Ícone do site Tribuna de Minas

Seth MacFarlane estrela e dirige filme sobre fazendeiro covarde

um milhão 3
PUBLICIDADE

Seth MacFarlane não tem medo de fazer piadas politicamente incorretas, colocar o dedo na ferida, chocar as pessoas, enfurecer os conservadores e, ainda assim, fazer o populacho rir. Conhecido por ser o criador de “Family Guy” e “American dad”, o ator, comediante, roteirista, animador, dublador e – ufa! – cantor ampliou ainda mais seu público em 2012, quando escreveu, produziu e dirigiu a mais que irreverente comédia “Ted”, em que dublou o urso de pelúcia boca suja, preguiçoso, misógino e viciado que acompanha Mark Wahlberg da infância até a fase adulta. O sucesso garantiu ao norte-americano a oportunidade de produzir, roteirizar e assumir a direção de mais um longa, “Um milhão de maneiras de pegar na pistola”, uma das estreias desta quinta-feira nos cinemas brasileiros.

Ao contrário da sua produção anterior, desta vez MacFarlane também vai para a frente das câmeras interpretando Albert, um fazendeiro covarde que é abandonado pela namorada após fugir de um duelo. Apesar da sua pouca disposição com o perigo, ele cai nas graças da misteriosa forasteira Anna (Charlize Theron), recém-chegada à cidade. Para seu azar, ela é mulher de um perigoso pistoleiro foragido da Justiça, Clinch (Liam Neeson, que manda ver no sotaque irlandês mesmo no Velho Oeste), que o desafia para um duelo de pistolas. Mas ele não tem o menor traquejo com os ferros. É Anna quem tenta ensiná-lo a manejar as armas para poder ver mais uma nova alvorada no Arizona de 1882, uma terra – como diz o personagem principal – em que “tudo que não for você quer matar você: bêbados furiosos, animais famintos, bandidos, o médico”.
É nessa terra inóspita que MacFarlane volta a disparar suas piadas sobre racismo, sexismo, caipiras, por meio de tiradas ácidas e sarcásticas, enquanto desfila todos aqueles clichês tão caros aos westerns, como os saloons repletos de pistoleiros bêbados, duelos na rua principal da cidade, perseguições com cavalos e donzelas em perigo. Para a empreitada, esse faz-tudo de Hollywood procurou reunir um elenco que segurasse as pontas ao longo de toda a projeção, como Giovanni Ribisi, Amanda Seyfried, a comediante ainda mais boca suja Sarah Silverman e Neil Patrick Harris, além de Charlize Theron e Liam Neeson.

PUBLICIDADE

UM MILHÃO DE MANEIRAS DE PEGAR NA PISTOLA
“A million ways to die in the west”, EUA, 2014, comédia, 117 min. Direção: Seth MacFarlane. Com Seth MacFarlane, Charlize Theron, Liam Neeson, Sarah Silverman, Giovani Ribisi, Neil Patrick Harris e Amanda Seyfried.
UCI 2: 22h. UCI 3: 20h.
Classificação: 14 anos.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile