Ícone do site Tribuna de Minas

Carlos Bracher é condecorado com Medalha Santos Dumont

Carlos Bracher Fernando Priamo Arquivo TM
PUBLICIDADE

O governo de Minas Gerais vai entregar, nesta quinta-feira (20), a Medalha Santos Dumont a mais de 100 personalidades com atuação de destaque no Estado. A honraria, que se divide entre as categorias de ouro, rata e bronze, foi criada no ano de 1956 em celebração ao primeiro voo do avião 14-Bis, feito pelo brasileiro Alberto Santos Dumont em outubro de 1906 na França.

O governador Romeu Zema estará na cidade do Pai da Aviação para a entrega das condecorações neste 20 de julho, data que marca a comemoração dos 150 anos do Patrono da Aeronáutica Brasileira. Na ocasião, o artista plástico juiz-forano Carlos Bracher, responsável por um extenso legado de contribuições à arte e à cultura, será um dos condecorados na categoria ouro. A entrega será na Fazenda Cabangu, às 15h.

Esta não é a primeira honraria recebida pelo artista. No ano passado, Bracher foi contemplado com a comenda da Medalha do Mérito do Ministério Público Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos. Para ele, a conquista não é pessoal, mas coletiva. “São honrarias muito elevadas, e elas não pertencem a mim, especificamente, mas a um conjunto amplo e infinito de pessoas, como nossos parentes e tantos amigos que configuraram nossa alma e o nosso caráter. E, além disso, há nossa terra, o lugar de onde viemos e nos estruturamos como seres”, diz.

PUBLICIDADE

A cidade de seu nascimento, Juiz de Fora, teve importância decisiva na formação de sua subjetividade e na composição de seus caminhos. Como destaca, a medalha é mais um degrau em sua trajetória, que se estabelece desde o começo pela busca do entendimento de sua identidade mineira. “É uma condecoração da mais alta importância, sobretudo por ter o nome de Santos Dumont, uma das figuras mais eloquentes da história humana em todos os tempos, e que deu asas aos homens para voar. E o mais incrível, ele não só era brasileiro mas, sobretudo, mineiro”, ressalta. “É como se eu levasse em meu peito toda minha cidade a voarmos juntos, aos ares, nas asas consagradas do avião dele próprio, Alberto Santos Dumont, mãos a mãos, invisivelmente aladas”, diz.

O empresário Gumercindo Machado, que faleceu recentemente, também será homenageado na categoria ouro, recebendo a homenagem post-mortem.

Outros agraciados pela honraria, com medalha de prata, são o Deputado Charles Santos e a promotora de Justiça Flávia Maria Carpanez de Mello. O deputado, embora natural de Cabo Frio, possui domicílio eleitoral em Juiz de Fora. Ele já contou à Tribuna que cultiva laços fortes com a cidade, como amizades de longa data e vínculos profissionais. Já a promotora, que é juiz-forana, atua na cidade de Santos Dumont.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile