Ícone do site Tribuna de Minas

Escola Francisco Bernardino realiza ‘Sarau da Gentileza’

FRANCISCOBERNARDINO1
FRANCISCOBERNARDINO
O projeto Ateliê Aberto, também de responsabilidade de Cláudio Melo, coloriu as paredes da escola, em 2017 (Foto: Fernando Priamo/ Arquivo TM)
PUBLICIDADE

A cultura como possibilidade lúdica de voltar a reconhecer, na escola, um lugar de conforto. Depois de tanta notícia de medo em torno do ambiente escolar, a Escola Estadual Francisco Bernardino, no Bairro Bairu, decidiu mudar de foco e afirmar que ela é, sim, um lugar de formação, educação e cultura. Diante disso, nesta quarta-feira (19), acontece o “Sarau da Gentileza”, a partir das 19h. O evento, pensado para os alunos e a comunidade escolar, conta com música, poesia, performance e exposição de desenhos.

“Nesse movimento iremos realizar no dia 19 de Abril às 19h o nosso ‘Sarau da Gentileza’. Em um momento que é normal falar de tiros e bombas nas escolas, evocaremos ‘a loucura’ e convidamos o Profeta Gentileza para apadrinhar nossa noite de arte e poesia”, afirma Cláudio Melo, professor de arte da Francisco Bernardino e o responsável pelo projeto Ateliê Aberto que, em 2017, coloriu as paredes do lugar. Desde sempre, Cláudio entende que a arte é uma das principais aliadas no processo de ensino e aprendizado e, além disso, na formação de pensamento crítico e criação de caráter.

PUBLICIDADE

Ao longo da semana, novos nomes estão sendo confirmados no sarau que, além de convidados, conta com a participação de alunos e artistas da comunidade. Até o fechamento desta edição, seis nomes já compunham a noite. Vera Lúcia de Oliveira Longo se apresenta com seu acordeon. Marco Maia, com sua guitarra. O escritor Jorge Lenzi faz o lançamento do livro “Serurbano”, enquanto a Confraria dos Poetas faz uma apresentação de poesias. Vitória Vargas, que é dançarina, realiza uma performance. Os alunos que, na hora, tiverem interesse em se apresentar, também são bem-vindos. “Quem, na hora, se inspirar, pode participar. A intenção é essa: estimular a produção artística através do contato com a arte dos colegas, professores e artistas da cidade”, afirma o professor.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile