Ícone do site Tribuna de Minas

Comcime realiza evento em comemoração aos seus 10 anos

Evento Comcime 10 anos
VI Seminário Comunicação, Cidade e Memória – 10 anos de História acontece na Faculdade de Comunicação da UFJF entre quarta e quinta (Foto: Leonardo Costa/ Arquivo TM)
PUBLICIDADE

O grupo de pesquisa Comunicação, Cidade e Memória (Comcime), vinculado à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), comemora seus dez anos, nesta semana, com realização de evento on-line. As atividades do “VI Seminário Comunicação, Cidade e Memória – 10 anos de História” estão concentradas na quarta (19) e na quinta-feira (20), com a participação de pesquisadores com foco na área da memória. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através de formulário disponível no Instagram (@comunicacao_cidade_memoria). Os participantes recebem certificado de presença.

A primeira palestra acontece nesta quarta, às 19h. Ministrada por Ana Paula Goulart Ribeiro, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e fundadora das redes Brasileira de Pesquisadores em Memória e Comunicação (Rememora) e Latino-americana de História da Mídia (ReLahm), a abertura tem como tema “Imprensa e Ditadura Militar no Brasil: cumplicidade e resistências”.

PUBLICIDADE

As atividades da quinta começam às 14h, com a mesa “Memórias do Comcime”. Com a proposta de compartilhar as lembranças do grupo, esse momento conta com a participação das pesquisadoras que estiveram à frente do grupo, como Christina Ferraz Musse, atual líder do Comcime e presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores da História da Mídia (Alcar) e as doutoras Rosali Henriques, Theresa Medeiros, Marise Baesso e Talita Magnolo. A proposta é, ainda, falar sobre os projetos que ultrapassam as barreiras da universidade, como o “Memórias da Imprensa em Juiz de Fora” e “Cinemas de Rua de Juiz de Fora”.

PUBLICIDADE

Fechando o seminário, acontece, às 19h, a palestra “Pesquisa em comunicação na América Latina”, com Fernando Oliveira Paulino, professor da Universidade de Brasília (UNB) e presidente da Associação Latino-americana de Investigadores da Comunicação (ALAIC).

Sair da versão mobile