Ícone do site Tribuna de Minas

Programa de turismo leva mais de 300 alunos a espaços de Juiz de Fora

WhatsApp Image 2025 07 16 at 14.13.26 1
Programa de turismo reuniu centenas alunos de escolas públicas (Foto: SETUR/Divulgação)
PUBLICIDADE

No primeiro semestre de 2025, 304 estudantes da rede de ensino pública de Juiz de Fora participaram do programa Educatur, responsável por realizar visitas guiadas por pontos turísticos da cidade. A iniciativa levou estudantes de 12 escolas e dois centros de convivência para conhecerem e realizarem atividades educativas em sete espaços da cidade.

Durante os encontros, eles participaram de rodas de conversa, quizzes, distribuição de materiais educativos e a ação “Repórter por um dia”. As visitas também inspiraram textos e desenhos. Mediada por turismólogos e equipes técnicas dos espaços, os estudantes visitaram o Forum da Cultura, o Museu de Artes Murilo Mendes, os museus Mariano Procópio e o Ferroviário, o Mercado Municipal, o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) e o Parque Municipal.

Fórum da Cultura recebeu cinco escolas pelo programa de turismo (Foto: Divulgação/Fernando Priamo)

De acordo com a Secretaria de Turismo (SETUR), a escolha dos pontos de visita ocorreram por meio das demandas dos participantes, considerando os lugares que já tinha sido visitados antes por eles. O Forum da Cultura foi o espaço que mais recebeu alunos, tanto pelas exposições, quanto pela extensão do horário noturno, o que permitiu que alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) participassem da iniciativa. O Educatur abrange pessoas de 7 a mais de 70 anos. 

PUBLICIDADE

“O programa nos mostra que as pessoas desconhecem a riqueza cultural que nós temos na cidade e por esse desconhecimento, muitas vezes falam que não tem nada pra fazer aqui. Assim, o Educatur forma pessoas que tem orgulho de morar em Juiz de Fora e que sabem dizer sobre as coisas que existem na cidade”, defende o secretário de Turismo, Eduardo Crochet.

As instituições que participaram do projeto neste primeiro semestre foram os Centros de Convivência Barreira do Triunfo e Jóquei Clube, e as escolas municipais Arllete Bastos de Magalhães, Maria Catarina Barbosa, Álvaro Lins, Henrique José de Souza, Professora Núbia Pereira de Magalhães, Belmira Duarte Dias, Prefeito Dilermando Cruz Filho, Amélia Mascarenhas, Dante Jaime Brochado, e a Escola Municipal CEM – Centro de Educação de Jovens e Adultos Dr. Geraldo Moutinho.

Sair da versão mobile