Dois dias inteiramente dedicados à produção intelectual de mulheres. Essa é a meta do I Encontro de Autoria Feminina, realizado nos dias 19 e 20 de setembro, na Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Aberto à comunidade, o evento é organizado por pesquisadores docentes e discentes do Grupo de Pesquisa Travessias e Feminismo (s): Estudos Identitários na Autoria Feminina, do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários (PPG-Letras). A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia do evento, observando o limite de cem participantes.
Na programação, estão conferências, mesa redonda, minicurso e lançamento de livro. “O evento pretende oferecer reflexões oriundas dos debates suscitados durante as reuniões promovidas pelo referido Grupo, bem como o desenvolvimento de trabalhos, pesquisas e atividades acadêmicas de diferentes áreas do conhecimento que privilegiam a discussão sobre a crítica literária feminista a partir da segunda metade do século XX”, destaca a professora e líder do grupo de pesquisa Nícea Helena Nogueira. Ela ainda ressalta a necessidade de aproximação de pesquisadores que promovam a discussão da representação, da ressignificação e da pluralidade da escrita feminina.
“Para tanto, é imprescindível o debate sobre essa produção, tangenciando, inserindo e incluindo abordagens teóricas e diálogos sobre o corpo, a alteridade, a etnia, a violência, a exclusão, a opressão, a subversão, a inserção e a resistência. Ao desestabilizar o arranjo do controle social patriarcal, a mulher problematiza a representação da identidade e da subjetividade, tanto no desenvolvimento da escrita de si quanto na construção múltipla do seu papel feminino que sofre experiências de intervenções, no tempo e no espaço, culminando e motivando as reflexões aqui propostas.”
Inscrição e programação completa em travessiasfeminismos.wixsite.com/pelaf.