Ícone do site Tribuna de Minas

Liesjuf se reúne com escolas de samba para avaliar o Carnaval de 2023

CARNAVAL FELIPE COURI 1
gal carnaval na passarela by felipe couri
A partir de relatório, dirigentes e presidentes das escolas puderam realizar seus apontamentos visando melhorias para o próximo carnaval (Foto: Felipe Couri)
PUBLICIDADE

Durante as últimas semanas, a Liga Independente das Escolas de Samba de Juiz de Fora (Liesjuf) promoveu encontros com os diretores e conselheiros da liga e as escolas de samba do Grupo de Acesso e do Grupo Especial. O objetivo foi realizar uma avaliação do Carnaval de 2023 e o primeiro mandato da diretoria da Liesjuf. A ideia é, com isso, já projetar ações de melhoria para o próximo desfile, em 2024.

Um relatório contendo as informações tanto sobre a gestão quanto sobre as escolas de samba e toda a organização da passarela do samba deste ano foi apresentado pelo atual presidente da liga, Diomario de Deus. A partir disso, os dirigentes e presidentes das escolas puderam realizar seus apontamentos visando melhorias para o próximo carnaval.

PUBLICIDADE

De acordo com informações repassadas pela assessoria da Liesjuf, durante os encontros foram recebidas várias queixas acerca da segurança, sonorização, iluminação e do acesso à passarela. “Um dos pontos mais criticados foi sobre a não-pintura da passarela e o não-recapeamento da pista e a falta de banheiros químicos e grades de segurança na dispersão e concentração. Os presidentes também apontaram os problemas com a concentração, principalmente na área demarcada para as alegorias e da área de armação do desfile, onde, por ter sido disponibilidade de apenas um carro de som, as escolas tiveram que atrasar os desfiles”, informa a assessoria, em nota.

PUBLICIDADE

O relatório final será encaminhado à Funalfa e às escolas de samba. Sobre as reclamações acerca da passarela do samba, a Funalfa respondeu, em nota: “É importante ressaltar que, para viabilizar a retomada dos desfiles, depois de cinco anos de interrupção, houve uma série de questões administrativas que precisaram ser superadas. Apesar das dificuldades, conseguimos fazer exatamente o que foi solicitado e construído junto com a Liga, ao longo de mais de um ano de preparação. Problemas como falta de banheiros no primeiro dia de desfile foram rapidamente solucionados, e os acessos à passarela seguiram as normas de segurança do Corpo de Bombeiros. O recapeamento, que estava previsto, só não foi realizado por conta da solicitação dos comerciantes locais de não interdição total da via. Quanto à pintura da pista, é proibida pela legislação de trânsito”.

Próximo carnaval

O encontro entre a liga e as escolas de samba serviu também para adiantar questões relacionadas ao regulamento do carnaval de 2024, como filiação das agremiações interessadas em desfilar. Ficou definido, também, por unanimidade, a filiação das escolas de samba Unidos do Ladeira e Juventude Imperial no Grupo de Acesso em 2024. Por causa disso, a Feliz Lembrança, que foi a última colocada no desfile do Grupo Especial deste ano, não será rebaixada ao Grupo de Acesso no próximo desfile, como havia sido definido no dia da premiação. “Os presidentes levaram em conta os valores para cada escola executar o desfile e o número de escolas em cada grupo”, informa a nota.

PUBLICIDADE

Definido isso, o Grupo Especial, em 2024, conta com as seguintes escolas: Real Grandeza, Unidos das Vilas do Retiro, Turunas do Riachuelo, Mocidade Alegre, Feliz Lembrança, União de Santa Luzia e Rivais da Primavera. Já o Grupo de Acesso I, pelas escolas: Vale do Paraibuna, Partido Alto, Mocidade do Progresso, União das Cores, Unidos do Ladeira e Juventude Imperial. Por fim, foi criado o Grupo de Acesso II, destinado às escolas que se filiarem até o dia 30 de maio com o desejo de, então, disputar vaga no Grupo de Acesso I.

Nos próximos dias, a Liesjuf deve se reunir com as escolas de samba mirins para que elas também possam avaliar seus desfiles. As escolas têm até o dia 5 de maio para prestar contas oficiais e, com isso, encerrar as atividades relacionadas ao Carnaval de 2023.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile