Ícone do site Tribuna de Minas

Grupo Divulgação apresenta peça infantojuvenil ‘A mochila mágica’ 

foto divulgacao
O espetáculo tem como objetivo levar o público a uma viagem pelo universo infantil, a fim de criar um momento mágico para as crianças. (Foto: Divulgação)
PUBLICIDADE

“A mochila mágica”, novo espetáculo infantojuvenil do Grupo Divulgação entra em cartaz e cumpre temporada aos sábados e domingos de maio e junho, às 17h, no Teatro do Forum da Cultura. Contando a história de um habitante do Sol que desembarca na Floresta Amazônica e vive grandes aventuras após perder sua mochila e seus pertences, a peça tem texto e direção de José Luiz Ribeiro, imortal da Academia Brasileira de Cultura.

Na história, Haito, habitante vindo do Sol, recebe a ajuda de Pica-Paul, um pica-pau, que posteriormente se tornaria um grande amigo do extraterrestre. Em busca pela mochila perdida, os dois embarcam em uma jornada, onde encontram outros moradores da floresta, incluindo a Coruja Sofia, a sábia conselheira da floresta, a Mãe do Mato e os espíritos das águas.

PUBLICIDADE

O espetáculo tem como objetivo levar o público a uma viagem pelo universo infantil, a fim de criar um momento mágico para as crianças. Além disso, segundo o autor e diretor, a peça busca desafiar noções pré-estabelecidas, através de uma nova abordagem de personagens de narrativas tradicionais, como o Lobo Mau, que revela não ser tão mau como parece, e o Coelho da Páscoa, que se ressente por ser lembrado apenas pela páscoa.

PUBLICIDADE

“É uma reflexão sobre a inclusão, sobre como o diferente só pode ser compreendido através do afeto. Sem afeto, não podemos alcançar a igualdade. Então, estamos oferecendo uma oportunidade para o Lobo Mau contar sua versão da história, para o Coelhinho compartilhar seus traumas e para Haito fazer uma visita afetuosa a esse universo infantil”, reflete Ribeiro, que também é coordenador do Grupo Divulgação.

Lição sobre afetividade

Em um momento em que eventos extremos relacionados ao clima estão ocorrendo,  “A Mochila Mágica” apresenta, também, questões como o cuidado com o meio ambiente, como a importância de não botar fogo na floresta.

PUBLICIDADE

“Esse ser extraterrestre cai na floresta e ali falamos de solidariedade porque o Pica-Paul ajuda o Haito a procurar a mochila. A questão da perda do objeto, em uma sociedade em que as pessoas estão desatentas e a peça fala dos cuidados que devemos ter com as nossas coisas. Então a peça trata de afetividades, comunicação, cuidado com a natureza”, afirma a atriz do Divulgação e professora do Departamento de Fundamentos, Teorias e Contextos da Faculdade de Comunicação (Facom), Márcia Falabella, sobre os ensinamentos de aceitação e solidariedade presentes na obra.

Elenco e equipe

“A mochila mágica” conta com 24 personagens e figurinos de Malu Ribeiro

O elenco é composto por Aian Cruz (Folhal, Coelhinho, Cambone e Rio), Ashley Assis (Primavera, Cambone e Hidralina), Bruno Schultz (Coelho Arnaldo, Cambone, Rio), Clara Almeida (Velha das Ervas, Violeta, Hidrilda), Fernanda Borges (Rosa Flor, Cambone, Hidrante), Helena Vasconcellos (Hidral, Coelhinho, Cambone), Igor Santos (Pica-Paul), Lúcio Araújo (Haito), Márcia Falabella (Coruja Sofia) e Mateus Omar (Lobo Heraldo, Coelhinho).

PUBLICIDADE

O figurino é de Malu Ribeiro. A sonoplastia é de Lendel Smânio. No apoio ao espetáculo, Dowglas Mota, Letícia Rezende e Taynara Miguel. A fotografia é de Dowglas Mota e Pedro Moysés; o cartaz é de Márcia Falabella. Os arranjos musicais foram compostos por Dionísio Giovanini. As músicas originais são de Eduardo Arbex e José Luiz Ribeiro. Cenário, desenho de luz e direção são de José Luiz Ribeiro.

Sair da versão mobile