“Velozes & Furiosos 10” chega aos cinemas brasileiros, nesta quinta-feira (18), dando início a missão de encerrar a franquia que teve início 20 anos atrás. A história de Dominic Toretto, interpretado por Vin Diesel, e sua família atinge o clímax com este longa que é o penúltimo filme da franquia, sendo que o final do projeto será dividido em duas partes, e a segunda só chegará aos cinemas em 2025. O diretor Louis Leterrier promete mais uma vez surpreender o público com muitas cenas de ação, efeitos especiais e a aparição de um vilão lendário.
Desde 2001, quando o primeiro filme da saga foi lançado, muitas mudanças aconteceram tanto nos bastidores quanto no comando da história. Um dos personagens principais, Brian O’Connor, que era interpretado por Paul Walker, teve que sair de cena após a morte do ator, e Dwayne Johnson, que interpreta Luke Hobbs, decidiu deixar os filmes. Além disso, a mudança de diretor, após Justin Lin, também marcou uma mudança de rumo.
Nesse cenário, cabe a Leterrier conseguir unir as pontas soltas espalhadas pelos nove filmes anteriores e traçar o destino final da história. Para isso, ele pretende resgatar personagens importantes da franquia e apresentar novos rostos para o público, fazendo com que o décimo filme, filmado no Brasil, inclusive conte com a cantora Ludmilla fazendo uma breve aparição.
O grande vilão do novo longa é Dante Heyes, interpretado por Jason Momoa, e ele surge pela primeira vez na saga, neste momento, justamente por ter uma ligação forte com um dos antagonistas derrotados pela família de Toretto nos longas anteriores. Além de introduzir o novo vilão, “Velozes & Furiosos 10” também vai mostrar o acerto de contas entre os personagens Deckard Shaw e Han, já que a cena pós-créditos do nono filme mostrou o aliado de Dom indo enfrentar de vez o seu antigo rival.
Nesta narrativa, Dante vai perseguir Toretto e seus amigos em busca de vingança, jurando que dessa vez irá destruir sua família, colocando em ameaça cada um dos membros, seguindo a lógica de que o protagonista não conseguirá proteger todos ao mesmo tempo. A revanche entre os personagens, de acordo com o diretor, é o maior desafio que a família Toretto já enfrentou nos cinemas. O fim chega em breve para os fãs, mas de acordo com Leterrier, não vai decepcionar: “Sabemos onde estamos terminando. Os caminhos que vamos tomar serão diferentes, mas sabemos onde tudo termina, e eu sei que, como fã, é satisfatório e realmente surpreendente”.