Ícone do site Tribuna de Minas

Ritmo do blues protagoniza eventos em Lima Duarte

WhatsApp Image 2023 07 12 at 10.01
Blues
O Ibitipoca Blues acontece desde 1999, e é considerado um dos primeiros eventos do gênero da região, estando entre os mais antigos do país (Foto: Divulgação)
PUBLICIDADE

Neste sábado (19), São José dos Lopes, distrito de Lima Duarte, recebe, pelo segundo ano consecutivo, o Blues na Estrada, na Casa do Sol. O evento é como uma ramificação do Festival Ibitipoca Blues, que tem sua 22ª edição marcada para o próximo fim de semana, nos dias 25 e 26, no Camping do Ibitilua, em Ibitipoca. Além de blues, os dois eventos têm, desde sua concepção à sua realização, atividades que abordam a preservação do meio ambiente, da vila e de sua história. Os ingressos para o festival podem ser adquiridos no link.

O Ibitipoca Blues acontece desde 1999, e é considerado um dos primeiros eventos do gênero da região, estando entre os mais antigos do país. A organização acredita que foi esse um dos eventos responsáveis por projetar Ibitipoca para todo o mundo, uma vez que, desde sempre, trouxe, na programação, artistas importantes tanto no cenário nacional quanto no internacional. “Isso fez com que as pessoas se interessassem pelos nossos atrativos naturais e culturais”, afirma Flávia Oliveira, produtora do evento. Naquela época, quando o festival teve seu início, Ibitipoca não tinha nem estrada, muito menos internet, mas, aos poucos, foi acompanhando o desenvolvimento da infraestrutura da região, sendo testemunha das mudanças.

PUBLICIDADE

Em uma dessas edições, em 2018, Flávia conta que um problema na estrada impediu que os artistas subissem a serra para chegar à vila. “Eles decidiram, então, fazer o show ali mesmo, no meio da estrada, literalmente”, lembra. Anos mais tarde, uma outra conversa com os responsáveis pela Casa do Sol fez surgir a ideia de fazer esse acaso se transformar em costume. Ano passado, pela primeira vez, aconteceu o Blues na Estrada, a 12 km de Ibitipoca e a 10 km de Lima Duarte, ou seja, no meio do caminho.

PUBLICIDADE

Neste ano, o evento vai receber shows gratuitos de Big Joe Manfra e Pedro Quental, além de oficinas e whorkshops de arte. “A Casa do Sol é um espaço que recebe artesãos e artistas que ressignificam a sua cultura e a ancestralidade por meio da arte. Nossa expectativa é abrir as comemorações do Ibitipoca Blues proporcionando à comunidade um dia de muita festa e alegria, reforçando nossas raízes e o compromisso com a nossa região”, diz Flávia.

Sobre o Ibitipoca Blues, Flávia afirma que a proposta, desde o início, é oferecer uma gama diversa de artistas locais e de outras regiões do país e do mundo. O destaque desta edição é James Boogaloo, guitarrista que compôs, por 40 anos, a banda de BB King, uma das maiores referências do blues. “As outras atrações que estarão presentes no festival chegam para mostrar que o blues é uma vertente musical muito grande, não é só a ‘lamentação’, uma crença que muitas pessoas tinham sobre o estilo. O blues hoje é o blues clássico, o rock, o folk. Muitas outras interpretações desse ritmo musical que deu origem a tantos outros presentes na nossa música”, afirma a produtora. ” Teremos, portanto, 11 shows e quatro apresentações culturais incluindo sapateado e maculelê, além, claro, de um cortejo que vai passear por toda a vila, abrindo as nossas festividades.”

PUBLICIDADE

Preocupação ambiental

Para além da música, a grande preocupação da organização é com a preservação ambiental, e isso foi incorporado como missão no festival. “Sentimos que, enquanto evento, agregamos valor à nossa querida Ibitipoca, e também estimulamos a preservação da nossa vila, da nossa história e das nossas belezas naturais.” Por isso que, durante o Ibitipoca Blues, e para além dele, uma série de projetos são criados com o intuito de incentivar a consciência ambiental tanto nos turistas quanto nos moradores. Neste ano, foi criado o Ibitipoca Blues Lixo Zero, com o intuito de proporcionar a separação correta do lixo. “Vamos distribuir gratuitamente sacos de lixo para que todas as pessoas possam separar plástico, papel, metal e vidro, do lixo comum, facilitando o trabalho dos catadores de recicláveis e de quem trabalha em usinas de triagem, agentes importantes no ciclo da logística reversa destes materiais.”

Além disso, um e-book foi lançado, abordando a sustentabilidade na prática, com dicas e experiências sobre o assunto. Ele faz parte da campanha de arrecadação que permite com que outros projetos aconteçam durante o ano. Para adquiri-lo, basta entrar no link. O e-book vale R$ 10.

PUBLICIDADE

Sobre a realização de mais uma edição do Festival Ibitipoca Blues, Flávia afirma: “Nossa expectativa para o Ibitipoca Blues é muito grande, pois estamos com um espaço completamente inovador e sustentável. Criamos também uma praça de alimentação para receber esse público maravilhoso com muito mais conforto e acolhimento. Como sempre, esperamos poder lotar o nosso espaço para que todos se sintam orgulhosos de estarem presentes em um evento tradicional e de renome nacional, que faz a diferença na sustentabilidade, na arte e na cultura, sem contar que estamos em um paraíso chamado Ibitipoca”.

 

Sair da versão mobile