Nesta edição, o festival homenageia os 450 anos de nascimento do compositor italiano Claudio Monteverdi com a montagem da ópera Il Ballo delle Ingrate [O Baile das Ingratas]. Outro destaque da programação é a apresentação de teatro de marionetes O Organista, do grupo Navegante, da cidade de Ouro Preto. As duas apresentações acontecem no Cine-Theatro Central.
Com cantores solistas como a mezzo-soprano espanhola Nerea Berraondo, belos cenários e figurinos, a ópera com direção artística da soprano brasileira Rosana Orsini está sendo montada especialmente para o Festival juiz-forano e vai encerrar o evento no dia 30 de julho.
No dia 24, a Igreja do Rosário recebe o concerto de cravo de Marco Brescia, que será dedicado à obra dedicado à obra para instrumentos de tecla do compositor e teórico espanhol Antonio Soler. O Quarteto BH Trompas é a atração na Igreja São Sebastião, no dia 25, terça-feira. Já o tradicional Quinteto Villa-Lobos se apresenta no dia 26, no Central, com composições de Heitor Villa-Lobos, Mozart Camargo Guarnieri e Edmundo Villani-Cortes. Também no Central, no dia 27, o Festival abre espaço para o canto coral, focado em compositores dos séculos XX e XXI, e homenageia José Maurício Nunes Garcia, pelos 250 anos de nascimento. No dia 29, o concerto é do flautista David Castelo.
Todos os concertos noturnos serão precedidos de palestras, ministradas pelo professor Rodolfo Valverde. A atividade começa às 19 horas, nos mesmos locais das apresentações. A programação completa está disponível no site do festival