
A partir desta quinta-feira (17), ocorre a primeira edição do Festival de Inverno do Mercado Cultural AICE (FestivAice) em Juiz de Fora. Localizado no Centro, o espaço irá sediar uma programação gratuita e aberta ao público.
O evento, que segue até o dia 31 de julho, terá uma exposição inaugural na Galeria Nívea Bracher, apresentação de corais, espetáculos teatrais, lançamento de livro, exposição de filmes e apresentações de dança e música ao vivo.
Música em pauta
A inauguração do evento será marcada pelo vernissage da exposição “gerAções II”, às 18h, nesta quinta-feira (17), com a participação do músico Gustavo Duarte. No mesmo dia, às 20h, o Coral da UFJF e o Coro Municipal se apresentam no Mercado Cultural.
Entre as apresentações musicais do festival estão, ainda, o “Hoje é dia de RAP”, com rappers da cidade, na quarta-feira (23), às 19h, e um show de dança e musicalidade do grupo Makamba, às 20h de quinta-feira (24).
Um dos destaques fica por conta da primeira apresentação ao vivo do álbum “Todo atalho é uma miragem” (2025), lançado em 30 de junho pelo rapper juiz-forano BRK Mallone. A perfomance será na quarta-feira (30), às 19h. “Até o momento, as pessoas estão surpresas com a qualidade que nossa equipe conseguiu chegar. São muitos elogios no geral e em todos os sentidos, tanto liricamente, quanto musicalmente. Parece que, de fato, é um álbum que se conecta com as pessoas”, afirma o artista.
Segundo ele, a faixa “Bem me quer” com a cantora Mari Winter tem o despertado para continuar trabalhando em uma sequência ou em um EP de funk romântico. Ele também cita a última faixa, intitulada com o nome do álbum, interpretada por Marcela Teixeira, responsável por “tirar lágrimas sinceras de algumas pessoas que ouviram”, inclusive as dele.
“Apesar de a cultura ter sido um pouco deturpada nos últimos tempos, com letras falando sobre a desvalorização da mulher, ostentação vazia e entorpecentes, a gente ainda consegue estar em grande evidência, sem precisar apelar para temas tão fúteis. Na quebrada, temos muitos gênios, mas eles só vão ser vistos quando o próprio público pensar no que significa a cultura num geral”, analisa o rapper.
Encerrando a programação do FestivAice, o Coral Àkórin, o Coral Cesama e o Coral Pró-Musica se apresentam na quinta-feira (31), às 20h30.
Teatro, cinema e literatura
A programação cultural do FestivAice também reúne teatro, cinema e literatura. O espetáculo teatral “Benze” será apresentado nos dias 18, às 20h, e 20 de julho, às 17h. “É um espetáculo de teatro negro, que mistura dança, música, perfomance, artes cênicas e artes visuais. Para nós, é de uma valia muito importante participar desse evento, nosso objetivo é descolonizar o formato de pensar o teatro. Estamos indo para a nossa 12ª apresentação e temos recebido feedbacks de forma muito bacana, de representatividade e importância de discurso”, relata o coordenador geral da Associação Ponto de Cultura Grupo Encruza de Teatro e diretor artístico do “Benze”, Fernando Valério.
Já na terça-feira (22), às 18h, acontece o lançamento do livro “Tudo que é bom acaba rápido”, de Miguel Worcman e José Santos. Em seguida, às 19h, será a vez da mostra do cinema de Juiz de Fora. Já o espetáculo teatral “Um homem célebre”, da Trupe Qualquer, baseado em contos do escritor Machado de Assis, ocorre em duas sessões, uma na sexta-feira (25), às 20h, e outra no domingo (27), às 17h.
O FestivAice oferece, também, a oficina “Traços da Memória – A Paisagem Cultural em Desenho”, por Vinícius Chagas, no sábado (26), às 9h. O artista plástico é responsável pela produção de oito painéis, recentemente restaurados, que fazem parte do acervo do Mercado Municipal há 30 anos.
E, por fim, na terça-feira (29), está marcada para às 19h, uma homenagem ao cineasta José Sette, com a exibição dos filmes “Janela do caos” (2000) e “Quebranto” (2018).
Homenagem cultural
De acordo com a organização, o festival celebra o sucesso da primeira fase do Mercado Cultural AICE que, entre 10 de abril e 30 de junho, reuniu mais de 21 mil pessoas em 73 eventos. Não só o festival, como o próprio mercado homenageiam Josimar Aparecido Andrade Silva, o rapper MC Aice. Militante da cultura do hip-hop, o artista, assassinado em 2015 em um caso de violência urbana, fez várias parcerias com as periferias, além de participar de batalhas de dança, gravação de clipes e programações de rádio.
“O hip-hop, a cultura urbana e a cultura popular têm espaço cativo na programação do FestivAice, assim como tiveram e continuarão tendo em toda programação que ocupar o Mercado Cultural AICE. O Josimar, o MC AICE, foi – e é – um exemplo para a cultura de Juiz de Fora, e queremos sempre continuar honrando seu nome e seu legado na Arte de Inventar Coisas Especiais”, afirma o diretor-geral da Funalfa, Rogério Freitas.
*Estagiária sob supervisão da editora Gracielle Nocelli
Serviço
FestivAice – Festival de Inverno do Mercado Cultural AICE
Local: Mercado Cultural AICE (Avenida Getúlio Vargas – Centro)
Ingressos: distribuídos uma hora antes do início de cada evento
Dia: 17/07 (Quinta-feira)
18h – Galeria Nívea Bracher: exposição “gerAções II” (participação musical: Gustavo Duarte)
20h – Auditório: apresentações do Coral da UFJF e do Coro Municipal
Dia: 18/07 (Sexta-feira)
20h – Auditório: espetáculo teatral “Benze”
Classificação livre
Dia: 20/07 (Domingo)
17h – Auditório: espetáculo teatral “Benze”
Classificação livre
Dia: 22/07 (Terça-feira)
18h – Lançamento do livro “Tudo que é bom acaba rápido”, de Miguel Worcman e José Santos
19h – Mostra do Cinema de JF. Obras: “O último dia do Redentor”(1987), “Congado”(2014), “Sob a sombra dos anjos'(1999), “Calçadão”(2001), “Deus me livre”(2001), “Verdade ou consequência”(2002), “Uma cidade com muitas câmeras”(2016), “SVIAZ” (2016) e “Por volta das seis” (2002).
Dia: 23/07 (Quarta-feira)
19h – Auditório: “Hoje é dia de RAP” – Encontro e apresentação de rappers de JF
Dia: 24/07 (Quinta-feira)
20h – Auditório: Grupo Makamba – Show dança e musicalidade: Conectando raízes
Dia: 25/07 (Sexta-feira)
20h – Auditório: espetáculo teatral “Um homem célebre”
Dia: 26/07 (Sábado)
9h – Auditório: oficina de Vinícius Chagas, “Traços da memória – a paisagem cultural em desenho
*Oficina com segundo encontro em (02/08)
Inscrições na próxima semana via formulário on-line, por ordem de inscrição (15 vagas).
Dia: 27/07 (Domingo)
17h – Auditório: espetáculo teatral “Um homem célebre”
Classificação: 18 anos
Dia: 29/07 (Terça-feira)
19h – Auditório: homenagem a José Sette, exibição dos filmes “Janela do caos” (2000) e “Quebranto” (2018).
Dia: 30/07 (Quarta-feira)
19h – Auditório: lançamento de álbum – BRK Mallone
Dia: 31/07 (Quinta-feira)
20h30 – Auditório: apresentações de Àkórin, Coral da Cesama e Coral Pró-Música