Ícone do site Tribuna de Minas

Aprenda a fazer pastel de forno de taioba com queijo que é ‘a cara de Minas Gerais’

pastel taioba

(Foto: Leonardo Costa)

pastel taioba
Pasteis são feitos por Yuri Bernardes e alguns ingredientes são encontrados em São José dos Lopes  (Foto: Leonardo Costa)
PUBLICIDADE

O Café Linhas de Minas surgiu como uma extensão do projeto de bordados no distrito de São José dos Lopes, em Lima Duarte. A proposta era fazer com que quem fosse ao espaço, que funciona em uma das casas mais antigas da região, pudesse também saborear algo, junto com um cafézinho, enquanto vê as peças feitas à mão pelas artesãs. A ideia de Letícia Nogueira era servir opções que representassem bem a mineiridade e tivesse “cara de casa”, mas que não fosse exatamente iguais ao que se pode fazer em todo lugar. “Queria algo que fizesse uma releitura dos pratos tradicionais, que tivesse uma identidade.” Foi assim que surgiu a ideia do pastel de taioba com queijo minas artesanal, sugestão dela, mas bem executada pelo filho, Yuri Bernardes, que desde cedo apresentou interesse por culinária e, mais especificamente, pelos salgados. 

O cardápio foi pensado, então, nessa praticidade, que servisse sem dar tanto trabalho no dia a dia e também tivesse uma cara “caprichada” para os eventos frequentes no local. Além do de taioba com queijo, também fazem de caponata, frango e linguiça com jiló. “São ideias simples, mas na receita a gente tenta trazer algo diferente para o paladar. No caso da taioba com queijo, achei a junção de ingredientes interessantes, e principalmente poder usar um ingrediente que tem plantado em casa”, diz Yuri. Para Letícia, foi justamente isso que deu o tom que queria: “Não é porque é meu filho, mas sempre fui fã do tempero dele. E chama atenção, as pessoas acham curioso e querem provar”. O queijo usado, não por acaso, é também dos Lopes.

Yuri conta que a mãe não gostava muito de cozinhar, e quando moravam juntos, ele partia para cozinha e tentava ousar. Na época, ele estava querendo trabalhar por conta própria, e pensou em fazer comidas para vender — principalmente vegetarianas. “Eu bolava receitas de cabeça, testava, e dava certo. Achava que os salgados eram mais práticos.” Naquele momento, ele pensava em vender como ambulante, e chegou a fazer por encomendas em Juiz de Fora. Quando a mãe apareceu com a proposta de pensar algo pro Linha de Minas, eles pesquisaram juntos para chegar nas combinações. Além dos pastéis, o local serve também broa, feita por uma outra moradora do local, e milkshake no verão — algo que as crianças da vila também acham uma baita novidade. 

PUBLICIDADE

Junto com a irmã, que se dedica aos doces, agora Yuri também está pensando em fazer os salgados para Juiz de Fora. Além do Linha de Minas, eles também podem ser degustados por encomendas no Instagram Oficina do Doce e, em breve, pelo Ifood. 

Pastel de forno de taioba com queijo

Por Yuri Bernardes

Ingredientes da massa

PUBLICIDADE

Aproximadamente 500g de farinha de trigo 

300 ml de água 

PUBLICIDADE

1 pacotinho ou 10g de fermento biológico seco (no fresco 30g)

12g de sal

4 colheres de sopa de azeite ou óleo 

PUBLICIDADE

Ingredientes do recheio

5 a 10 folhas de taioba

1L de leite

PUBLICIDADE

12 a 17 dentes de alho

Queijo minas curado

Maisena para engrossar (3 a 6 colheres de sopa)

Sal a gosto

Modo de preparo

Dissolva o fermento na água, adicione o sal e a gordura, e misture tudo. Adicione a farinha aos poucos até que a massa comece a soltar das superfície sozinha e não esteja mais grudenta. Sove por aproximadamente 10 minutos em superfície enfarinhada e deixe descansar por 1 hora, com o recipiente coberto por um filme ou pano de prato umedecido. Lave as folhas da taioba e vá separando a folha dos caules, e rasgue em pedaços menores de acordo com a sua preferência. Pique os dentes de alho separando dois para o molho branco e refogue na panela com azeite ou óleo até dourar. Depois, vá adicionando a taioba e óleo e faça refoga. 

O molho branco pode seguir a preferência do leitor, mas, para esse, Yuri prefere ser mais prático possível, e adiciona leite em uma panela e a quantidade correspondente de maisena, misturando tudo. Depois de bem misturado, acrescente o alho picado e leve ao fogo até engrossar. Em seguida, misture o molho à taioba a gosto, conforme quiser o pastel mais ou menos molhado. Abra a massa e  recheie os pastéis adicionando pedaços de queijo. Modele os pastéis passando água em metade da borda e sele com um garfo. O rendimento vai variar conforme a quantidade que você usar, mas, pra quem tem balança em casa, vale usar aproximadamente 60g de massa e 80 de recheio (sendo 30 de queijo). Asse em assadeira untada em forno alto e pré-aquecido.

Sair da versão mobile