Ícone do site Tribuna de Minas

CCBM recebe Semana Africana a partir desta segunda-feira; confira programação

oficinas CCBM africana
Programação inclui palestras, oficinas e festa e a maioria das atividades acontecem no CCBM. (Foto: Felipe Couri)
PUBLICIDADE

A Semana Africana 2024 irá acontecer a partir desta segunda-feira (20) no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) com diversas palestras sobre a atual situação dos países africanos e das comunidades afro-diaspóricas, suas tradições, vivências, filosofia, histórias e cultura. O evento segue até o próximo sábado (25) e a entrada é gratuita. 

A abertura do evento será feita a partir das 14h30 pela Comissão Executiva, que é composta por Aissatu Baldé, (Guiné-Bissau), Pedagogia (UFJF) e Clethie Sediacias Bisseyou Ngatsono, (República do Congo Brazzaville), Engenharia Elétrica (UFJF). De 16h às 17h30, acontece a abertura da exposição “África: Cultura entre culturas”. 

PUBLICIDADE

Na terça-feira (21), a palestra “O estado socioeconômico e cultural da África pós-independência” ocorre de 17h às 19h e será ministrada pelo doutorando em Serviço Social e mestre em História pela UFJF, Aly Juma Saha (Moçambique), pelo doutor  em Literatura Comparada (Estudos de Tradução) pela State University of New York em Binghamton, Dr. Ayao M.A. Nubukpo (Togo), pelo doutorando em Ciências de Educação pela Universidade Católica de Moçambique, Dr. Justin Amuri Mweze (República democrático de Congo). A mediação será feita pela doutora em  Antropologia Social pelo Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris, Aline Rabelo (Brasil). 

PUBLICIDADE

Na quarta (22), a discussão será sobre os temas “Raça, relações e capitalismo: uma rediscussão da igualdade social no processo de reconstrução da sociedade”, de 17h às 19h. A palestrante será feita pela doutora em História Comparada, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutoranda em História Comparada da UFRJ, Dra. Mariana Gino.  

Na quinta (23), o Teatro Paschoal Carlos Magno vai ser palco da oficina de danças africanas. A aula acontece de 14h às 16h e as vagas são limitadas. De 18h30 às 20h30, o teatro vai sediar uma mesa redonda sobre “Relações políticas e sociais no contexto Sul-Sul: uma análise da política brasileira diante dos desafios do continente africano”. Os palestrantes são: Giane de Almeida, (Brasil), mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e diretora-geral da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa); Liamar de Oliveira Santos, (Brasil), mestranda em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Raul Ié (Guiné- Bissau), doutorando em Ciências Sociais pela UFJF. A mediação será feita pela Raquel Duque, (Brasil), mestranda em Ciências Sociais pela UFJF. 

PUBLICIDADE

Na sexta-feira (24), o CCBM recebe uma oficina de danças africanas, das 14h às 16h, com vagas limitadas. Das 17h às 19h, o doutor e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Julvan Moreira de Oliveira, irá dar a palestra “Afrocentricidade: pensamento e sistema cultural africano e afro-diaspórico na construção de novas propostas epistemológicas”. 

No último dia (25), acontece a festa de encerramento, de 21h30 às 5h, a festa de encerramento na Associação Portuguesa de Juiz de Fora. Os interessados podem se inscrever por meio deste link.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile