Ícone do site Tribuna de Minas

Semana Criativa de Tiradentes reúne design, artesanato e cultura brasileira

semana criativa de tiradentes
semana criativa de tiradentes
8ª edição da Semana Criativa de Tiradentes traz programação de quinta-feira a domingo (Foto: Cacá Bratke/ Divulgação)
PUBLICIDADE

A Semana Criativa de Tiradentes celebra criações na área de design, artesanato e cultura brasileira em evento que busca mobilizar a economia criativa da região. A  8ª edição traz programação de quinta-feira (17) a domingo (20), com a participação de renomados designers e artesãos, oficinas, gastronomia paraense e várias iniciativas na cidade histórica. O evento é aberto ao público e gratuito, mas, para algumas atividades, é necessário fazer o credenciamento antes. Um diferencial da edição deste ano é a parceria com empresas como a Buser e com a Estrada Real, para facilitar o acesso à cidade, que fica a cerca de 150 km de Juiz de Fora.

O evento reúne projetos e traz inspirações de todo o país, inclusive reunindo cada vez mais referências da arquitetura e também da moda. Como a idealizadora do evento destaca, o objetivo é entender essa brasilidade e valorizá-la em sua diversidade. “A gente sempre mirou que fosse um lugar para falar sobre o Brasil. Sempre valorizou Minas Gerais, que é a casa que recebe a gente, mas tem esse desejo de que aqui seja um lugar de encontro. (…) Recebemos gente do país inteiro, é uma alegria. A Semana virou um lugar em que falamos de identidade, de quem a gente é”, diz Simone Quintas.

PUBLICIDADE

Este ano já estão confirmadas participações dos estados de Mato Grosso do Sul e Pará, que é o estado de destaque. O que há de mais relevante no mundo da artesania, das artes, da arquitetura, da música e da gastronomia paraense será apresentado. Como os organizadores destacam, essa também é uma forma de sair do eixo Rio de Janeiro e São Paulo, apresentando a diversidade que o país realmente tem. 

PUBLICIDADE

A programação da Semana Criativa de Tiradentes inclui mais de 30 palestras e bate-papos. Entre os participantes, estão os arquitetos Renato Mendonça, Erica Saraiva, Renato Diniz, Guilherme Ortenblad e Sophia Jales, os designers Gustavo Grecco, Marcelo Rosenbaum, Fabio Marx e Rafael Quick, e os estilistas Rodrigo Tremembé, Maurício Duarte e Thaís Losso, que, ao lado de Jackson Araújo, comanda o projeto Trama Afetiva, e Cristina Lucchetti, diretora de estilo da Farm Brasil, do coletivo paraense Raio que o Parta, do fotógrafo Luiz Braga, de Luis Matuto e Bruno Brito, da Arado.

Simone Quintas e Júnior Guimarães são os idealizadores da Semana Criativa de Tiradentes (Foto: Eugênio Salvio/Divulgação)

Artesãos veteranos na Semana Criativa de Tiradentes

A Semana Criativa de Tiradentes ainda está focando, em 2024, especialmente nos artesãos veteranos, buscando fortalecer esses trabalhadores e colocá-los no protagonismo do festival. O evento mostra esse amadurecimento e o ganho de confiança que eles tiveram, com o passar dos anos, proporcionando uma oportunidade renovada de se destacarem tanto na exposição quanto no palco principal. 

PUBLICIDADE

Entre os designers, Alexandre Salles, Carolina Armellini e Fabiana Queiroga estreiam no evento. Já os designers convidados para as imersões com os artesãos incluem Alexandre Salles, Carolina Armellini (Fetiche Design), Fabiana Queiroga, Gustavo Bittencourt, Luciana Pires (Ateliê Caféadois) e Paulo Biacchi (Fetiche Design) entre muitos outros.

Artesão homenageado

Para celebrar esses processos criativos e também relembrar toda essa história, a Semana Criativa de Tiradentes sempre escolhe um artesão homenageado. O deste ano é Gervásio Oliveira Santos, conhecido por criar banquinhos lúdicos em formato de bichos, um trabalho que o tornou conhecido por todo o país pela originalidade, e que atualmente está em lojas e casas de arte e decoração. Conhecido como “Seu Gervásio”, ele começou essa trajetória por volta dos anos 90, em Prados, no interior de Minas Gerais, onde trabalhava como agricultor até começar a esculpir.

PUBLICIDADE

Ocupação diversificada de Tiradentes

O festival ocupará cerca de dez locais de Tiradentes, tendo palestras, exposições, oficinas e lançamentos de livros em parceria com a Editora Olhares. A Escola da Semana será inaugurada durante o festival, oferecendo oficinas e experiências imersivas, e há também uma nova instalação de Hugo Sasdelli e Jader Almeida, a intervenção urbana “Becos” pelos escritórios da Zoom Urbanismo, Arquitetura e Design e o Studio Brasileiro, que também vão ocupar a cidade. Já o espaço festivo da Semana, na Villa Chafariz, vai contar com comes e bebes ao som de DJs e apresentações musicais. 

Sair da versão mobile