Para quem no segundo tempo de julho ainda está atrás de uma festa típica, Ingoma quer unir a mineiridade presente nas pesquisas de tambores do grupo com as características dos folguedos, tradicionais festas populares de espírito lúdico que acontecem no interior do Brasil. O show será com todos os membros do projeto e ainda com a participação do bloco, para requentar o carnaval, e alunos das oficinas. A Cervejaria Escola Mirante é a locação perfeita para uma noite estrelada, como uma experiência de quintal de roça que todo bom mineiro de interior sabe bem. Para não faltar nada, pode salivar esperando comidas típicas e venha vestido para uma enorme quadrilha que será aberta de frente ao “mar de morros” juiz-forano.
A ideia da festa é uma imersão no congado, agarrar-se às origens pelo movimento da dança, pelo som dos tambores e pelo paladar. Terá também espaço para as tradições nordestinas que aparecerão no ritmo do forró e do baião, com o show do Trio só Forró (para dançar juntinho, não importa o par). E para quem ficar sem par, vá sossegado que tem correio elegante feito como antigamente. A mistura de origens é ponto de atenção fundamental de um Brasil que é calcado na miscigenação cultural, e é exatamente essa mescla que o Arraiá do Ingoma apresenta.
“Lucas Soares ressalta que a festa é uma oportunidade de trazer para o espaço urbano manifestações muito mais ligadas à terra e à vivência no interior. Isso porque, como lembra o coordenador do Ingoma, tal como a própria mineiridade, os festejos juninos e julinos são fortes nas cidades em que os ritos do congado são mais presentes”, destaca release enviado pela assessoria do evento. A programação ainda será preenchida pela discotecagem do DJ Kalango e com um espaço kids com pinturas faciais e brincadeiras.
Arraiá do Ingoma
Nesta sexta (20), às 19h, na Cervejaria Escola Mirante (BR 040, km 796,7)
(Correção: Anteriormente, a Tribuna havia informado que o evento aconteceria na Cervejaria Barbante. O local correto é a Cervejaria Escola Mirante, na BR-040)