF, Sesc Juiz de Fora, Sociedade filarmônica, Espaço OAndarDeBaixo e Fábrica dos Sonhos – as duas últimas são novidades no evento. A expectativa é manter o público médio da campanha, que varia entre 12 mil a 15 mil espectadores por edição.

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Apesar da logística impedir um maior número de espetáculos e horários, Cristiano destaca a diversidade de atrações. Nós temos o slogan ‘A diversidade é nossa marca’, que realmente tem a ver com o que fizemos em todos esses anos. São várias propostas cênicas, de linguagem teatral, de interação mais direta com o público e que incluem até o uso de tecnologia, envolvendo, inclusive, o próprio palco”, adianta. Outro ponto a ser celebrado pela organização do evento é o retorno dos espetáculos de dança. “Consideramos essa volta essencial para campanha. A Apac é ligada às artes cênicas em todas as suas configurações e isso inclui a dança, tanto que ela faz parte do nome da Campanha. Nosso objetivo é trazer ainda mais atrações.”

‘Tempo de afogar 2 cavalos’ é uma das novidades da edição deste ano (Foto: Divulgação)

Novas e antigas atrações

Dentre as 25 atrações da Campanha de Popularização Teatro & Dança de Juiz de Fora, algumas já são bem conhecidas do público, casos das comédias “O filho da mãe”, “O fim do mundo é hoje!”, “Minha sogra é um pitbull”, “Casa dos espelhos” e “Chapeuzinho Vermelho”. Já as novidades variam entre a comédia (“Os opostos se atraem”) e dramas contemporâneos. Desta lista fazem parte peças como “Tempo de afogar 2 cavalos” e “O Circo dos Quasevelhos”, no Diversão & Arte, e “Plástico bolha”, nOAndarDeBaixo. O mesmo espaço recebe, ainda, o infantil “Coisas invisíveis”, sobre uma menina que adora dançar mas, por timidez, fica imobilizada até virar uma estátua.
Além das peças e espetáculos, a Campanha ainda tem agendada a oficina “Espaço e cenografia – Da arquitetura às pequenas narrativas”, para estudantes e artistas locais. Ela acontece entre os dias 7 e 10 de fevereiro no Centro de Educação de Jovens e Adultos Dr. Geraldo Moutinho (Travessa Dr. Prisco 57 – Centro).

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‘Casa dos espelhos’ volta a ser exibida no evento que reúne parte da produção. (Foto: Divulgação)

 

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