Ícone do site Tribuna de Minas

Banda Varanda lança o single de ‘Gostei’

banda varanda
banda varanda 1
“Gostei” é leve e divertida, e no clipe, enquanto os jovens tentam chegar a uma praia, vão parar novamente de cara com os morros de Minas (Foto: Divulgação)
PUBLICIDADE

A banda Varanda começou em Juiz de Fora, em 2019, e hoje é composta por Augusto Vargas (baixista), Amélia do Carmo (vocalista), Mario Lorenzi (guitarrista) e Bernardo Mehry (baterista). Os quatro lançaram o single ‘Gostei’, que contou ainda com a produção de Pedro Baapz. Para o lançamento, foi feito o primeiro clipe da banda por eles e por pessoas próximas, na busca de externalizar em cada detalhe uma nova camada de interpretação. Com esse passo, também inauguram uma nova fase da banda, que já tocou em diversas casas de Juiz de Fora, abrindo shows e em performance solos, assim como em outras cidades brasileiras – e revelam esperar poder mostrar mais camadas em breve. O clipe já está disponível no canal da banda no YouTube.

‘Gostei’, como explica Augusto Vargas, traduz a mistura do “desejo, prazer e a felicidade das paixões”. É leve e divertida, e no clipe, enquanto os jovens tentam chegar a uma praia, vão parar novamente de cara com os morros de Minas. Como ele acrescenta, a música foi criada se inspirando “no encanto constante das paisagens tropicais brasileiras, o calor do Rio de Janeiro, a beleza de Salvador…”. Inicialmente, tinha sido composta no violão por ele, mas quando foi apresentada para o resto da banda, logo ganhou novos elementos, como a parte cantada em ‘portunhol’. “Depois, quando mostramos ao Baapz, ele logo captou a intenção e adicionou de forma certeira a linha melódica do sax”, explica. 

PUBLICIDADE

A banda passou por mudanças no grupo desde que começou, e é algo que enxergam também refletir em ‘Gostei’. “Acho que a essência do nosso som ainda é a mesma, com canções que dão destaque pras letras com arranjos que completam o sentimento que queremos passar. A mudança maior no nosso som veio com o amadurecimento como banda mesmo, as músicas novas estão mais sérias, fortes e menos ‘fofas'”, conta Mario. Para ele, ainda, algo que intensificou esse processo também foi perceber que, ao vivo, eles também estavam produzindo um som mais a cara da banda – inclusive com mais rock. “As músicas do nosso primeiro EP (“Ode ao Infinito”) passaram por algumas mudanças de arranjo que foram acontecendo de forma natural. Basicamente estamos mais entrosados e isso reflete no nosso som de uma maneira muito positiva. Estamos felizes com o bom momento da banda”, continua.

PUBLICIDADE

A produção do clipe foi feita em parceria com a Alaska Filmes, do Yan Gabriel, que atuou na direção de fotografia e na pós-produção. “Tudo foi feito com esforço e vontade conjunta”, ressalta Amélia. A produção de arte e figurino ficou por conta da banda e do próprio Yan, enquanto Augusto, Bernardo e Mario trouxeram a ideia da banda fazendo a viagem em que planejavam chegar à praia, e Amélia adaptou a história para um roteiro com as divisões de cenas, dirigindo o clipe. “A gravação foi bem corrida, mas super efetiva, conseguimos, em dois dias, construir a narrativa inteira. Creio que a maior dificuldade que tivemos foram as curtas grana e equipe, mas tivemos proporcionalmente a sorte de colar com uma galera massa”, conta. Ela ainda revela que tiveram ajuda de Cyro Soares que emprestou o equipamento e ajudou no making of. Marcio Jorge emprestou o maravilhoso Uno que aparece no clipe. 

Assim como no clipe, as funções de cada um na banda foram definidas de forma bem orgânica, de acordo com o que cada um se sentia mais apto e disposto a fazer. “O Augusto é quem cuida da maior parte dos nossos shows, conversando com os contratantes; o Mario é o tesoureiro da banda, responsável pelo nosso caixa e as movimentações; a Amélia é quem cuida da parte visual, as capas, artes etc; e eu, Bernardo, normalmente faço a parte burocrática dos lançamentos, registros, envio para distribuidoras”, conta o baterista. 

PUBLICIDADE

Processo de criação e próximos passos

O processo de criação do Varanda também é, como cada detalhe, feito em conjunto e compartilhado com gosto. Geralmente é Augusto quem compõe e depois “cria coragem” para apresentar para a banda, que faz o arranjo em conjunto. “Desde a entrada da Amélia na banda eu tenho compartilhado muita coisa com ela e ela compartilha de volta também, então agora, coisas mais recentes, a gente tem feito junto, colaborado bastante”, diz. ‘Gostei’ é, inclusive, a primeira música lançada com Amélia como vocalista. Eles também buscam testar suas músicas novas em shows para ver a reação do público e fazem a análise em conjunto para ver o que pode funcionar enquanto lançamento.

Aproveitando o frescor da música, que foi lançada em um evento no Maquinaria, na última quinta-feira (15), também planejam um futuro que possa explorar mais essas possibilidades e lançá-los por novos caminhos, a partir de um novo álbum, que deve sair em 2024. “Como esse é um plano um pouco mais ousado e demanda bastante planejamento e recursos, por enquanto pretendemos lançar mais alguns singles e seguir fazendo o máximo de shows possível para fazer nosso som chegar a mais pessoas”, revela Bernardo Merhy.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile